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Glossário

GLOSSÁRIO FOTOGÁFICO

Principais termos e jargões fotográficos

Aberração – Falha de lente que causa imagens pouco nítidas. As aberrações dividem-se em duas categorias:

Aberração Monocromática – As que têm lugar sem dispersão. Essas incluem aberrações em superfícies refletoras de qualquer cor (ou comprimento de onda, conforme a região do espectro eletromagnético no qual é empregado) e as aberrações da luz monocromática de só um comprimento de onda.

 

Aberração Cromática (Purple Fringing) – Defeito que interfere não só no rendimento, como também no funcionamento dos elementos ópticos. Se a luz fosse de um só tipo cromático não se produziria a aberração. Mas toda lente é um prisma, e, portanto desvia as cores segundo a longitude de onda. Nem sempre a aberração cromática é resultado de imperfeições da lente. O próprio CCD é bem sensível ao violeta/ultravioleta. As ondas em torno do violeta chegam em pontos diferentes das outras cores ao passar por regiões de alto contraste, pelas lentes e pela superfície do CCD, ficando, então fora de foco.

Abertura – Abertura da lente. Abertura na lente da câmera através da qual a luz passa para expor o sensor digital. O tamanho da abertura pode ser fixo ou ajustável. O tamanho da abertura geralmente é graduado em números f – quanto maior o número, menor será a abertura da lente. A abertura ajuda a determinar a profundidade do campo de uma lente: quanto maior a abertura de funcionamento (ou seja, menor é o número f), menos definido será o foco.

Abertura Total – Uma dada lente pode ter diferentes aberturas. O termo se refere a uma lente com a sua abertura total, ou seja, na sua configuração mais ampla. A abertura total para uma lente f/2,8 é então f/2,8. Isto minimiza a zona de nitidez (tecnicamente conhecida como profundidade de campo), ajudando a suavizar o fundo e realçar o objeto.

Additive Color System (Sistema de Cor Aditivo) –  Sistema de cor em que a soma das três cores primárias origina a cor branca. As três cores primárias, o vermelho, o verde e o azul, são vulgarmente conhecidas como RGB, do Inglês Red, Green e Blue.

Add-On Lens – Algumas câmeras digitais compactas têm uma rosca de filtro na frente da lente fixa, que permitirá a fixação de uma lente adicional. Geralmente grande angular ou teleobjetiva.

AE – Exposição Automática. Quando a câmera estiver definida para este modo, ele irá definir automaticamente todos os modos necessários para as condições de luz. Ou seja, Velocidade do obturador, abertura e balanço de branco.

Ae lock – Isso permite que você bloqueie a leitura da exposição atual e reenquadre a foto usando a mesma configuração. A meia-prima do obturador é normalmente necessária para ativar esta função, pressionando completamente só quando você quiser capturar a imagem.

AF – Auto Focus – Todas as câmeras digitais ea maioria das lentes SLR modernos possuem esta função agora. A lente foca automaticamente o motivo tão rápido quanto o olho. A única diferença é que, com uma SLR normalmente você pode selecionar o foco manual, se necessário.

Aliasing (Alias) – Termo que define um fenômeno desagradável nas imagens, à visualização de pixels quadrados nas margens de um objeto e que acontece, sobretudo devido ao contraste entre pixels limítrofes.

Anti Aliasing – Este é o processo pelo qual você pode reduzir o efeito de “Stepping” em suas imagens, suavizando as bordas, onde arestas individuais são visíveis. Um ótimo programa para corrigir este é Genuine Fractals por LizardTech. É um plug-in para o Photoshop.

Alta Velocidade de Disparo – As velocidades de disparo variam normalmente entre 30” (segundos) até 1/8000. Acima de 1/30 normalmente é o suficiente para prevenir a trepidação da câmera.

Altas-Luzes (High Key) – Luzes muito claras, região clara da fotografia, da cena ou da transparência, como brilhos ou tecido branco. Área muito densa e escura do negativo. Também chamado alto valor.

Ampliar com Zoom – Utiliza-se lente de zoom para ampliar uma parte do objeto e recortar o resto. Devido ao fato de a abertura da maioria das lentes de zoom tornar os comprimentos focais menores, tome cuidado ao ampliar com zoom para garantir que a velocidade de disparo permaneça rápida o suficiente para prevenir a trepidação da câmera, ou seja, lentes de abertura variável tornam as fotos mais escuras quando se utiliza o Zoom.

Anel De Inversão Ou Reversão – Acessório para câmara fotográfica que permite utilizar a objetiva, invertendo a parte anterior e a posterior desta. Utiliza-se em fotografias a pequena distância ou para macro para obter imagens de melhor qualidade e maior aumento.

Angulo da Câmera – Relação da posição da câmera para a posição do objeto. O mais comum é segurar a câmera horizontalmente ao objeto, mas frequentemente pode-se causar mais impacto ao alterar-se o ângulo da câmera para mudar a perspectiva e linha do objeto com um fundo interessante.

Angulo De Visão – O arco visual rodeado pela lente é, geralmente, medido na diagonal do quadro. O ângulo de visão, geralmente é de aproximadamente 60° para lente grande angular, 40-60° para lentes normais, e menos de 40° para lentes telefoto. Os exemplos no formato 35 mm incluem 75° para uma lente de 28 mm, 47° para uma lente de 50 mm, 34° para uma lente de 70 mm e 24° para uma lente de 100 mm.

ASA – Acrónimo de “American Standards Associasion”, e é a medida de sensibilidade de um filme fotográfico ou de um CCD. Esta escala é linear, se dobrarmos o valor, dobramos a sensibilidade. Esta unidade de medida foi substituída pela unidade de medida ISO.

Artefatos (Artifacts) – Formas estranhas que surgem na imagem digital devido ao somatório de aplicação de sharp e de suavização anterior de ruído. Normalmente, as folhas das árvores ficam grosseiras, os detalhes estranhos, brutos, rombudos. É o fator de degradação de imagem mais desagradável entre todos. Podem surgir também – e surgem – devido à compactação JPEG agressiva.

Aspect Ratio – Relação de Aspecto.  A relação de horizontal para dimensões verticais de uma imagem. Por exemplo, o filme de 35 mm = 3:2, TV = 4:3, HDTV = 16:9, 4×5 Film = 05:04.

Baixa Gama Tonal – Assunto ou imagem de precisa de contraste, apresentando uma amplitude tonal mínima.

Baixas-Luzes (Low Key) – Falta de luz na cena, região escura da fotografia ou transparência, como sombras e regiões sem luz. Área muita clara no negativo. Também chamado de baixo valor.

Balanço De Branco (White Balance) – Recurso de correção, por meio de colorímetro, destinado a pré-ajustar a câmera em relação à fonte de luz utilizada (Luz do Dia, Fluorescente ou Incandescente), com o propósito de manter as cores originais da cena.

Ball Head (Cabeça Rótula ou Cabeça Panorâmica) – Dispositivo especial no tripé ou adaptável a este, que permite a fixação em qualquer ângulo da câmara, por simples aperto de parafuso, ou acionado por meio de punho.

Bandeiras – Acessório de iluminação de estúdio com folhas ajustáveis usadas para controlar o tamanho e direcionamento do feixe de luz.

BITMAP – Imagem “bitmapeada” é aquela na qual registramos as informações (cor e posicionamento) de cada pixel, utilizando uma matriz bidimensional (mapa X/Y). Anacrônico de Bitmap, ou Mapa de Bits é o formato nativo do Windows, armazena os dados sem compactar a imagem, e pode ser lido em quase todos os programas que rodam sob Windows. Muito utilizado nas primeiras câmaras digitais, sendo gradativamente substituído pelo Tiff e RAW.

Black Point (Ponto Negro) – Um ponto de referência não fixo que define qual o ponto mais escuro de uma imagem de forma a calibrar o resto da imagem em função desse mesmo ponto.

Blocking – Efeito indesejado criado pela compressão (JPEG). As bordas dos blocos de pixels criados pelo algoritmo de compressão podem não se encaixar exatamente como resultado de informações terem sido descartadas pela formação dos blocos.

