Foto Dicas Brasil Marketing - Isso é pra mim? Parte I - Foto Dicas Brasil
quanto mais marketing melhor
7.052 views | by Luciano Mello
Marketing – Isso é pra mim? Parte I

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Guest Post por Luciano Mello

Hoje quando você acordou, acendeu a luz se arrastou ao banheiro ainda com sono, lavou o rosto, pegou sua escova e escovou seus dentes, depois de concluir sua higiene matinal, tomar um banho, estava na hora de escolher a roupa do dia, vestiu-se e chegou àquela hora de tomar um bom café da manhã. Enquanto desfrutava de sua refeição matinal ligou a TV assistiu o noticiaria pela manhã e foi então trabalhar. Você sabe o que estava lá com você e talvez nem tenha reparado? Não era sono apenas, mas sim algo que nos acompanha todos os dias de nossas vidas. Sim meu caro, ele estava lá com você, O Marketing.  Pode até ser que sua rotina matinal não seja exatamente assim, mas garanto que tinha marketing nela e não só pela manhã, mas durante o seu dia inteiro, desde o momento em que nasce até o fatídico momento em que deixa este planeta.  O Marketing está lá acompanhando sua vida.  A não ser que você viva em uma tribo isolada em algum lugar na floresta Amazônica, você faz parte deste enorme organismo que chamamos de Marketing.

A verdade é que por mais que ignoremos, nossas vidas são afetadas pelo marketing da pasta de dentes você que usa, o sabonete, shampoo, papel higiênico a marca de café, o aparelho de TV o canal que assiste, o cereal que come, e tudo mais que você consome durante o decorrer de seu dia.  Tudo chegou até você não só pelo seu esforço em trabalhar e comprar, mas também é o resultado do esforço de milhares de profissionais altamente capacitados que, por sua vez, tem como trabalho entender o mercado consumidor. O Marketing hoje não só influencia o que compramos, mas também as escolhas que fazemos, em que votamos, nos esportes que curtimos ou praticamos, nas religiões que seguimos, em simplesmente tudo.

Um dos principais autores sobre o tema, Marcos Cobra define: “Marketing é a atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através de um processo de troca.” Esta é uma forma simples de analisar algo tão complicado, se você pesquisar pela internet sobre Marketing vai se deparar com uma infinidade de textos, dicas, livros e vídeos definindo e ensinando marketing.  Pois é meu amigo, marketing não é algo assim tão simples, envolve muito mais do que podemos pensar, mas a boa noticia é que tudo que é complicado neste mundo parte de princípios simples.

 Marketing Pessoal, Marketing Profissional, Marketing digital?!!

Para entender estes princípios vamos estudar um case simples de marketing. Uma jovem estudante que queria fazer um curso de gastronomia, mas não tinha dinheiro suficiente para pagar o curso, resolveu correr atrás e decidiu oferecer o que sabe fazer de melhor, comida, durante uma semana foi à praia e observava tudo que acontecia, depois desta semana ela começou o seu pequeno negocio, fez 100 sanduiches sendo 5 sabores e tipos diferenciados com ingredientes naturais e um pouco mais trabalhados na apresentação com um estilo mais gourmet, vestiu um leve uniforme que sua mãe ajudou a fazer, pegou os sanduiches e voltou à praia, saiu pelas areias gritando, “Olha o Sanduiche para quem esta cansado de sanduiche natural! Sanduiche para pessoas de bom gosto” Logo vendeu, um, vendeu dois antes do fim do dia ela tinha vendido todos, voltou para casa preparou mais e voltou para praia no dia seguinte, no fim de uma semana, ela sentou analisou suas vendas, investiu em embalagens melhores que pudessem ser facilmente abertas e fechadas, pois percebeu que os cliente nem sempre comiam todo o sanduiche na mesma hora, criou uma marca colocou em sua embalagens e suas vendas duplicaram.  Esta jovem empreendedora conseguiu em pouco tempo pagar o seu curso e utilizou de seus novos conhecimentos para melhorar o seu negocio de sanduiches que logo se expandiu.  Ai você me pergunta, sim, mas onde está o Marketing nisto tudo? Eu respondo em simplesmente tudo.

 Marketing   Isso é pra mim? Parte I

Sanduiche Gourmet

A primeira atitude dela foi observar, pesquisar, na semana que ela foi à praia ela se empenhou em pesquisar o mercado dela, observou a concorrência, os hábitos dos clientes, à classe social dos clientes, idade, gênero e tudo mais. Com estas informações ela pode pensar em um produto mais adequado para aqueles consumidores que em sua maioria eram pessoas da classe media para alta, a maioria eram mulheres entre 22 a 40 anos e que não se interessavam mais pelo simples pão com atum que sua concorrência vendia.  Quando os clientes reclamavam do preço um pouco mais alto que a concorrência, ela imediatamente apresentava as principais diferenças de seu produto.

ComoaspessoasACHAM Marketing   Isso é pra mim? Parte I

©Foto Dicas Brasil

 

ComoaspessoasRealmente Marketing   Isso é pra mim? Parte I

©Foto Dicas Brasil

 

Esta é a essência de um bom planejamento de marketing, mesmo que os professores, estudiosos e autores denominem com nomes mais técnicos e bonitos não muda a simples base que é.

