Foto Dicas Brasil Festa infantil, como fotografar? - Foto Dicas Brasil
Destacada_Festa infantil, como fotografar?
44.092 views | by Simxer
Festa infantil, como fotografar?

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Hoje falaremos especialmente com você que faz ou fará trabalhos de fotografia em festas infantis. Você já é fotógrafo profissional e deseja trabalhar nessas festas e vender as fotos para os pais e parentes das crianças? E se você é daqueles pais que adoram registrar festa infantil, também irá gostar das dicas de hoje.

Pois bem, fotografar festas infantis parece fácil, mas não é. São necessários alguns requisitos para que você possa ter sucesso no final do evento e para que as fotos saiam boas. Não é a mesma coisa que tirar fotografias de outras festas e eventos, apesar de alguns acharem isso. Leia nossas dicas e saiba o que é preciso para fotografar uma festa infantil.

Gostar de crianças

O que vou dizer pode parecer engraçado, mas é verdade: você precisa gostar de crianças para fotografá-las. Elas com certeza se sentirão mais à vontade e colaborarão com você se elas se sentirem bem – vindas e que você gosta de crianças. Portanto, se você não gosta muito de crianças e de brincadeira nas festas, é melhor fotografar outros eventos, para adultos. Tenha paciência, deixe as crianças se aproximarem de você, vá conquistando território aos poucos. Não chegue logo fotografando e muito menos já de perto, dê tempo a ela para se acostumar com sua presença.

Fotografar na altura dos olhos

É preciso que você se abaixe para fotografar na altura dos olhos das crianças. Fotos mais próximas ficarão muito mais bonitas, com resultado muito mais satisfatório do que se fossem feitas de cima. Compensa o esforço e o cansaço.

alturadosolhos Festa infantil, como fotografar?

 Chegue com antecedência na festa infantil

Você precisa chegar com algum tempo de antecedência, assim conseguirá tirar fotos do espaço onde a festa será realizada. Com certeza, a família desejará fotos da decoração e das mesas sem que alguém seja fotografado passeando por lá. Assim que as pessoas começam a chegar, elas circulam e ficam olhando tudo, pegando docinhos e salgadinhos e isso impede a foto somente da decoração. Fotografe tudo e capriche nos detalhes, pois tudo foi feito com muito carinho. Zoom neles! A antecedência não deve ser tanta também, entre 20 a 30 minutos está ótimo.

detalhesfesta Festa infantil, como fotografar?

Fotos da criança com os pais

Peça para os pais e parentes ficarem o máximo de tempo possível ao lado dos filhos. É comum os pais darem atenção aos convidados e as crianças ficarem brincando entre elas, mas as fotos entre pais e filhos são lindas e eles guardam como recordação da festa. Seja gentil e oriente com delicadeza, mas não deixe de pedir.

familia Festa infantil, como fotografar?

Fotos de pessoas importantes para a criança

Outra recomendação é perguntar quem são as pessoas mais importantes para a criança, além dos pais. Peça para os pais as indicarem e fotografe momentos das crianças com essas pessoas. Fica lindo e serve como recordação para sempre. Além disso, demostra cuidado e muito profissionalismo, pois você não está fotografando a esmo, deseja registrar tudo e não perder nenhum detalhe importante nem deixar ninguém de fora.

Fotos de amigos

As outras crianças são muito importantes para o aniversariante, por isso elas foram convidadas. Registre os momentos de afeto entre as crianças, as brincadeiras e atividades da festa. Mostre a interação e a amizade entre elas e fará fotos que lembrarão ótimos momentos da infância para ela quando for um adulto.

amigos Festa infantil, como fotografar?

De olho em tudo

Não é fácil, mas você precisará estar de olho em tudo. Preste atenção nos pais, nas crianças, nas pessoas importantes, enfim, em todos os convidados. É um momento único na vida daquelas pessoas e elas desejam o máximo de registros desse dia. Se for preciso, oriente para que os pais o sinalizem caso estejam precisando de alguma foto específica.