Blooming – O equivalente eletrônico do flare. O vazamento de carga entre os elementos do CCD causado por uma exposição excessiva forma fachos e halos em torno da alta-luzes brilhantes da imagem.

Bokeh – Termo japonês que designa a área da fotografia que não está em foco, ou simplesmente, designa a “qualidade estética” dessa área da foto fora de foco.

Bracketing – Significa Variação. É uma técnica que consiste em tirar 3 ou mais fotos do mesmo assunto usando diferentes configurações em cada uma delas, sendo útil para situações em que é muito difícil conseguir o resultado esperado em uma só foto. Existem vários tipos de Bracketing, sendo mais comum o Bracketing de Exposição, que possibilita a criação de fotos em HDR.

Brightness (Luminosidade) – É uma das três dimensões da cor. É a quantidade ou intensidade de luz que é refletida por uma superfície iluminada.

Brilho – Nível de intensidade da luz. Uma das três dimensões da cor no sistema HSB (ou HSV). Ver MATIZ e SATURAÇÃO.

Buffer – Dispositivo que é utilizado para guardar informação de forma momentânea. É utilizado para resolver o problema das diferenças de gravação entre diferentes dispositivos.

BULB – Modo de disparo para longa exposição em que o obturar permanece aberto enquanto se mantém pressionado o botão de disparo. Pode ser realizada através de controle remoto.

Burst Mode ou Continuous Mode – Modo utilizado em câmeras digitais, possibilitando capturar várias imagens sucessivamente.

Byte – Conjunto de 8 bits. Também conhecido como “palavra”. 8 bits= 1 byte/1024 bytes = 1 KB/ 1024 Kbytes = 1 MB/1024 megabytes = 1 Gigabytes/1024 Gigabytes = 1 Terabyte.

Cabeça Rótula – (Cabeça Panorâmica ou Ball Head): Dispositivo especial no tripé ou adaptável a este, que permite a fixação em qualquer ângulo da câmara, por simples aperto de parafuso, ou acionado por meio de punho.

 

Cabo de Sincronismo – Fio elétrico que conecta a unidade de “flash” à tomada no corpo da câmera (circuito de liberação do sincronismo do obturador).

Calibragem – Processo que consiste em ajustar um dispositivo, como um monitor, para que funcione de modo compatível com outros dispositivos, como scanners e impressoras.

Câmera 35 mm – Câmera que utiliza filme 35 mm, formato que a permite ser pequena e conveniente. Apesar da variedade de formas, elas geralmente podem ser divididas em SLRs, que apresentam lentes intercambiáveis e câmeras compactas com lentes fixas. O formato 35 mm foi adotado, como formato fullframe, nas câmeras reflex profissionais. Há outros formatos de fullframe, como 6 x 6, 4 x 5 polegadas e também 8 x 10 polegadas.

Câmera Compacta
– Termo geral para câmeras pequenas e leves projetadas para conveniência. Ao mesmo tempo em que não oferecem lentes intercambiáveis, elas são muito úteis para snapshots (instantâneos) e algumas utilizam óptica de alto desempenho. Ideais para viagens ou aplicativos visuais.

Câmera Digital – Na fotografia digital, a luz sensibiliza um sensor, chamado de CCD ou CMOS, que por sua vez converte a luz em um código eletrônico digital, uma matriz de números digitais (quadro com o valor das cores de todos os pixels da imagem), que será armazenado em um cartão de memória. Tipicamente, o conteúdo desta memória será mais tarde transferido para um computador. Já é possível também transferir os dados diretamente para uma impressora gerar uma imagem em papel, sem o uso de um computador. Uma vez transferida para fora do cartão de memória, este poderá ser apagado e reutilizado.

Captura Digital – É o ato de fotografar, onde o filme é substituído por discos ou pela própria memória do computador. A captura digital pode ser feita através de câmaras ou scanners, tanto para cópias e ampliações, como também possibilita o escaneamento direto de negativo ou diapositivos (slides) convencionais.

Cartão Cinza – Um cartão que reflete uma percentagem conhecida da luz que incide sobre ele. Em geral, tem um lado cinzento que reflete 18% da luz e um lado branco que reflete 90% da luz. Padrão utilizado para aferir leitura de todos os fotômetros, flashmeters e sistemas de impressão fotoquímicos.

Cartão de Memória – Sistema utilizado pela maioria das câmeras digitais para armazenar imagens. Ao contrário do cartão de memória para computador, esse cartão preserva os dados mesmo sem eletricidade. Existem em diversos formatos, capacidades e velocidades de gravação de dados.

ATA PCMCIA, Smartmedia, SD e Compact Flash, entre outros. As primeiras câmaras utilizavam disquetes, porém com o incremento de resolução nas câmaras, houve a necessidade de desenvolver novas mídias.

CARTÃO PCMCIA – “Personal Computer Memory Card International Association”, cartão de memória de espessura e desenho semelhantes ao cartão de crédito. Usado em computadores portáteis e como acessório integrante de alguns sistemas de imagem digital.

CCD (Charged-Coupled Device) – Sensor óptico empregado em equipamentos de captura tais como: scanners, câmeras de vídeo e câmeras digitais. Converte a luz incidente e seus pontos em sinais elétricos, desenhando eletronicamente a imagem, digitalizando-a Essa conversão é efetuada quando a luz atinge os fotodiodos existentes no CCD.

Círculo de Confusão – Disco de luz ou círculos luminosos da imagem produzidos pela objetiva quando o objeto a ser fotografado não está perfeitamente focado. Também usado como padrão para medir índice de resolução das objetivas por meio de microscópios digitais adequados, já que o olho humano não consegue distinguir entre um círculo de difusão muito pequeno – com diâmetro inferior a 0,25 (mm) e um verdadeiro ponto.

Círculo de Definição Aceitável – Define a extensão física de uma imagem através da lente que será nítida e em conformidade com alguma medida de qualidade de imagem objetiva aceitável.

CLIPPING – Ocorre quando um ou mais valores de vermelho, verde ou azul da imagem de saída atingem o valor máximo ou mínimo que o sistema pode produzir.

Close-Up – Foto tirada próximo ao objeto, geralmente definida como tirada a 1 m de distância ou menos. Os temas mais populares de close-up são flores, insetos e objetos pequenos. Enquanto a maioria das lentes comuns pode focalizar na distância de 40-50 cm, as lentes especializadas oferecem um melhor desempenho para close-up de fotografias profissionais.

CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor)
– Sensor óptico que converte a luz incidente e seus pontos em sinais elétricos, desenhando eletronicamente a imagem, semelhante ao CCD. Contudo, difere deste por ser possível o processamento de dados.  Utiliza-se de bem menos energia que o CCD, resultando em menor temperatura durante a operação.

CMYK – Na imagem digital, refere-se ao espaço de cor no qual são utilizadas as cores subtrativas: ciano, magenta e amarelo, aliadas ao preto. Também chamadas cores de processo.

Colméia – Em iluminação, uma grade colocada sobre a fonte de luz para impedir a dispersão da luz, que atravessa a grade na direção correta ou é absorvida pelas paredes das células da colmeia.

Coma – Defeito óptico das lentes que origina pontos de luz fora do eixo luminoso e que aparecem não como pontos, mas como discos acompanhados de uma cauda como os cometas.

Compactação – Termo genérico para descrever um dos vários processos que removem dados ou detalhes de uma imagem para diminuir seu tamanho geral.

Compensação da Contraluz – Aumentar a exposição para contrapor a contraluz sobre um objeto. Pelo motivo da maioria dos sistemas de medição ter a tendência de subexpor os objetos iluminados pela contraluz, geralmente uma boa dica é aumentar a exposição até 2,0 EV.

Compensação da Exposição – Ativação manual que permite aumentar ou diminuir a exposição quando houver um motivo para acreditar que o foco automático da câmera não irá produzir uma exposição correta. Geralmente as câmeras oferecem uma faixa de ± 3EV de compensação da exposição, variando em 1/3 EV.

