Foto Dicas Brasil Lua, como fotografar? - Foto Dicas Brasil
Como fotografar a lua
47.630 views | by Simxer
Lua, como fotografar?

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Esse é um artigo que toda vez que penso em escrever, me lembro do meu irmão mais velho, o Vladimir, que é geógrafo e por isso estudou astronomia na faculdade (não confundir com astrologia!) e eu acho que isso influenciou no fato dele ser fanático por fotografar a lua.

Nos meus workshops de fotografia, sempre que vou falar das câmeras bridges, lá vou eu comentar que ele vive tirando onda que minha máquina profissional não faz foto da lua como a superzoom dele!

De fato eu não uso lentes eu meu trabalho profissional com esse alcance de zoom, por isso eu vou passar dicas técnicas de como fazer fotos de lua sensacionais, levando em conta as técnicas profissionais somadas às indispensáveis técnicas que ele  também utiliza pra fazer as fotos dele!

vladimir luabranca Lua, como fotografar?

© Vladimir Fernandes

Aliás, quase todas as fotos deste artigo foram feitas por ele.

Vamos lá:

Hoje em dia, com o avanço tecnológico disponível até em celulares, é possível saber com certa antecedência a ocorrência de eventos celeste, geralmente de rara beleza e que chamam atenção de profissionais e amadores. Eclipses solares e lunares, passagem de cometas, alinhamento planetário ou a superlua são alguns dos eventos que atraem os amantes do céu. Imagina se programar para assistir ao vivo a passagem de Vênus por trás da Lua e registrar em fotos esse raro momento?

Mesmo sendo apaixonado pela Lua, às vezes queremos registrar o momento, mas a imagem sai completamente diferente do esperado. Aparece apenas um pontinho branco na imensidão do céu negro. Acredito que você tenha se identificado com as linhas acima. É bastante comum isso acontecer e, por isso, daremos dicas para suas fotos ficarem boas, sem gastar com equipamentos caros. Confira!

                Prefira câmeras DSLR, que são mais avançadas do que as digitais comuns

A grande diferença é que elas apresentam o reflexo direto do que é visto pela lente. Isso não acontece com as câmeras comuns (SLR), onde a luz apenas passa pela lente, sem refletir. Com as câmeras DSLR, a qualidade da imagem é superior, principalmente em ambientes com pouca luz. Como desejamos fotografar a lua, se você tiver uma câmera dessas, já sai na frente quanto ao objetivo, já que você vai poder ir ajustando até chegar o resultado que quer, como o exemplo aí debaixo:

EXIF Lumix Lua, como fotografar?

                Você deseja fazer a foto com sua câmera digital comum?

As câmeras digitais comuns, chamadas também de compactas, ou SLR, como citadas acima, são as mais populares, só perdendo para as câmeras embutidas nos celulares. Consegue – se fazer uma boa imagem com câmeras deste tipo, mas você terá que fazer alguns ajustes no zoom. Vamos lá? Os ajustes devem ser feitos tanto no zoom óptico quanto no digital. É necessário fazer este processo nos dois zooms para facilitar o foco e a fotometria para a sua câmera, lembrando que quanto mais zoom, mais estabilizada precisa estar a câmera fotográfica.

A fotometria é a medição da luz para a câmera, para saber que quantidade de luz que entrará nela para a captação de imagem, se quiser entender melhor fotometria, você pode ler aqui mesmo no site um artigo explicando detalhadamente esses conceitos, o “Fotometria e Fotografia”.

Sempre que possível, utilize um tripé!

Os tripés facilitam a captação de imagens e não cansam tanto o fotógrafo. Caso você não possua um, improvise: fixe sua câmera em um galho de árvore, janela, qualquer objeto que seja firme e plano. Quando estiver com a câmera no Tripé, ajuste o foco e ative o timer de sua câmera para disparar em dez segundos. É super recomendado que você faça o disparo cronometrado ao invés do automático. Assim, corre – se menos o risco de vibrações e borrões na sua foto, quando você apertar o botão do obturador, como no exemplo abaixo:

EXIF Coolpix tremida final Lua, como fotografar?

                Você prefere fazer as fotos sem tripé e timer ajustável?

Para obter uma imagem firme, você pode apoiar seus braços em uma janela e prender a respiração durante os segundos de captura da imagem. Com isso, seus movimentos são mais restritos e a imagem fica com qualidade semelhante, mas não exatamente igual, o tripé sempre será mais seguro. O timer pode ficar entre 2 e 10segundos!

timer Lua, como fotografar?