Simpatia

Não só nas festas infantis, você precisa ser simpático em todos os eventos nos quais fotografar. Mesmo que você não esteja passando por um momento fácil, tente deixar a situação um pouco de lado para que não interfira em seu trabalho. Um fotógrafo que não sorri não é simpático e acaba não sendo bem vindo e pode perder futuros trabalhos por causa disso. Os pais podem pensar que você não está gostando de fotografar a festa de seus filhos. Além disso, outros pais estão vendo o seu trabalho e uma festa pode gerar outra.

Indicação de trabalhos

É muito bacana se você indicar e for indicado por outros profissionais da área de festas. Geralmente os profissionais são questionados se conhecem determinada empresa especializada em algum tipo de trabalho, como Buffet, animação, locação de espaço, até mesmo fotografia e um profissional pode indicar o outro, gerando uma rede de contatos. Por isso, é muito legal ter cartões de diversas empresas com você, assim como o seu cartão pode render futuros trabalhos se estiver nas mãos de outros profissionais.

Vocês podem até combinar uma comissão por indicação, mas acho legal a troca de gentilezas mesmo, um indica o outro e se forma uma amizade cordial entre as pessoas.

Preparo físico

Fotografar festas infantis dá bastante trabalho, além de todos os pontos que abordei aqui, gosto de lembrar que geralmente são eventos que você passa a maior parte do tempo agachado, ou levantando e ajoelhando… e se você não tiver um preparo físico pra isso, acabará achando o trabalho mais difícil ainda.

Com um pouco de planejamento, disposição e alegria, tenho certeza que suas fotos serão um sucesso!


       Hasta!

AssinaturaPosts  Festa infantil, como fotografar?

Festa infantil, como fotografar? 4.80/5 (96.00%) 10 votes
pixel Festa infantil, como fotografar?

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

78 Comments
  • A matéria sobre festa infantil me ajudou muito, ótima.

  • Ola ,gostaria de saber se posso fotografar um aniversario com uma D90 lente 18-55 sigma e flash sb 600 ?Estou pensando em comprar uma lente 85m 1.8 e tenho duvidas se a 85m ou a 50m .Muito obrigado por todas dicas adorei e me ajudou muito !

    • fotodicasbrasil

      Olá Luciana, eu acredito que seja possível fotografar sim, não tenho como saber exatamente as condições de luz, quantidades de pessoas, etc. Mas pensando em algo dentro da mádia, talvez a você sinta falta de um pouco de zoom com 18-55mm. As duas lentes são ótimas, mas pouco versáteis para fotografia de eventos.

      Obrigada pela leitura.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá, adorei as fotos, ficaram lindaas. Qual a câmera que foi usada para fotografar?? Gostei da qualidade, especialmente da foto dos docinhos no pirulito!!

    • Olá Adriana, foram feitas em câmeras profissionais, mas o que determinou a beleza das fotos, mas poderiam ter sido feitas com outros equipamentos também.

      Abraços e obrigada pela leitura.

      Simxer

  • oi Simxer… Gostaria de saber a agenda dos seus workshops.

    • fotodicasbrasil

      Oi Simone, estamos para lançar um em final de agosto, se você já é assinante do Foto Dicas Brasil, vai receber uma notificação quando a inscrição abrir!

      Abraços,
      Simxer

  • Olá Simone.estou começando na fotografia e gostaria de saber o seguinte ,normalmente fotografo as festas infnatiis com D90 lente 50 mm 1,8 para detalhes , e uma 17-50 mm 2,8 para o restante , ainda tenho uma 24-70 mm 2,8 e flasb SB600 . minha pergunta é ,seria necessário a 24-70 ?

    • Oi Bebeto, primeiro obrigada pela leitura.
      Quanto a sua pergunta, você não precisa da 24-70mm (que é uma ótima lente!), se você não sentir falta de mais zoom, porque mesmo em uma câmera cropada como D90, a 50mm não tem muito alcance, mas se você consegue bons resultados, não precisa se preocupar. Eu arriscaria a 17-50 e a 24-70 e deixaria a 50mm só para alguma coisa mais criativa…

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Simxer

  • Olá, tudo bem?

    Seguindo seu conselho, fotografei o aniversario com a 50mm e com a lente18-105mm, do kit, as fotos ficaram ótimos, fui muito bem sucedida, li muito as dicas sobre aniversário infantil e não tive problemas, foi só elógios. Agradeço pelas dicas.