Composição – É o arranjo dos elementos de uma fotografia, o assunto principal, primeiro plano, fundo e motivos secundários, correlacionando-os com a luz incidente, além da preocupação em controlar a exposição e foco, para formar a imagem final registrada pela câmera.

Compressão de Arquivos Digitais – Processo no qual reduzimos o tamanho dos arquivos em bytes. Pode ser realizado com ou sem perda de informação. O método sem perda utiliza programas de compactação, que primeiro analisam os dados binários, e depois calculam seu percentual de compressão. O exemplo mais típico é o Winzip ou RAR. O processo de compactação com perda utiliza sistema de algoritmos, que analisam a imagem. Estes algoritmos tendem a desprezar detalhes secundários da imagem, não perceptíveis ao olho humano, como é, por exemplo, o clássico formato JPEG.

Cone – Tubo preto cônico acoplado sobre um holofote ou floodlight pequeno. Restringe a iluminação a uma área circular. Utilizado em estúdio.

Contraluz – Tipo de fotografia onde o objeto principal tem atrás de si uma região bem mais iluminada que ele, e se faz a fotometria para o objeto principal e não para o fundo, de forma que o objeto principal seja visível e exiba detalhes, mesmo que o fundo fique estourado.

Contraste – Diferença entre as partes claras e escuras de uma cena ou fotografia.

Convergência Vertical – Distorção das linhas verticais contidas na perspectiva da imagem, quando se fotografa em contra-mergulho ou mergulho. Os assuntos mais altos, como imagens arquitetônicas, p. ex., parecem a se inclinar para trás. Esse efeito pode ser corrigido por meio de báscula nas câmaras de grande formato ou lentes especiais.

Conversão Linear – Tipo de conversão de arquivos RAW na qual não é aplicada nenhuma curva de contraste. Produz imagens escuras e pálidas, mas é útil para tratamentos extremamente sofisticados de imagem onde se quer recuperar as ALTAS-LUZES quase estouradas.

Conversor de Raw – Programa que faz a conversão de um arquivo bruto com informações de pixels de apenas três cores para um arquivo de imagens onde cada pixel pode assumir uma infinidade de cores. Esses programas retiram do software da câmera a responsabilidade por essa conversão, com o benefício de terem rotinas mais bem escritas e maiores, de usufruírem maior poder computacional dos micros em relação às câmeras, e de libertarem a fotografia dos sets padronizados do fabricante ao gerarem os arquivos JPEG.

Cor Saturada – Cor pura, sem qualquer mistura de cinza ou contaminação de outra cor.

Cores Complementares – Cores resultantes (ciano, magenta ou amarelo) quando uma das três cores primárias (vermelho, verde ou azul) é subtraída da luz branca. Também chamadas de “primárias subtrativas” ou de “cores secundárias”.·.

Cropping – Processo de corte de uma imagem digital.

CSC – Compacta de lentes intercambiáveis.

Cut Out – Em fotografia, é uma técnica de tratamento de imagem digital na qual uma área da fotografia fica colorida e outra área fica em Preto e Branco ou outra variação monocromática, separando assim o assunto principal do restante do frame, destacando-o.

Definição – É a clareza nos detalhes e contornos. Depende da dimensão do menor ponto da imagem que pode ser gravado no sensor digital por meio da objetiva que se utiliza. O índice de definição vai depender do tamanho do sensor digital, da qualidade óptica da objetiva, dos métodos de fotometria e processamento da imagem.

Demosaico – Também chamado de INTERPOLAÇÃO DE COR – processo que acontece em todas as câmeras ou nos conversores de RAW e que consiste em interpolar a cor de um pixel com seus vizinhos e dar ao pixel resultante a média dessa interpolação.

Diafragma – Dispositivo ajustável de laminas metálicas que formam uma abertura aproximadamente circular com diâmetro variável, para controlar a intensidade da luz transmitida pela objetiva.

Difração – Fenômeno que se observa quando a luz passa junto à borda de um corpo opaco ou através de uma abertura estreita de diafragma. A luz sofre um pequeno desvio ou deflexão, originando feixes de interferência, que, por vezes, é possível observar a olho nu, como manchas luminosas indefinidas. Este efeito é eventualmente perceptível quando se fotografa com diafragmas muito fechados.

Difusão – É o fenômeno físico em que a reflexão da luz se dá de forma desordenada perdendo intensidade. A chamada luz difusa é muito empregada na fotografia para amenizar as sombras.

Difusão Interna – Luz refletida dentro do corpo da objetiva, entre seus elementos ópticos, que produz marcas irregulares no negativo, diapositivo e/ou sensor digital, degradando a qualidade da imagem. Este efeito é minimizado com o tratamento de fluoreto, ou “coated”, tornando as objetivas de coloração magenta, azulada ou de outra coloração, conforme o tipo de matéria prima empregada.

Disparador de Cabo – Acessório utilizado para reduzir as vibrações da câmara, acoplada á um tripé, quando se fotografa em baixa velocidade. Consiste em cabo fino, de vários comprimentos, fixados por uma extremidade ao botão disparador da câmera. O cabo insere-se em um tipo de borracha ou plástico flexível, ou de malha metálica, sendo acionando manualmente pelo fotógrafo. Nas câmeras digitais é comumente substituído pelo controle remoto.

Disparo Contínuo – Manter o disparador pressionado para fotografar um quadro após o outro. As câmeras geralmente são capazes de fotografar um ou dois quadros por segundo, enquanto que modelos com velocidades mais altas podem fotografar de quatro a cinco quadros. O disparo contínuo é útil especialmente em fotografia de esportes.

Disparo Lento – Velocidade de disparo lento, ou seja, o disparador permanece aberto por um longo tempo. Geralmente isto significa 1/8 segundo ou mais. Como segurar a câmera com velocidade de disparo lento sempre resulta em trepidação da câmera, sempre utilizar um tripé ou outro apoio para estabilizar a câmera.

Disparador do Obturador – Mecanismo ou circuito eletrônico, geralmente um botão no topo da câmara, destinado a ativar o obturador da câmera.

Distância Focal – Distância entre a objetiva e um ponto determinado, onde se forma a imagem focalizada de um assunto a grande distância, quando a objetiva está focalizada para o infinito. A distância focal de uma objetiva determina o tamanho final da imagem fotográfica. Em geral, quanto maior for a distancia focal da objetiva menor será seu respectivo ângulo de visão.

Distância Focal Equivalente – O mesmo que distância focal, mas em relação específica ao quadro de 35 mm. Especialmente útil para fazer correspondências entre as distâncias focais de lentes acopladas em câmeras de sensores cropados.

Distância Hiperfocal – Distância até o objeto mais próximo em foco, quando a objetiva é focalizada no infinito. Estabelecer o foco nessa distância, ao invés de no infinito, fará com que os planos mais distantes permaneçam em foco, além de estender a profundidade de campo a fim de incluir outros planos mais próximos da câmara.

Distorção Capitonê – Aberrações pelas quais a imagem de um quadrado é menos ampliada no centro do que nas bordas.

Distorção Tubular – Aberração pela qual a imagem de um quadrado é mais ampliada no centro do que nas suas bordas – produzindo um formato similar à seção transversal de um tudo.

DOF (Depth Of Field) – ver PROFUNDIDADE DE CAMPO

Dominante de Cor (Color Cast) – Tonalidade geral colorida que se dá às fotografias em cores um aspecto distorcido e pouco natural. Origina-se normalmente de mal processamento, falta de uso de filtro adequado, emulsão estocada inadequadamente. Aplica-se também quando o White Balance não efetua a correção de cor adequada.

DOT (Ponto) – É o menor elemento de uma imagem impressa. Um pixel é composto por vários “dots” ou pontos.

DPI (Dots Per Inch) – É a medida da resolução dos dispositivos de saída, notadamente impressoras, sendo que quanto mais alto for este valor maior será a resolução de uma imagem. Não tem utilidade quando relacionado ao cabeçalho da imagem digital.

