Foto Dicas Brasil Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera - Foto Dicas Brasil
Destacada_Comofotografarfogoadeartificio_FotoDicasBrasil2
11.540 views | by Simxer
Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Sou carioca, por isso não tenho como não associar fim de ano com “Réveillon de Copacabana” e apesar de sempre me surpreender com a tranquilidade da festa que sempre correu tudo bem em todos os anos que fui, nunca me aventurei a levar minha DSLR pra fazer fotos, por isso a dica hoje é pra quem, como eu, fotografa os fogos de artifício tanto do “Réveillon de Copacabana” como outras festas de fim de ano com outros tipos de câmeras.

Fotografando fogos de artifício com uma câmera compacta.

Comofotografarfogoadeartificio FotoDicasBrasil21 Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera

Fogos de artifício câmera compacta

Tecnicamente é bem simples fotografar fogos com uma câmera compacta, elas normalmente possuem vários modos de cena e claro que dentre eles o de “firework” ou “fogos de artifício”.

A dica aqui é que a câmera vai ficar com uma velocidade baixa para poder capturar a imagem e é ESSENCIAL que ela esteja com-ple-ta-men-te estável! Isso, você não pode se mexer ou sua foto até sai interessante naquele visorzinho da câmera, mas quando você abrir no computador… ela estará tremida.

O ideal seria um tripé, mas ninguém que ir para uma festa com isso né? Então vale colocar a câmera em cima de alguma superfície, ajoelhar, usar o amigo como apoio, prender a respiração… mas não pode balançar!

Se sua câmera não tiver o modo “fogos de artifício”, vale o modo “noturno” que fará a mesma coisa, desabilitará o flash, aumentará o ISO e baixará a velocidade, ou seja, tudo que faz uma foto tremer, por tanto mantenha ela estável.

Outra opção é o modo paisagem, que define o foco no infinito, aí cubra a lente com a mão no exato momento em que você pressiona o botão do obturador para que a falta de luz incentive sua câmera para tirar a foto com uma exposição maior.

Comofotografarfogoadeartificio FotoDicasBrasil31 Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera

Foto de fogos de artifício no chão

Seja criativo, observe onde poderá tirar fotos além do céu.

Fotografando fogos de artifício usando uma DSLR

Se você tem uma câmera compacta avançada ou uma DSLR, você pode usar controles de exposição manual para obter um resultado um pouco mais criativo.

Antes de mais nada, se estiver usando um tripé e possuir uma lente com VR (Nikon) ou IS (Canon), ou seja, que possuem estabilizador, desliguem, porque isso faz com que a lente tente compensar uma vibração que não existe e pode acabar criando uma.

Mude para o modo manual, se você não se lembra ou tem alguma dúvida, leia o artigo “O Temido Modo M” para lhe ajudar, nesse modo você pode ajustar a abertura e a velocidade do obturador separadamente.

Quando se está fotografando fontes de luz à noite, a abertura controla grande parte do brilho dessas luzes, enquanto que a velocidade do obturador determina quanto tempo as “trilhas” de luzes vão aparecer na foto. Minha sugestão é que comece com uma abertura f/8 e uma velocidade de 2” (segundos), reveja suas fotos no visor LCD pra ter uma ideia pra onde seguir. Se você quer fogos de artifício brilhantes, abra a abertura diminuindo o número f. Se a foto ficar superexposta (mais para estourada), aumente o número f.

Você pode obter excelentes fotos de fogos de artifício com uma ampla gama de configurações, não tenha medo de baixar a velocidade do obturador também.

Comofotografarfogoadeartificio FotoDicasBrasil41 Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera

Praia de Copacabana – Rio de Janeiro

Ao invés de simplesmente capturar fogos de artifício no céu, faça enquadramentos diferentes para incluir algumas paisagens e pessoas também.

Fotografando fogos de artifício usando um smartphone

Agora, a pergunta inevitável: você pode obter boas fotos de fogos de artifício com um smartphone? Infelizmente, smartphones simplesmente não estão equipados para tirar fotos de fogos de artifício. Uma limitação é a sua lente grande-angular inerentemente, outra é a sua incapacidade de controlar a abertura ou a velocidade do obturador.