  • Tenho 23 anos equipamento D5100 lentes, 18-55,35mm1.8 e uma 28-300 tamron e um flash sb700, e gostaria muito entrar nesse ramo do mundo da fotografia, porem voce comentou sobre preparo fisico, e o ideal é começar assim com festas infantis, o problema que eu tenho artrose no tornozelo, será que vou ter algum problema com isso ? obrigado.

    • Tiago!
      Obrigada pela leitura!
      Você não precisa necessariamente fotografar festas infantis, elas realmente exigem um pouco mais do físico, já que você precisará ficar abaixando toda hora e não sei avaliar o quanto da sua artrose no tornozelo poderia atrapalhar.
      Eu sou de uma filosofia que somos capazes de fazer absolutamente o que queremos, mesmo! Por isso acho que independente do que escrevi, você deve sempre tentar, é muito bom aprender com a experiência dos outros, mas é mais importante testar nossos limites! E somente fotografando você descobrirá se gosta deste gênero de registro ou se quer seguir para outro caminho, a fotografia é um dos ramos mais amplos de atuação, tenho certeza que achará o seu. Você tem um equipamento bem versátil, e isso está a seu favor para poder fazer muitas expeiências fotográficas.

      Espero ter ajudado, e conte comigo para qualquer dúvida.

      Abração,
      Simxer

  • Olá, tenho apenas uma Canon t3i, será que consigo fazer fotos de festa infantil? Grata,

    Aline

    • Oi Aline, sim, você consegue fotografar, o que vai determinar mais ainda o sucesso, é a lente que você irá usar e provavelmente um flash externo, se quiser passe o equipamento e eu poderei te orientar melhor.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá adoro a lente 50tinha da nikkon, mas fico com pouco espaço a frente com ela! Teria alguma lente prime como essa onde as fotos ficam boas e claras? E eu continue com a qualidade da 50 mm?

    • Olá Joice, eu gosto muito de trabalhar com a 85mm, inclusive pra estúdio, tendo o cuidado com a distorção, ela trás qualidade e proximidade qua a 50mm não me dá.

      Abraços,
      Simxer

  • Gostaria de saber se posso fotografar um? aniversario com uma semi profissional sony hx1

    • Oi Alexandre, em princípio você pode fotografar qualquer coisa em qualquer câmera, se você tiver domínio do seu equipamento, provavelmente terá melhores resultados do que aqueles que não tem.

      A Sony HX1 é uma superzoom, o que pode dificultar um pouco em fotos mais criativas, como as de fundo desfocados, mas como disse, se você tiver total controle das configurações dela, é possível conseguir ótimas fotos.

      Abraços,
      Simxer

  • Boa noite!
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    Tenho a seguinte duvida, tendo como exemplo a foto acima da familia em torno do bolo.
    Qual a configuração para todos ficarem em foco e o fundo desfocado.
    Já tentei, só que normalmente só uma pessoa fica focada.
    Minha configuração de Focagem:
    Modo de focagem: AF-S
    Modo de área de AF: AF de ponto simples
    Lente 35mm 1.8G em 2.8

    Equipamentos:
    Nikon D5100
    Nikon D7000

    Lentes
    35mm 1.8G
    50mm 1.8D
    55-200 mm 4.0G

    Pode me dar uma luz?
    Grande abraço.

    • Oi… Caveira 66?? 🙂
      Você tem excelentes equipamentos para conseguir qualquer foto. Eu não sei em qual configuração a foto foi feita, mas pela minha experiência fotográfica, o que manteve todos em foco foi uma abertura média, acredito que por volta de 5.6 a 7.0, mas pra esse fundo desfocado o determinante foi a distância do fotógrafo em relação às pessoas e também deve ter usado uma lente com zoom o que mesmo em uma abertura menor, consegue diminuir a profundidade de campo para o desfoque.

      Eu também uso o AF ponto simples o tempo todo, mas sugiro você tentar reproduzir a foto com a 55-200mm usando o zoom, e também testar com o AF varrendo a foto.

      Qualquer dúvida, a gente continua a partir daqui.