DSLR (Digital Single-Lens Reflex) – Versão digital para as antigas câmeras de filme SLR, em que a luz passa apenas pela lente antes de chegar ao sensor.

Dynamic Range (Amplitude Dinâmica) – A máxima amplitude tonal, escura e clara, que um dispositivo de captação de imagem é capaz de capturar.

Escala – Normalmente se refere às gradações tonais ou “ESCALA DE CINZAS” ou “ESCALA DE TONS”. Pode se referir também à composição, significando relação de tamanhos entre as coisas, num mesmo plano ou em planos diferentes.

Escala de Cinzas (Grayscale) – Descreve uma foto em P&B em que há grande variabilidade de tons de cinzas, excetuando-se o preto absoluto e o branco absoluto, totalizando 256 tons. O mesmo que ESCALA DE TONS.

Estourar – Diz-se que há um estouro numa região da foto quando ela fica totalmente branca ou totalmente preta, e assim  os detalhes que deveriam ser vistos naquela região estão irremediavelmente perdidos.

EV (Exposure Value) – Valor de exposição, medida da quantidade de luz que incide sobre o filme ou sensor digital. A exposição é determinada pela combinação entre a velocidade de disparo e abertura da lente. Cada multiplicação/divisão da velocidade de disparo ou abertura/fechamento da lente é por um número-f é equivalente a 1 EV.

Exposição Automática – Modo de operação no qual a câmara ajusta automaticamente a abertura e a velocidade do obturador, para exposição zerada no fotômetro.

Exposição Automática com Prioridade de Abertura – Modo de exposição automática que permite ao usuário ajustar a abertura da lente e a câmera determina automaticamente a velocidade de disparo e o ISO corretamente.

Exposição Automática com Prioridade de Obturador – Modo de exposição automática que permite ajustar manualmente a velocidade do obturador. A câmera determina automaticamente a abertura e o ISO necessário para a correta exposição.

Exposição Correta – Combinação entre a velocidade de disparo e abertura da lente que distribui a quantidade correta de luz para produzir uma boa imagem no filme/sensor.

Exposição Prolongada – ver BULB

Exposímetro – Instrumento dotado de célula fotossensível empregado para medir a intensidade da luz que é refletida por um objeto. É usado para determinar a exposição correta para obter uma boa fotografia ou impressão adequada. Conhecido também como Fotômetro.

Exposure Latitude (Latitude De Exposição) – A amplitude de variação de exposição (sub ou superexposição) que possa ser compensada durante o processamento da imagem, de forma a produzir uma densidade correta.

Fator de Ampliação – Fator que exprime o aumento do tamanho da imagem em relação ao do objeto fotografado. O conhecimento do fator de ampliação apresenta por vezes a determinação do tempo correto de exposição na fotografia à pequena distância, ou macro fotografia.

Filtro – Vidro, acrílico ou outro material transparente colorido, usado na frente da objetiva, com finalidades especiais, como acentuar o azul do céu, realçar as cores ou definir melhor os intervalos tonais da imagem fotográfica. É, também, o conjunto de fórmulas matemáticas aplicadas a uma imagem digital que muitos editores de imagens oferecem para alterações significativas da aparência de uma fotografia.

Filtro Passa-Baixa (Low-Pass) – Na frente do sensor de uma câmera digital existe um filtro difusor. Sua utilidade é espalhar um pouco a luz, evitando que apenas um pixel fique sensibilizado, o que provocaria ALIAS, ou seja, linhas quebradas num fio de cabelo fotografado, p. ex.. O filtro LOW PASS diminui a nitidez para tornar a imagem mais agradável.

Flare – Luz indesejada, espelhada ou refletida dentro da objetiva ou do corpo da câmera/ampliador. Causa manchas de cintilação, degradando os detalhes nas sombras.

Flash Aberto – Técnica que consiste em deixar o obturador aberto e ativar o flash uma ou várias vezes, podendo ser de diferentes posições na cena.

Flash Anelar – Ver RING FLASH.

Flash Automático – Tipo ou modo de flash eletrônico com sensor fotossensível que determina a distância do flash para exposição ideal através da medida do retorno da luz refletida pelo objeto.

Flash de Pico Longo – Flash eletrônico que utiliza um princípio estroboscópio rápido para gerar um pico longo e uniforme de luz. Esse “longo clarão” permite que, em velocidades mais rápidas, a fenda de um obturador de plano focal cruze o filme/sensor e, uniformemente, exponha integralmente o quadro.

Flash Dedicado – Unidade de flash totalmente integrada à parte eletrônica de uma câmera. Ajusta a velocidade do obturador; detecta a velocidade do filme ou ganho do sensor; a abertura; a fotometria; a distância do assunto, etc…

Flash Manual – Tipo ou modo de operação do flash no qual o fotógrafo controla a exposição ajustando a abertura da objetiva em função da distância em que a cena se encontra.

Flash TTL – Neste modo ou função, o sensor eletrônico é automaticamente desligado. O fotômetro efetua a leitura da cena a ser fotografada e comanda o flash para emitir a intensidade de luz necessária para iluminar adequadamente a cena.

Filtros de Ampliação – Conjunto de filtros utilizados no ampliador, quanto se emprega papel preto & Branco de contraste variável (de coloração que vão do Amarelo ao Magenta) ou para ampliações em cores. Neste caso, empregam-se os filtros de cor subtrativos, Amarelos, Cian e Magenta.

Filtro de Correção – Filtro colorido colocado na objetiva para alterar o equilíbrio tonal da imagem preto e branco ou corrigir a predominância de cor emitida por determinada fonte de luz, natural ou artificial (Filtro de correção de cores). Veja também “Kelvin”.

Filtro de Densidade Neutra
– (ND) Filtro cinzento utilizado para reduzir a intensidade da luz sem alterar sua qualidade cromática. Emprega-se no uso de flashes a curta distância ou para filmes de alta sensibilidade em cenas com muita luz (Praia ou Neve). Também utilizado para produzir pouca “Profundidade de Campo” em cenas normais.

Filtro Polarizador – Há dois tipos: Linear, para objetivas mecânica e circular. Filtro giratório, cujo efeito pode ser constatado diretamente no visor. Elimina reflexos de superfícies não metálicas, como vidro, plástico, água etc. Usado também para dias ensolarados para escurecer e saturar o azul do céu. Empregado também para absorver o excesso de azul da luz solar, dar mais vida à vegetação e proporcionar maior saturação e separação das cores e tons de cinza. Não produz efeito com sol a pino ou reflexos perpendiculares ao eixo da objetiva.

Filters (Filtros) – Efeitos de programas de computadores que permitem manipular imagens, nomeadamente a cor, contraste, claridade ou ainda efeitos especiais.

File Format (Formato De Arquivos) – Formato de um arquivo ou extensão, normalmente está associado ao programa em que o criamos ou associado ao programa para aonde se destina.

F-Number – Nomenclatura empregada quando nos referimos à abertura do diafragma, tendo tradicionalmente os seguintes formatos numéricos: 1.0 / 1.4 / 2.0 / 2.8 / 4.0 / 5.6 / 8 / 11 / 16 / 22 / 32 / 45.

Foco – Ajuste do ponto máximo de nitidez ao fotografar um objeto. As câmeras com foco automático fazem isto automaticamente, mas ao se fotografar em close up, frequentemente é mais rápido e preciso alterar para o foco manual. Tecnicamente é o estado ótico no qual os raios de luz convergem no filme ou no sensor para produzir a imagem mais nítida possível.

Fole – Parte flexível das câmaras, geralmente de médio ou grande formato, que une a objetiva ao corpo da câmara e serve para afastar ou aproximar a objetiva do plano focal. Há também o FOLE DE EXTENSÃO, acessório indispensável para micro e macro fotografia.

Fotometria – Ato de medir a luz de uma determinada região do quadro, ou do quadro inteiro. A fotometria é medida em Fator de Exposição, mas aparece em grande parte dos fotômetros internos das câmeras como uma relação entre velocidade e abertura.

Fotometria de Luz Incidente – Uso de um fotômetro na posição do assunto, apontado em direção à câmera, com um difusor sobre o foto sensor.