Caso você consiga fazer ajustes manuais em sua câmera, siga as recomendações abaixo:

Configure a abertura do diafragma inicialmente para f/8. Deste modo, você ajustou a quantidade de luz que entra na câmera. Quanto mais luz disponível, menor precisa ser a abertura, ou seja, maior terá que ser esse número (f11, f22, etc.). Quanto menor esse número, menor a profundidade de campo e menos elementos ficarão em foco.


Ajuste a velocidade do obturador para alta, entre 1/100 e 1/1000, assim você controla o tempo de exposição à luz. Se você utilizar velocidades mais baixas, corre o risco da foto sair tremida, ainda mais se você não estiver utilizando um tripé. A velocidade alta também favorece a captura do movimento da Lua, pois ela não para durante a realização da foto.

Controle o ISO para menor sensibilidade. Quanto menor, melhor a imagem. Se possível, mantenha o ISO no máximo em 400 e comece em 100. Com isso, você terá boa nitidez da imagem. Quanto maior o ISO, mais o sensor de imagem possui sensibilidade à luz e, consequentemente, pode – se tirar fotografias com baixa luz. Mas, nesse caso, suas fotos terão menos nitidez e mais ruídos.

Desative o flash de sua câmera

vladimirLua Transcarioca Lua, como fotografar?

© Vladimir Fernandes

Como assim? Para fotografar a Lua deve – se desativar o flash? Sim, apesar de a iluminação ser baixa, nenhum flash no mundo é capaz de captar a distância de onde estamos até a Lua. Os flashes geralmente captam, no máximo, distâncias até duzentos metros. Então, nesse caso, o flash só irá diminuir a qualidade da imagem, gerando clarões desnecessários próximos à lente. E A Lua, principalmente em sua fase cheia, reflete muita luz, chegando ao ponto de iluminar ambientes naturais. Essa iluminação toda já dispensaria o flash.

Ajuste do balanço de brancos

Controle o balanço de brancos para luz do dia, mesmo que a sua foto seja noturna. Assim, a cor da luz ficará a mais natural possível. Para tornar sua Lua mais brilhante, ajuste a foto para preto e branco. Ficará linda!

Existe um melhor horário para a fotografia?

Sim, o horário fará a diferença na sua fotografia. Dê preferência para fotos assim que a Lua nascer, pois quando ela está no horizonte, é criada uma ilusão de ótica e a Lua parecerá maior.

Vladimir Lua torre Lua, como fotografar?

© Vladimir Fernandes

Preciso inserir a lua em algum contexto?

Eu particularmente sempre acho mais interessantes fotos da lua quando inseridas em um contexto paisagístico, afinal, como costumo dizer pro meu irmão, foto de lua a NASA tem de montão, mas é pura implicância de irmã, porque adoro as fotos dele. Mas nesse caso é buscar elementos para compor o quadro que consigam passar a ideia do lugar da onde foi feita a foto, o que pode torna-la única. Eu usei esses dois exemplos porque eles possuem dificuldades diferentes, o primeiro feito em um deserto ao entardecer, ou seja, a iluminação quase não tem interferência e o segundo com a cidade ao fundo, mais luzes para serem fotometradas.

wndellCC Lua, como fotografar?

CC – Wendell

O Vladimir, por exemplo, gosta buscar o maior detalhe permitido pelo equipamento. Por isso costuma comprar câmeras com zoom ótico avançado para conseguir esse resultado daí debaixo:

Vladimir LuaCheia Lua, como fotografar?

Nikon Coolpix P520 – EXIF: f/5.9 1/60 ISO100 – © Vladimir Fernandes

Mas de vez quando ele se rende a paisagem:

luaprédios Lua, como fotografar?

© Vladimir Fernandes

 

Posso fotografar a lua com celular?

Praticamente todos nós temos uma câmera embutida no celular. Para não perder aquele momento especial, você pode sacar seu celular e fazer algumas imagens. Nesse caso, um recurso é aproveitar a paisagem em torno. Cuide para que não apareçam postes ou prédios em sua foto!

Eu costumava fazer diariamente o percurso de bicicleta do aterro do flamengo até a Urca, ida e volta, e por inúmeras vezes vi luas incríveis, mas que sabia que meu celular da época não conseguiria fazer grandes coisas. Até o dia que houve o fenômeno conhecido como Superlua, o celular continuava o mesmo, mas eu fiz o possível pra ter um registro, em 3 fotos com enquadramentos diferentes na tentativa de conseguir algo razoável… Não chegou nem aos pés do que poderia ser feito com uma câmera boa e bem configurada, mas a minha principal dica é não deixe de tentar!!! Até hoje guardo a sensação de arrebatamento que a imagem real me causou quando olho pra minhas fotos.

supermooncelularsimxer Lua, como fotografar?