      Abraços,
      Simxer

  • Boa tarde!
    Menina obrigado por compartilhar seu conhecimento.
    Vou fazer os teste e retorno com os resultados.
    Aproveitando a oportunidade qual o tipo de medição você prefere de um modo geral?
    Eu só uso o Matricial, é isso mesmo?
    Mais uma vez obrigado.

    • Olá Caveira66, sim eu costumo usar a matricial e mudo em momentos muito específico. A minha percepção é que cada vez mais as máquinas estão ficando mais inteligentes em relação a estas medições, percebo pelas câmeras dos meus alunos, quanto mais avançada, menos é a diferença entre estas medições. Meu conselho é que primeiro fotometre e use todos os recursos que para a medição correta, se ainda assim a foto não está saindo como gostaria, então mude o modo de medição 🙂

      Abraços,
      Simxer

  • Boa tarde!
    Simxer,
    Não sei se é permitido, encontrei esse documentário(Luz Escura a arte dos fotógrafos cegos)
    no YouTube é muito bacana.
    Tem como compartilhar ?
    Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=ew3EE7lwLJs
    Obrigado

    • Claro que é permitido, é sempre bom contar com outras referências para acrescentar nossos conhecimentos e esse documentário é muito legal!

      Obrigada!

      Abraços,
      Simxer

  • Boa tarde!

    Muito legal o site, ajuda muito pra quem esta iniciando assim como eu! Gostaria muito de uma ajuda, esse final de semana eu fotografei um batizado e percebi que com a lente do kit (18-55 ) fica meio dificil de pegar as coisas mais longes com nitidez. Achei a lente Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 AF DI-II LD, por um preço bem interessante, será q vale a pena? Tenho uma Nikon D5100.

    obrigado e Parabéns!

    • Oi Daniel, a 18-55mm é bem cruel mesmo, ela acaba não sendo nem tão grande angular, nem tem muito zoom, apesar de uma qualidade ótica bem legal.

      Bom olhei alguns reviews e o da Photozone resume bem: Não há almoço grátis, ou seja, ela sacrifica em outros pontos e isto inclui a qualidade ótica, mas eles indicam como sendo uma boa opção.
      http://www.photozone.de/Reviews/292-tamron-af-18-

      A minha opinião é que como você está iniciando, pode ser um investimento que quando você evoluir um pouco mais e ficar mais exigente seu olhar, já vai ter lucrado o suficiente pra fazer o upgrade também.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá! Gostei muito das dicas vou por em prática. Eu sou iniciante e já fiz alguns trabalhos com festas infantil uso lente 50mm e a que vem no kit 18-135 e estou tendo dificuldades com 50mm . O que faço?

    • Oi Humberto, preciso que me diga qual dificuldade você está tendo para poder te ajudar. O problema é Foco, muita luz, enquadramento? Ou outra coisa?

      Abraços,
      Simxer

  • Quando eu vou conferir as fotos ,vejo que está um pouco desfocado

    Isso quando uso abertura maior ,1.8. Já com a lente 18-135 ,não tenho dificuldades .

    • Oi Humberto, a abertura f.1.8 tem uma profundidade de campo curtíssima, e ela é ideal pra desfoques criativos onde você está bem perto do que quer em foco. Não é indicada para coberturas de eventos que você tem situações em que precisa de várias coisas em foco, na maior parte do tempo irá trabalhar com aberturas acima de f.3.5 e f4.0 pra garantir o foco mínimo.

      Use a 50mm só para "ensaios", mesmo em eventos, ou seja, planeje o que quer fotografar com ela. a 18-135mm por ser de abertura máxima f3.5 já garante um cobertura mais tranquila.

      Um abraço,
      Simxer

  • Olá! Estou iniciando minha vida como fotógrafa com possibilidades de fazer aniversários infantis. Possuo uma Canon t2i, lente 50mm e 18-55mm. Estou considerando comprar flash para melhorar a qualidade de fotos em ambientes com pouca iluminação e pensei em comprar o flash ttl intermediário da Canon (430 EX II).

    Queria saber sua opinião sobre esse equipamento para iniciar minha vida como fotógrafa. E se vale mais a pena investir em uma outra lente em vez do flash (dinheiro não permite que eu invista nos dois nesse momento!).

    Obrigada!