Fotometria de Luz Refletida – Medição da exposição (geralmente a partir da posição da câmera) com o fotômetro apontado em direção ao assunto.

Fotometria por Média – Fotometria que considera a média das regiões do quadro. Normalmente é usada no modo automático, conduzindo a enganos, pois nem sempre o assunto principal tem iluminação coerente com o resto.

Fotometria Spot – Fotometria num único ponto no centro da lente. Permite medir cada pedaço da imagem, bastando varrer a imagem com o centro da lente, e assim saber se a imagem está compreendida na LATITUDE do sensor.

Fotômetro – Instrumento dotado de célula fotossensível empregado para medir a intensidade da luz que é refletida por um objeto. É usado para determinar a exposição correta para obter uma boa fotografia ou impressão adequada. Pode ser de luz incidente ou de luz refletida. Conhecido também como EXPOSÍMETRO.

F-STOP – ver F-NUMBER

Gamma – A relação entre os valores dos tons na imagem original e o valor dos tons na imagem final resultante de um equipamento de saída de imagem.

Girafa – Braço para anexar luzes ou acessórios normalmente usada em estúdios.

Gamut – É uma latitude de cores limitada que nos é providenciada por um dispositivo de entrada ou de saída de uma imagem.

Gobo – Qualquer coisa utilizada para bloquear total ou parcialmente a luz. Derivação da expressão inglesa “go between”.

Gradação – Fusão suave de um tom ou cor em outro, ou de transparente a colorido dentro de uma mesma tonalidade.

Granulação – Medida subjetiva dos grãos de um filme, levando em consideração a impressão visual geral do resultado ampliado sobre condições práticas de visualização. Ela deve estar baseada nos observadores “médios” relatando níveis de padrões de grãos minimamente aceitáveis.

Granularidade – Medida objetiva dos grãos de um filme. É mensurada sob condições laboratoriais usando-se um microdensitômetro que vasculha a imagem processada de uma tonalidade cinza-médio uniforme.

Grão – Efeito salpicado causado por partículas de prata se agrupado num negativo.

Grayscale (Graduação De Cinzento) – Imagem que é composta por preto, tons de cinzentos e brancos. Uma imagem “Grayscale” pode conter até 254 tons de cinzento e ainda o preto e o branco, perfazendo um total de 256 tons.

Haletos De Prata – Compostos fotossensíveis de prata e sais de álcali de uma substância química halógena – tal como brometo, cloreto, iodeto. Atualmente, é usado também como um termo geral para a fotografia que utiliza filme e papel quimicamente revestidos, a fim de se fazer uma diferenciação em relação aos métodos eletrônicos mais modernos de fotografia, isto é, utilizando sensores CCD/CMOS.

Halo de Sharpness – Borda branca ou mais clara que surge nos contornos dos objetos ou figuras quando a imagem digital tem uma aplicação de sharp violenta. Um dos defeitos mais incômodos da fotografia digital. Normalmente é facilmente observável na transição de partes escuras para as de meio tom.

Hazy Light – Acessório de iluminação de estúdio, com estrutura tubular ou semi-tubular, em formato quadrado ou retangular, que auxilia na suavização da luz através de uma tela de filtragem de luz.

HDR (High Dynamic Range) – Em termos de fotografia seria uma latitude ampliada. É uma técnica que consiste em realizar diversas fotos do mesmo assunto com valores de exposição diferentes e depois combiná-las, a fim de criar uma imagem que não perca detalhes nem nas sombras nem nas altas-luzes.

High Key – Cena ou foto consistindo predominantemente em cores e tons pálidos e delicados.

Hiperfocal – É um tipo de regulagem da abertura e da distância focal que permite deixar praticamente todo o quadro nítido, desde o primeiro plano até o infinito. Isso depende da distância focal também, pois quanto menor a distância focal, maior a PROFUNDIDADE DE CAMPO, e mais facilmente se faz fotografias em HIPERFOCAL. Ver também DISTÂNCIA HIPERFOCAL.

Histograma – Gráfico que mostra distribuição tonal de uma imagem, nas altas, médias e baixas luzes.

HSB (Hue; Saturation; Brightness) – Também conhecido como HSV (Hue; Saturation; Value).  As três dimensões da cor, assim como o modelo padrão utilizado para ajustar a cor em muitos aplicativos de edição de imagens.

HUE – É uma das três dimensões da cor e representa-a no seu estado mais puro.

Iluminação de Borda – Luz posterior e ligeiramente lateral que incide sobre o assunto produzindo um efeito de flare ou ‘coroa brilhante’ em torno de suas bordas.

iluminação em ângulo – Luz incidindo sobre o motivo em ângulo distinto da posição da câmera.

Iluminação Frontal – Luz incidindo sobre o motivo a partir da mesma direção da câmera, criando imagens claras, de alto contraste, mas com sombras planas e menos relevo.

Instantâneos – Fotografias feitas rapidamente, para registrar o momento sem maiores preocupações com técnica e resultado final de qualidade, geralmente utilizando-se câmeras point-and-shot. Pode ser utilizado como linguagem fotográfica, onde a falta de qualidade é parte da técnica fotográfica.

Interpolation (Interpolação) – Processo usado para aumentar o número de pixels de uma imagem, colocando um ou mais novos pixels entre dois pixels existentes.

ISO (International Standards Organization) – Valor padronizado que substituiu os antigos padrões ASA, DIN e JIS. Série de números que indica a sensibilidade de um filme à luz. As velocidades mais comuns variam de 25 a 6400 ISO. Os filmes de 200 ISO, por exemplo, são duas vezes mais sensíveis do que os filmes de 100 ISO que, por sua vez, são duas vezes mais sensíveis do que os de 50 ISO. Esse padrão é utilizado no ajuste da exposição correta. O conceito foi adotado integralmente também para a resposta de sinal do sensor digital.

JPEG (Joint Photographic Experts Group) – Tipo de formato de imagem digital que permite uma variedade bastante grande de compressão com perdas de qualidade (atualmente 12 níveis). Este é o formato mais utilizado nas câmeras digitais e na internet de um modo geral.

KELVIN (K) – Unidade que exprime a temperatura de cor no Sistema Internacional de Unidades (SI). A escala Kelvin começa no zero absoluto (-273 C) e seus valores aumentam na mesma grandeza dos valores Celsius. Os valores Kevin são empregados na fotografia para indicar a temperatura de cor e sua respectiva dominância em função das diversas fontes de luz utilizadas. A luz branca é de 5.500 Graus Kelvin e a maioria dos filmes a venda no mercado estão calibrados para esta temperatura de cor.

Latitude – Faixa de captura de luzes do filme/sensor entre o branco e o preto. Uma regulagem para uma luminosidade média captura, p. ex., dois pontos de exposição a menos antes de virar preto, e dois pontos de exposição a mais antes de virar branco, assim se diz que esse sensor tem uma latitude de sete, assim compreendido: o preto, dois tons escuros de cinza não pretos, o cinza médio, dois tons claros de cinza não brancos, o branco. Alguns dizem que tal latitude é de cinco, desconsiderando o preto e o branco. Um filme tem latitude maior, sendo os pontos de exposição antes de virar preto ou branco três ou três e meio.

LCD (Liquid Cristal Display) – É um dispositivo que existe em câmaras fotográficas digitais, permitindo a visualização da imagem a captar, bem como outro tipo de informação adicional. As câmaras digitais, em geral, possuem uma tela LCD que permite ao usuário visualizar, rever e apagar imagens armazenadas na câmara. Os melhores LCDs são o de matriz ativa porque fornecem a imagem melhor definida.

Lei da Reciprocidade – Exposição = intensidade x tempo.

Lei do Inverso do Quadrado – Com uma fonte de luz pontual, a intensidade luminosa em uma superfície é proporcional ao quadrado de sua distância até a fonte, isto é, se a distância cair à metade, a intensidade é multiplicada por quatro.

Lente Acromática – Corrigida para aberrações cromática exatamente em dois comprimentos de onda separados, geralmente vermelho e azul, que são levados para o mesmo plano focal.