No entanto, com um aplicativo como o Top Camera, que inclui a capacidade de forçar o seu telefone para utilizar o modo de obturação um pouco mais lento, você pode tentar capturar alguns fogos de artifício. Ao fazer isso, lembre-se estabilizar o seu telefone, uma vez segurando-o na mão, inevitavelmente dará resultados borradas.


Você pode estar tirando fotos à noite, mas você vai querer desligar o flash do smartphone nesse caso. Não só que remover a fonte de luz indesejada que acabamos de mencionar, mas também reduzir a velocidade do obturador.

Você pode desligar o flash do seu Iphone, por exemplo, tocando no botão da iluminação no canto superior. Tenha certeza que você selecione ‘off’, e não ‘auto’.

Comofotografarfogoadeartificio FotoDicasBrasil51 Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera

Foto de um Iphone fotografando fogos de artifício

Se possível, bloqueie o foco do seu smartphone, porque o ponto de foco pode ser errático. Se você está fotografando uma grande variedade de fogos de artifício a câmera focará o maior e mais brilhante, o que pode leva-lo a um cálculo errado da exposição.

Outro problema do foco automático é o atraso porque a câmera tenta encontrar o melhor ponto de foco e o valor do atraso dependente da quantidade de movimento e da luz no céu, nesse caso o atraso pode ser tão longo que você pode perder suas fotos.

No Iphone, por exemplo, você pode bloquear o foco e a exposição tocando e segurando o centro da tela de seu até que a caixa azul apareça. (IOS 5 e necessários.) Quando você remove o seu dedo, você vai notar uma pequena mensagem de ‘AE / AF Lock’ no logo acima botão do obturador da câmera.

Tente não se mover enquanto fotografa. Aliás, serve pra qualquer foto noturna.

Tripé aqui também pode ser uma opção, e alternativamente, você pode usar um aplicativo de câmera de terceiros com um temporizador interno que significa que você não precisa pressionar o botão do obturador. O problema com isso, é claro, é que vai ser quase impossível de definir um temporizador para capturar os fogos de artifício na hora certa, mas não deixa de ser uma opção.

Outras dicas

Uma vez que você pegar o jeito de fotografar fogos de artifício, tente definir a velocidade do obturador para a configuração “bulb”, se você tiver um. Bulb deixa o obturador aberto durante o tempo que você pressionar o obturador, e é uma ótima maneira de se certificar de que você capturar exatamente o que você vê no céu, você controlar quando a exposição começa e pára. Tenha cuidado para não deixar o obturador aberto por muito tempo, porém, ou você pode obter uma bagunça superexposta. Você sempre pode rever a sua última foto no visor LCD para ver como está se saindo. E claro que quanto mais lento, mais firmeza, no caso do bulb, um disparador eletrônico é bem vindo, ou então utilize o temporizador da câmera e faça alguns testes.

Comofotografarfogoadeartificio FotoDicasBrasil61 Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera

Fogos de “Réveillon de Copacabana”

Se você tem controle sobre o foco de sua câmera, ajuste-o no infinito e deixe-o lá. Os fogos de artifício estarão provavelmente muito longe, o ideal é fazer manualmente o foco da câmera no infinito, assim você vai economizar tempo e frustração. Nos modos “Fogos de artifício e modos Paisagem” isso é automaticamente ajustado para você, já com uma DSLR, você precisa se lembrar de colocar o foco para o infinito.

Além disso, deixe ISO da câmera na configuração mais baixa, provavelmente cerca de 100, de modo que você pode minimizar o ruído, que será pior do que o habitual por causa dos longos tempos de exposição. Da mesma forma, se sua câmera oferece um recurso de redução de ruído, é uma boa ideia ligá-lo.

Por último e não menos importante, procure uma boa localização e curta sua festa!

     Boas fotos e Boas Festas!

AssinaturaPosts  Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera

Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera 5.00/5 (100.00%) 14 votes
pixel Como fotografar fogos de artifício com qualquer câmera

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

9 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

336x280 A Passagem do Tempo Capturada em uma Única Foto

Uma série de vídeos Gratuitos..
Uma aula especial. Como você nunca viu por aqui….
Clique Aqui e Veja Agora