Aterro do Flamengo Superlua – © Simxer

E por último, mas não menos importante, dicas matadoras de sites e aplicativos que o Vladimir sugeriu pra quem realmente não quer perder nenhum evento celeste e ter as melhores oportunidades para fazer enfim aquela foto da lua!

Apolo 11

Uso o site para me informar sobre eventos celestes, inclusive a passagem de satélites artificiais ou estações espaciais que passam sobre o Rio de Janeiro. Logo no primeiro menu “Céu & Espaço” já tem várias informações interessantes.

Graças a esse site até tenho uma foto da passagem do telescópio Hubble pelo céu de Niterói!

Stellarium

Stellarium funciona em várias plataformas e é um dos melhores softwares para acompanhar o movimento dos astros. Você pode avançar ou recuar no tempo e ver o céu em qualquer data. Você ainda pode saber como estava o céu quando nasceu 😉

Google Sky Map

Esse é um aplicativo bem simples que roda no celular. É só apontar o celular para o céu e identificar os astros em qualquer posição.

Exploração do céu

Neste site eu achei os “eventos celeste de 2014”. Eu sempre procuro um site com a relação de tudo que acontecerá para me programar. Depois é só torcer para São Pedro colaborar 😉

Bom, dito tudo isso, agora é praticar pra ter aquela foto inesquecível da lua!!!

       Até a próxima!

AssinaturaPosts  Lua, como fotografar?

Imagem destacada: CC – Bob Jagendorf

Lua, como fotografar? 4.95/5 (98.98%) 98 votes
pixel Lua, como fotografar?

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

14 Comments
  • Mais uma dica! Galera dia 19 deste mês (fev/2014), a Lua passará perto do planeta Marte. O encontro poderá ser visível a partir das 21:28.

  • Tenho uma Fuji HS10, e todas as dicas que vc postou, já utilizei e realizer fotos muito boas, para esse tipo de máquina. A verdade é não depende muito do equipamento, mas sim do conhecimento com a sua máquina, para ela representar o que você deseja ter. Valeu pelo artigo.

  • Oi Joselito, ótima observação sua, bem verdade que o domínio do equipamento sempre será determinante!! Em alguns casos o equipamento te facilita, ou dificulta, em uma técnica ou outra, mas o o fotógrafo é o maior diferencial!

    Abraços,
    Simxer

  • muito bom..mais uma vez parabens pela materia. eu tenho uma d3110 da nikon, a lente 55-200 serve par fazer uma boa foto da lua?

    • Acredito que não, apesar de 200mm ser um bom zoom, ela não tem alcance para lua, essas fotos que costuma ver por aí, sem ser as profissionais, são feitas com câmeras superzoom, que possuem 30x ou até 40x de zoom ótico, para você ter uma ideia, é só dividir a maior distância focal (200) pela menor (55) para ter o zoom ótico, neste caso, 3.63.

      Mas como sempre digo, não custa testar 🙂

      Abração.
      Simxer

  • fotodicasbrasil, estava vendo duas máquinas Nikon Coolpix P530 e Sony DSC HX300, o preço é quase igual, cada uma tem suas vantagens, mas estou na dúvida.

    • Oi Samuel, vi o review das duas e são quase gêmeas, mas a Sony ainda é superior nas configurações que eu considero importante.

      Abraços,
      Simxer

  • Belas fotos da lua, eu tb sempre fotografo lua e pássaros,

  • Realmente, fotografar a lua é sempre empolgante. Gosto de fazer isso, mas minha câmera não é das melhores (Nikon L820). Mas como sou teimoso, vivo tentando tirar o máximo dela e já fotografei a lua e também consegui fazer fotos com o fundo desfocado. Minhas fotos estão no meu facebook (Gutemberg Santana)

  • FRANKLIN CHAMPLONI

    OLA PROFESSORA, BOM DIA, GOSTARIA DE MANDAR ALGUMAS FOTOS ASTRONOMICAS QUE FIZ SOBRE DETALHES DA LUA , JUPITER E SATURNO, PODERIA MANDAR PRA VC DA UMA OLHADINHA, SUA OBSERVAÇÃO SERÁ DE GRANDE IMPORTANÇIA PARA MIM
    ATT. FRANKLIN CHAMPLONI

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.