Lente Anastigmata – Lente corrigida para estar praticamente livre de astigmatismo (totalmente livre no caso de um assunto a uma única distância) e apresentado um campo curvado mínimo.

Lente Apocromática (APO) – Lente altamente corrigida para aberração cromática em três comprimentos de onda (geralmente azul, verde e vermelho) em vez dos dois comprimentos costumeiros. Também dispensa a necessidade de corrigir o seu ajuste de foco ao bater fotografias em infravermelho.

Lente Catadióptrica – Também chamada de ‘LENTE ESPECULAR’ – lente que emprega espelhos além de elementos vítreos. Esse projeto torna as lentes de grande distância focais mais compactas, menos pesadas, mas mais corpulentas.

Lente Grande-Angular (GA) – Tecnicamente são lentes que tem a distância focal menor que a diagonal da mídia. Popularmente são definidas como objetivas cuja distancia focal é menor que as objetivas normais – variando de 8 a 35 mm, ou seja, de Super Olho de Peixe a Angular Standard -, encontrando aplicação pratica em trabalho a curta distancia. Possuem grandes angulo visual – de 220 a 62 graus. Tem pôr função principal acentuar bastante a perspectivas fazendo com que os primeiros planos fiquem relativamente maiores do que os planos posteriores. São muito úteis para a fotografia arquitetônica de interiores, onde o espaço útil para fotografar é muito reduzido. Sua luminosidade, de um modo geral é bem menor do que as objetivas normais e, sua profundidade de campo muito ampla, não permitindo, a não ser em casos muitos especiais, o foco seletivo. Sua definição, no entanto, é muito maior em comparação com as outras objetivas, pois diminuem a escala de reprodução.

Lente Macro – Lente capaz de fotografar na escala 1:1 (tamanho natural) ou em índices menores equivalentes. O termo também é utilizado para descrever qualquer objetiva adequada para fotografar objetos a pequenas distâncias. As objetivas macro ou micro conforme a designação de seu respectivo fabricante, também podem ser utilizadas em cenas normais.

Lente Normal – Tecnicamente são lentes que tem a distância focal aproximadamente igual à diagonal da mídia. Popularmente são definidas como objetivas cujo ângulo de visão se aproxima do humano – entre 40 e 60 graus -, não ampliando ou diminuindo o tamanho relativo dos objetos no quadro. Tem serventia em praticamente todos os tipos de fotografias, são leves, baratas, luminosas e possibilitam o controle criativo da profundidade de campo.

Lente Olho-De-Peixe (Fisheye) – Lente grande-angular especial que pode capturar perspectivas panorâmicas extremas, mas distorce os lados da imagem.

Lente Rápida – Capacidade relativa de a lente transmitir luz. Medida pela maior abertura na qual a lente pode ser usada. A lente rápida possui uma abertura máxima maior e é capaz de transmitir mais luz que a lenta. Geralmente o termo compreende as lentes de aberturas maiores que f/2.0.

Lente Tele – Também chamada de teleobjetiva. Tecnicamente são as lentes cuja distância focal é maior do que a diagonal da mídia. Comumente são ditas das lentes cujo ângulo de visão é menor do que o do olho humano. Portanto, essa lente tem a capacidade de fazer o assunto aparecer maior na imagem, dando a impressão de que o assunto está mais próximo que na realidade. Apresentam características diversas conforme sua construção, sobretudo em relação à compressão (achatamento) de planos e controle da profundidade de campo.

Longa Exposição – Velocidade de disparo lento, ou seja, o obturador aberto por um longo tempo. Geralmente isto significa 1/8 segundo ou mais, podendo mesmo chegar a horas. Como segurar a câmera com velocidade de disparo lento sempre resulta em trepidação da câmera, sempre utilizar um tripé ou outro apoio para estabilizar a câmera.

Low Key – Cena ou foto consistindo predominantemente em tons escuros, com cores sombrias.

Luminância – A quantidade de energia luminosa emitida ou refletida.

Luminosidade (Brightness) – É uma das três dimensões da cor. É a quantidade ou intensidade de luz (brilho) que é refletida por uma superfície iluminada e independente do matiz ou da saturação.

Luz de Preenchimento – Luz suplementar de um flash, lâmpada ou refletor usado para clarear as sombras que incidem sobre um objeto iluminado pela luz solar direta. Fotografar sem preenchimento nesta situação tende a produzir um contraste áspero.

Luz Espectral – Luz solar pura ou aquela refletida em objetos metálicos ou brilhantes, p. ex. metal polido e água, em que há perda total dos detalhes.

Luz Modeladora – Pequena fonte de luz contínua, situada perto de um tudo de flash. É utilizada para posicionar o flash, simulando a luz que será por ele projetada.

Luz Polarizada – Ondas de luz restritas à vibração em um único plano, perpendicularmente à sua trajetória.

Luz Rebatida – Luz indireta produzida dirigindo-se o foco de luz para além do objeto e usando um teto ou outra superfície para refletir a luz sobre o assunto. Seu efeito é mais suave e menos brilhante que a luz direta.

M Manual – Qualquer função não automática. Os ajustes manuais comuns incluem foco manual, controle manual da exposição (ajustando a velocidade de disparo e abertura) e inserção manual da sensibilidade ISO.

Matiz – Cor pura definida por sua posição no espectro, geralmente referido como ‘cor’ na linguagem coloquial.

Matriz de Bayer – É uma disposição de pixels no sensor que tem a seguinte lógica: os pixels são verdes, azuis ou vermelhos, e são arrumados lado a lado na seguinte ordem (usando as letras G, B, R do nome das cores em inglês, pois em português verde e vermelho têm a mesma inicial)
G B G B G B G B
R G R G R G R G
G B G B G B G B
R G R G R G R G
Para conseguir os pixels coloridos, é realizado o processo de DEMOSAICO, através do qual é feito uma média de cores entre pixels vizinhos.

Medição Pontual – Modo de medição encontrado em muitas câmeras SLR e DSLR que avalia a exposição de acordo com uma pequena área no centro do quadro. A medição pontual é útil para objetos com alto contraste, permitindo medir as áreas claras e escuras e, então selecionar uma exposição intermediaria. Outro uso seria para fotografia de palcos ou outras situações onde os objetos são iluminados seletivamente.

Megabyte – Unidade de medida de dados armazenados igual a 1.024 kilobytes ou 1.048.576 bytes.

Megapixel – Indica a resolução de imagem de um milhão de pixels ou mais. Quanto maior o número de pixels em uma imagem, mais alta a resolução.

Manipulação Digital da Imagem – Técnica de modificar a imagem fotográfica original, através de programas especiais, produzindo novos resultados. A manipulação digital conquistou novos espaços na fotografia publicitária e editorial, simplificando seu processo e aumentando suas possibilidades criativas. No mercado varejista tem se tornado negócio com grande retorno como Centro de Serviços Especiais como retoques, restaurações, cópias e ampliações sem a necessidade de se ter o negativo, fusões de imagens e efeitos especiais, bem como remessa de imagens pela Internet.

Meio-Tom – Tom intermediário entre os valores de alta-luz e de sombra em uma cena.

 

Micro ou Macrofotografia – Técnica utilizada para reproduzir documentos, mapas, insetos, e outros minúsculos objetos. Este termo também é empregado, com pouco rigor para a técnica de fotografar através de microscópios.

Monopé – Acessório de suporte à câmera constituído de uma única perna, utilizado principalmente para fotografias esportivas ou de ação.

Natureza-Morta (Still-Life) – Termo geral para objetos inanimados, compostos e arranjados dentro ou fora do estúdio.

Nitidez – Pode ser definido com a delimitação mensurável dos detalhes de uma imagem, ou seja, uma boa visualização dos contornos de um objeto em um frame. É inversamente influenciada pelo CÍRCULO DE CONFUSÃO (CDC).