    • Oi Débora, eu acredito que com este equipamento o Flash se faça mais necessário, pelo que entendi você está começando, e apesar de ser uma configuração um pouco antiga, acredito que você vai conseguir fazer as fotos que precisa. E acredito mais ainda que você mesmo vai sentir a necessidade da troca conforme for evoluindo seus trabalhos.

      Domine bem a fotometria e seu equipamento!

      Boa sorte, qualquer coisa, é só perguntar.

      Abração,
      Simxer

  • Olá,Parabéns pela postagem ajudou muito.

    me tira uma dúvida, Qual lente tem mais “zoom” ?

    85mm 1.8 ou a 50mm 1.8 ? (Fixa)

    preciso de uma lente com maior enquadramento (que pegue varias pessoas na foto) sem precisar se afastar muito (no caso da 50mm)…. tipo: a 50mm ela tem uma distancia,a 85 é mais perto ou mais longe ? Nao sei se entendeu,mais é isso- Obrigado 🙂

  • Boa noite! Tenho uma canon t5 e com uma lente 55- 18 consigo fazer um aniversario e qual lente voce indica para montar um quite para fazer festa infantil estou comecando agora.

  • Bom dia!!! Estou iniciando e quero apenas fazer boas fotos da minha família e de eventos familiares mesmo! Tenho uma nikon 3200 e a lente do kit 18-55.
    Gostaria de saber qual lente comprar para fotografar fotos mais distantes, como por exemplo apresentações de escola.
    E qual flash?
    Qual lente e mais usada para fotografar aniversários?

    Desde já, agradeço muito a atenção!

    • Oi Clarice, tudo bem?
      Pra quem está iniciando com uma Nikon, indico a 18-105mm por ser uma lente mais versátil, e como sua câmera é cropada, terá um zoom legal.
      Essa lente pode perfeitamente ser utilizada para fotografar aniversários.
      E o Flash pode ser o SB900, ou até mais modesto 🙂

      Abraços,
      Simxer

  • Olá,
    Parabéns pelo texto. Ele é simples mas, com ótimo conteúdo.
    Tenho uma pergunta: em festas infantil você utiliza alguma objetiva fixa ou, com "zoom"? Se utiliza, qual é??

    Desde já agradeço!

    • Oi Rafa, obrigada pela pergunta.

      Eu gosto muito de trabalhar com lentes fixas e zoom. Faço fotos criativas com a 50mm ou até mesmo a 35mm e gosto de usar a 70-300mm pra detalhes, mas também já trabalhei com a 28-135mm com excelentes resultados. Pra mim, o mais prático são suas câmeras, cada uma com um tipo de lete, mas como disse você pode trabalhar com uma lente com um range (distância entre o maior e menor número de mm da lente) bem maior e assim ser mais versátil.

      Ajudei?

      Abração,
      Simxer

  • Olá, eu tenho a Nikon D90 com as lentas 18-55 e 55-200 + flash sb910 e estou sentindo falta de luminosidade nas fotos, gostaria de saber uma lente boa pra ter bastante qualidade e luminosidade nas fotos de aniversários infantis… Estava pensando em investir na 50mm 1.8D, oq acha? acha que faria bastante diferença?

    • Oi Karen, a 50mm 1.8 é bem clara e você poderia fazer muitas, só fique atenta porque abertura f/1.8 tem uma profundidade de campo muuuito curta, então você precisará estar próxima do que quer em foco, não é uma lente para fotografar "a festa" inteira, mas você consegue muitas fotos com fundos criativos, com certeza vai te dar um up 🙂

      Abraços,
      Simxer

  • Olá Caro,

    Eu já pensei em trabalhar com fotos e analisando a dica que oferece referente aniversário infantil, gostei do que disse e pretendo começar a trabalhar na área de fotografo. Possuo uma Sony a3000 55mm e gostaria de saber se dá pra começar a trabalhar sem precisar do equipamento de flash inserido na câmera? Qual é o valor real que se cobra em um aniversário e qual valor posso cobrar sendo que estou iniciando?

    • Oi Luan, tudo bem? Você não disse qual a abertura da sua lente, então não tenho como avaliar se precisa de um flash externo, mas acredito que seria o ideal. Minha sugestão é que experimente fazer um aniversário para testar as reais possibilidades da sua câmera.