Observar – Ficar atento às oportunidades de negócios, comportamentos e mudanças de mercado, estar de olho na concorrência, nas mudanças econômicas e tudo mais que pode afetar suas vendas e negócios.

Planejar – Colocar no papel todos os objetivos a serem alcançados, definir as etapas a serem completadas, planejar as estratégias e ações de seu plano

Agir – Planejamento sem ação é perda de tempo, colocar em ação seu plano é a única forma de alcançar os objetivos definidos.

Avaliar- Avaliar os resultados, corrigir o que está errado, valorizar o que deu certo para então recomeçar o ciclo novamente.

O Marketing e o fotógrafo

Scolik Charles advertisement 1917 Marketing   Isso é pra mim? Parte I

Fotógrafo Charles Scolik – Marketing Pessoal em 1917

O Marketing afeta uma empresa em todas as áreas e em todos os departamentos, seja do financeiro, passando pelo RH e administrativo, já para um fotógrafo, o marketing afeta toda vida em si, para nós fotógrafos nossa profissão é a nossa vida e por isto deve se tomar muito cuidado para que se escolha o mercado certo e não apenas por um acaso. Não se iluda, quando não nos importamos com a mensagem e percepção que passamos aos clientes, isto não quer dizer que os clientes não recebam mensagem nenhuma.  O Marketing serve para isto, ter certeza que a mensagem que passamos é exatamente o que queremos, caso contrário o Mercado vai tirar suas próprias conclusões o que geralmente é bem pior, pois o Mercado é bem cruel quando não domado da forma correta e já engoliu empresas muito maiores que a sua sem nenhuma cerimônia.


Não tenha medo de investir em Marketing, com certeza é o principal investimento que você pode fazer, afinal de que adianta tantos equipamentos, conhecimento e talento se não tem clientes para fazer o seu negócio andar.

 Para isto o planejamento de marketing é fundamental e seguindo a mesma essência de nossa Jovem empreendedora vamos  colocar algumas dicas para um bom planejamento de marketing:

Defina o seu produto

O principal produto de um fotógrafo é a sua visão.  Deve ser em cima de sua visão que você deve fazer o seu planejamento de marketing. Sobre o que é a sua visão. Primeiro defina o seu produto.

Defina suas metas

Defina as metas que você espera alcançar com o seu negocio, defina também as metas que você busca com suas ações.

Conheça o seu mercado e público alvo

Se você sabe qual é o seu produto e o que você quer, o próximo passo é saber para quem vender.  Se você trabalha com uma especialização, como fotos de newborn por exemplo, fica claro definir o seu publico alvo,  ao definir isto, você deve buscar o máximo de informações possíveis sobre o seu público.

Planeje suas ações

Esta na hora de fazer um planejamento com base nas informações que você tem.  Pense num orçamento de marketing, pois para obter melhores resultados você vai precisar investir, a boa notícia é que a tecnologia ajudou os marketeiros diminuindo custos e direcionando melhor o seu produto ao seu público alvo.

Ponha suas ideias em ação

Coloque suas ideias e planos em ação, um ponto comum em todos os empreendedores de sucesso é a sua iniciativa. Por isto não tenha medo de errar afinal é para isto que serve a sua busca de informações e planejamento, para minimizar as possibilidades de erros.

Não se esqueça do Social

Não deixe de incluir as redes sociais em seu planejamento e utilize com bom senso.

Relacionamentos duradouros

A forma como você se relaciona com os seus clientes ou possíveis clientes faz toda a diferença.  O Famoso boca a boca é ainda uma das formas mais eficientes de marketing e possivelmente a mais usada por todos nos.  Quem nunca foi indicado por um cliente, mas lembre-se somente clientes satisfeitos vão indicar você para os amigos.  Crie formas que facilite estas indicações ou até incentive com vantagens e brindes.

Internet

Tenha um bom website bem construído, funcional, simples e objetivo mantenha sempre atualizado.

Fique esperto

Esteja atento para mudanças no comportamento, novas tecnologias e competidores, quanto mais você conseguir prever as mudanças menos riscos você corre e mais oportunidades você gera.

 No próximo post vamos analisar um plano de Marketing especifico para fotógrafos. Não percam.

Leia aqui o segunda post da série de 3!

Marketing – Isso é pra mim? Parte I 5.00/5 (100.00%) 1 vote
pixel Marketing   Isso é pra mim? Parte I

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Sou fotógrafo profissional, amo o que faço, e sempre me esforço para oferecer o melhor. Trabalho com fotografia desde 1989 com diversos trabalhos publicados em várias revistas brasileiras, como Playboy, Interview, Nova, Capricho, entre outros. Eu também trabalhei com designers de moda e agências de modelos como Ford, Elite, L’Equipe, entre outros.
Depois de uma temporada de 7 anos nos Estados Unidos, onde trabalhei com diversas empresas, agencias, revistas estou de volta ao Brasil e atualmente alem de projetos pessoais e clientes de publicidade escrevo o Fotobusiness, um blog voltado ao empreendedorismo para fotógrafos.

4 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!