Noise (Ruído) – Este fenômeno acontece pela incorreta leitura dos valores dos pixels numa imagem, resultando assim na existência de pixels que não existiam na imagem inicial. Isto acontece devido a interferências elétricas ou instabilidade no equipamento. Comumente também em ISOS muito altos.

Número “f/” – Nomenclatura empregada quando nos referimos à abertura do diafragma.

Número-Guia (NG) – Escala para unidade de flash que pode ser utilizada para calcular a abertura correta para um determinado tempo de exposição e distância entre flash e o objeto.

Objetiva – Sistema óptico da câmera capaz de captar e focalizar os raios luminosos de forma a produzir imagem nítida no plano do filme.

Obturador – Sistema de cortina, lâminas ou outro tipo de cobertura móvel, para controlar o tempo de exposição da luz sobre o plano do filme. Ele se abre momentaneamente para expor o filme/sensor à luz que entra pela abertura, e se fecha ao fim da exposição. Os tipos mais correntes são: obturador central, obturador de plano focal ou de cortina acionados mecânica ou eletronicamente, conforme o modelo da câmera. Existem também os obturadores de folhas, mais utilizados em objetivas e câmeras de Médio Formato.

Optical Resolution (Resolução Óptica) – É quando os valores de RGB para cada pixel numa imagem capturada digitalmente correspondem a uma leitura real da cena original.

Orientação – Direção do comprimento da imagem (ou da página impressa); retrato, quando o comprimento está posicionado verticalmente; e paisagem, quando o comprimento está posicionado horizontalmente.

 

Padrão Moiré – Padrão grosseiro formado quando dois ou mais padrões de linhas ou texturas regulares são sobrepostos quase perfeitamente, mas com um leve descompasso, no registro. O termo é derivado dos efeitos de padrões causados quando camadas de seda moiré são sobrepostas.

Panning – Técnica em que a câmera segue o motivo em movimento, em baixa velocidade para criar a ilusão visual de movimento. O emprego de velocidades baixas, p. ex. 1/8 ou 1/30, permite que o objeto em movimento fique registrado com nitidez, enquanto que seu respectivo fundo apareça riscado e desfocado.

Paralaxe – Refere-se á diferença de ângulo entre o campo de visão da objetiva e do visor, muito comum nas câmeras populares. O ângulo percebido através do visor da câmera é diferente do ângulo registrado pela objetiva.

Para-sol – Acessório da objetiva, fabricado em borracha, metal leve ou plástico, cuja função é proteger a objetiva de luzes “parasitas” ou provenientes de zonas exteriores ao campo de visão, criando efeito de “halo”, “ofuscamento”, ou de neblina luminosa que deterioram a qualidade final da imagem.

Pentaprisma – Dispositivo óptico de cinco lados utilizado no visor para corrigir a imagem da tela de focalização de modo que aparece de cabeça para cima e na posição correta da esquerda para a direita.

Perspectiva – Ilusão da imagem bidimensional de um espaço tridimensional sugerida primeiramente por linhas convergentes e pela diminuição de tamanho dos objetos distantes do ponto de vista da câmera.

Pixel – Acrônimo de Picture Element. É o menor elemento de informação (bit) que se combina para formar uma imagem digital. A forma do pixel nas câmaras fotográficas digitais é quadrada, e as imagens digitais são compostas por pixels subjacentes, cada um tendo uma cor ou tom próprios, transmitindo-nos a sensação visual de ser uma imagem contínua. Unidade que designa o menor ponto de imagem. Usada como medida de resolução para telas de monitores, como do próprio tamanho final do arquivo de imagem.

Plano Focal – Plano sobre o qual a imagem de determinada cena fica nítida; em termos práticos é o plano que se situa o sensor fotográfico.

Plug-In – Módulo de software de terceiros que pode ser comprado e instalado em vários editores de imagens. O plug-in fornece novas funcionalidades ao programa original, p. ex. um novo filtro ou efeito, que pode ser aplicado às imagens.

Primeiro Plano – Porção da cena mais próxima da câmera, em contraste com o plano médio e fundo. Incluir um primeiro plano a uma paisagem ou instantâneo ajuda a criar uma sensação de profundidade e pode adicionar uma característica ou ajuste útil ao objeto principal ou objeto mais distante.

Prioridade De Abertura “AV” – Modo de exposição automática que permite ao usuário ajustar a abertura da lente. Então, a câmera determina automaticamente a velocidade de disparo correta.

 

Profundidade – Qualidade da profundidade tridimensional em uma foto. Existem várias maneiras de se obter esta sensação de profundidade, tais como comprimir a perspectiva de um objeto distante, ângulos radicais da câmera e foco seletivo.

Profundidade de Campo (Depth Of Field) – Também chamado de DOF, é a área na frente e atrás do ponto de foco da fotografia; pode ser afetada pela abertura, distância do objeto e distância focal. ABERTURAS maiores (f/f2.8, p. ex.) produzem menos profundidade de campo, ABERTURAS menores (f/11, p. ex.) produzem mais profundidade de campo. A profundidade de campo é menor antes do objeto e se prolonga mais depois do objeto, numa proporção de um para três, mais ou menos, isto é, com determinada abertura pode haver nitidez um metro para frente do foco e três metros depois do foco.

Profundidade de Cor (Color Depth) – É o número de bits utilizado para guardar a informação de cor ou amplitude tonal de um pixel.

Photoshop – O programa de edição de imagem mais famoso em todo o mundo. Reconhecido como líder incontestado nas características que um programa deste tipo proporciona ao utilizador. Tem versões para iniciantes, normalmente indicadas como LE e versões avançadas, mais direcionadas para profissionais ou utilizadores avançados.

PPI – Acrónimo de “Points Per Inch” é a medida da resolução dos nossos dispositivos de captura de imagem ou televisores.

Range – É a extensão em milímetros, do menor para o maior, que uma dada objetiva proporciona na variação da distância focal.

RAW – Arquivo “cru” do sensor, com informações de sensibilização de cada pixel. O RAW não é um arquivo de imagem, pois os pixels ainda não têm informação de coloração, exceto as cores primárias. Para transformar em arquivo de imagem deve acontecer um processo de DEMOSAICO ou INTERPOLAÇÃO DE COR. Em toda câmera acontece esse processo, exceto naquelas que são dotadas dos sensores FOVEON.

Realces – Partes mais iluminada de uma imagem. Os realces são os opostos das sombras, as partes mais escuras da imagem e a transição entre as duas que proporciona à foto sensação de tonalidade. A exposição correta deve tornar os realces brilhantes preservando os detalhes.

Rebatedor – Objeto ou material utilizado para rebater a luz sobre o assunto, não raro suavizando e dispersando a luz para criar um resultado mais atraente.

Redimensionamento – Alteração das dimensões da imagem (medida em pixels) para torná-la maior ou menor.

Redução de Olhos Vermelhos – Modo em muitas câmeras que dispara uma luz de pré-exposição ou flash para dilatar as pupilas do objeto e prevenir o problema comum de olhos vermelhos com fotografia com flash. Útil para fotografar pessoas com pouca luz.

Reflexo de Luz (Catchlight) – Reflexo brilhante de luz no objeto fotografado. Os reflexos de luz são importantes principalmente em retratos de rosto e ombros e impressões grandes, onde eles dão brilho e vida ao assunto. São facilmente obtidos com um flash ou refletor em frente ao objeto.

Resolução – A quantidade pixels por polegada linear em uma imagem ou quantidade de pontos por polegada linear produzida por um dispositivo de saída.

Retrato – Foto de uma pessoa, normalmente em pose. No formato 35 mm, uma lente de 80-100 mm de alcance proporciona uma perspectiva natural. Diferente de fotografar retratos de cabeça-e-ombros diretamente, os fotógrafos geralmente colocam a pessoa sentada em ângulo e, em seguida, giram a cabeça da pessoa para a direção da câmera. Trabalhos de retratos profissionais tem melhores resultados com uma câmera de formato grande ou médio.

RGB – Vermelho, verde, azul; modelo de cores aditivas utilizado em imagens digitais e apresentado no monitor.

Ring Flash – Também conhecido como FLASH ANELAR. Dispositivo de flash em forma de anel instalado em torno da objetiva, resultando em imagens sem sombras.

Ringing – Efeito indesejado devido à compressão (JPEG), visível em torno de contornos de alto-contraste como uma leve “ondulação”.

Ruído – Granularidade em uma imagem, causada por pouca iluminação ou por defeitos no sinal elétrico gerado durante o processo de captura de imagens.

Sapata Quente (Hot Shoe) – Comumente chamado de ‘Sapata’. Acessório que integra a maioria das câmeras SLR de filme e digitais, bem como alguns modelos compactos. Normalmente utilizada para controlar uma unidade de flash externa. Dependendo do modelo da câmera, transmite a informação do flash para os acessórios de iluminação por meio de seus contatos metálicos.

Saturação – Pureza de uma cor, variando da tonalidade mais clara a mais saturada.

Semicondutor Óxido Metálico (CMOS) – Um dos dois tipos principais de chips de computador utilizado para capturar imagens de câmeras digitais. Os sensores CMOS atualmente são encontrados em somente algumas câmeras digitais.

Sensibilidade ISO – ver ISO

Serrilhamento – Efeito de bordas quadriculadas observadas mais claramente em linhas diagonais de imagens eletrônicas. Criado por uma amostragem deficiente. Forma uma aparência perceptível de “escada” devido aos grandes pixels quadrados presentes. Torna-se invisível quando exibidos em pixels pequenos.

Silhueta – Tipo de fotografia onde o objeto principal tem atrás de si uma região bem mais iluminada que ele, e se faz a fotometria para o objeto principal e não para o fundo, de forma que o objeto principal não apresente detalhes, restando só sua silhueta negra no registro.

Sincronização Lenta – Técnica que consiste em disparar o flash em combinação com uma velocidade de obturação lenta (como na sincronização na segunda cortina). O resultado é que o borrão de movimento combina-se com um momento congelado pelo flash.

Sistema de Zonas – Técnica para equacionar as leituras da fotometria com as escalas tonais da fotografia, otimizando métodos de processamento do filme e sua posterior ampliação, refletindo melhor qualidade de captura. Popularizada por Ansel Adams e empregada até hoje.

SLR – ver DSLR

SNOOT – Tubo cônico acoplado a um holofote ou flash, de modo a concentrar a luz emitida (estreitar o feixe) no foco de luz. Usados normalmente em estúdios.

Soft Box – Acessório de iluminação de estúdio formado por uma caixa flexível acoplada a uma fonte de luz em uma extremidade e a uma tela de difusão ajustável na outra, suavizando a luz e quaisquer sombras projetadas pelo assunto.

Sombras – As partes mais escuras de um objeto ou imagem. O oposto das sombras são os realces, as partes mais claras da imagem e a transição entre as duas que proporciona uma sensação de tonalidade às fotos. A exposição correta deve preservar os detalhes delicados mesmo nas áreas de sombra.

Sombrinha – Em iluminação são utilizadas sombrinhas com superfícies refletoras ou difusoras em combinação com uma luz, para difundir o feixe luminoso.

Strobist – É uma técnica de iluminação em que uma ou mais cabeças de flash portáteis são utilizadas fora da sapata da câmera, sendo disparadas remotamente. É uma adaptação das mesmas técnicas de iluminação utilizadas com o flash dedicado de estúdios.

Subexpor – Usar fator de exposição propositalmente menor, deixando a fotografia mais escura do que seria pela leitura média.

Subexposição
– Quando o sensor não recebeu luz suficiente para uma exposição correta. A subexposição em sensores digitais cria um efeito conhecido como ruído, criando uma imagem sem informações nas baixas luzes, pixelada e, em sensores de CCD, com aberrações cromáticas bem visíveis.

Superexpor – Usar fator de exposição propositalmente maior que a média, deixando a fotografia mais clara do que seria normalmente.

Superexposição – Quando o sensor recebeu muita luz para a exposição correta. A superexposição cria uma imagem sem informações nas altas luzes.

Tapadeira – Qualquer material utilizado para bloquear parcialmente uma fonte de luz e assim controlar a quantidade de luz que incide sobre o assunto.

Teleobjetiva – Objetiva que faz o assunto aparecer maior na imagem, dando a impressão de que o assunto está mais próximo que na realidade.

Teleconversor ou Conversor (TELECONVERTER) – Muito conhecido pela sigla “TC”. Lente auxiliar adaptável entre a objetiva original e o corpo da câmara, apresentando como resultado uma distância focal combinada maior do que a própria objetiva. A maioria dos conversores multiplica a distancia focal por um fator de dois a três vezes, sempre resultando em perda de luminosidade igual ao fator de conversão.

Temperatura da Cor – Quantidade de vermelho (calor) ou azul (frieza) da luz, expressa em graus Kelvin. Números mais altos significam luz mais fria e números mais baixos indicam luz mais quente. A luz do meio-dia padrão é considerada de 5400 K, enquanto que a luz duas horas após o crepúsculo e duas horas antes do pôr-do-sol é de 4800 K.

Tenda de Luz – Muito conhecida também como CAIXA DE LUZ (Light Box). Estrutura em forma de tenda, variando em tamanho e material, utilizada para difundir a luz e criar reflexos, sobre uma extensa área, para close-ups.

TIFF (Tagged Image File Format) – É um tipo de formato de arquivo digital muito comum entre o meio de edição profissional de imagem. Tem a vantagem de permitir um tipo de compactação (LZW) sem perda de qualidade (oposto do formato JPEG). Este formato geralmente gera arquivos de tamanho grandes.

Time Exposure – Modo de disparo em 2 tempos para longa exposição. Aperta-se o botão de disparo para iniciar a exposição e aperta-se novamente para encerrar a exposição. Pode ser realizada através de controle remoto.

T-Number – É o número representante da transmissibilidade efetiva de luz que entra pela lente, levando-se em conta a distância focal e o diâmetro do diafragma. Portanto, o T-Number define a real quantidade de luz que atinge o sensor com uma determinada abertura, diferentemente do F-NUMBER que é uma medida padronizada e aproximada. Ver também F-NUMBER.

Tons Médios – Intervalo tonal compreendido entre as ALTAS LUZES e as SOMBRAS. Segundo a Teoria do SISTEMA DE ZONAS, de Ansel Adams, eles podem ser graduados em 8 zonas distintas. Comumente relacionado ao cinza médio presente na cena.

Trava do Foco – Também chamado de AF LOCK. Trava o comando do Auto Focus quando se deseja desfocar o assunto do centro, ou do fundo, sem perder o plano de focalização.

Tripé – Acessório de suporte à câmera constituído de três pernas, utilizado principalmente para fotografias de paisagens, vida selvagem, macro fotografia e longa exposição.

TTL (Through The Lens) – Espécie de leitura que se faz através da lente, p. ex. da quantidade de luz disponível na cena. Comumente relacionada ao uso do flash TTL.

Tubo de Extensão – Tubo encaixado entre a objetiva e o corpo da câmera, a fim de estender a distância entre objetiva e filme/sensor e, consequentemente, permitir a focalização mais próxima em objetos bem pequenos.

Vinheta – Desbotamento gradual das margens de uma foto até um preto ou branco uniforme, ao invés de contornos bem delineados.

Visor – Abertura na câmara pela qual o fotógrafo pode ver a cena a ser fotografada.

White Balance (Balanço De Brancos) – Dispositivo numa câmara fotográfica que permite compensar as temperaturas de cor que se desviam da luz de dia RGB de 5.500 graus Kelvin.

Zoom Digital – Recurso eletrônico em que se amplia a área central da imagem. Em alguns modelos de câmera digital pode ainda somar a interpolação.

Zoom Óptico – Recurso físico que altera a distância focal da câmera, preenchendo uma área maior do quadro com o objeto. Não há degradação da imagem por interpolação.

Zooming – Alterar a distância focal de uma lente zoom. Refere-se, também, à técnica de captura em que o botão do disparador é acionado durante o movimento de alteração de distância focal na objetiva zoom.

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