      Antes de cobrar por um trabalho é interessante você fotografar no modo manual, assim conseguirá controlar melhor a luz da sua câmera e neste caso facilitará não ter um flash no início. Se por acaso não leu meu Ebook – Fotometria Simples, então comece por aqui: http://fotodicasbrasil.com.br/fotografia-fotometr

      Outro ponto importante é fotografar em raw, também aumenta suas possibilidades: http://fotodicasbrasil.com.br/raw-isso-e-pra-mim/

      Quanto ao valor, varia de maercado pra mercado, de equipamento (o quanto investiu) e muitas outras coisas, leia este artigo que vai ajudá-lo: http://fotodicasbrasil.com.br/o-valor-profissiona

      Abraços e boa sorte,
      Simxer

      • Agradeço desde já a resposta. Fico feliz pelo profissionalismo da sua parte, pois respondeu de imediato. Eu estou estudando tudo que tem haver a área. Tudo de informação que possui seu blog estou interessado em aprender. Agradeço desde já a compreensão. De onde você é? Faria um trabalho aqui na minha cidade durante uma semana pra dar aula pra uma turma de publicidade e propaganda? Reuno o interesse dos grupos e você fica hospedado por conta nossa aqui no período de 5 dias talvez só pra nos ensinar todos os macetes da fotografia e você cobra o valor por pessoa que achar justo. Caso não, agradeço mesmo assim suas dicas.

        Grato Luan

  • Bom dia, ótimas dicas. Fotografo crianças, eventos infantis e recém nascido.

    Tenho uma 50mm 1.4, uma 24-70mm e um d610.

    Estou em

    Dúvida se compro uma 105mm pra detalhes e ensaios com

    Desfoque e bom bokeh.

    Ou se invisto numa 85mm 1.8 ou 1.4. O que me sugere.

  • Boa noite , gosto muito de suas postagens
    Sou amante da fotografia tenho uma Canon t5i 18-55mm e 70-300 com flash 430exII , as fotos que mais gostos são aquelas espontâneas e festas gostaria de alguma dica de upgrade que possa fazer !! Obrigado

    • Oi Ricardo, você não disse se é pra fotografar profissionalmente ou não, como hobbysta pode pensar em alguma câmera semiprofissional, já que a sua é de entrada e por si só já daria alguns resultados diferentes, mas seriam mais em termos de necessidades profissionais, do que em resultado fotográfico. Ou seja, depende do que você está buscando.

      De qualquer maneira considere adquirir meu ebook onde ensino como escolher seu próximo equipamento, pode ser muito útil pra você http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-

      E só mais uma, de todo seu equipamento, o mais "defasado" é o flash, então dependendo das suas expectativas, talvez este seja o caminho.

      Grande abraço e sucesso pra você.

      Simxer

  • Olá , Parabéns pelo trabalho e pelo esclarecimento das dúvidas de todos !!!

    Estou para fazer um aniversário infantil e tenho uma 60 D , com a lente do kit 18-135 e uma 50 mm 2.8

    Estou na dúvida se compro um flash ou se compro um flash e uma 17-50 2.8 da sigma ( o investimento é relativamente alto para mim ) .

    Será que consigo obter bons resultados com a 18-135 + um flash ?

    A mãe do aniversariante é conhecida e sabe que estou iniciando , mas quero entregar boas fotos para ela .

    Obrigado

  • Boa Noite,
    Tenho uma D5100 e estou muiiiiito chateada qdo preciso fazer uma foto da pessoa em movimento(manter congelada) e a foto sempre sai escura ou seja, tenho que aumentar a velocidade para no minimo 1/125, diafragma 100% aberto, mas qdo aumento a velocidade o fotometro fica sempre pro lado escuro….resumindo: Não consigo fazer a foto pq sai escura e a pessoa congelada….mas o meu interesse claro, é uma foto clara com a pessoa congelada…..Vou fotografar um evento com crianças no dia das crianças e to com medo de dar errado. Não uso flash. A lente que to utilizando E tb vou utilizar no evento, é uma 24-70mm e a 18-55mm
    Desde ja muito brigada pela ajuda

    • Oi Ilana, você precisa de mais luz, não tem saída, ou um flash ou uma lente mais clara. Não sei em que condições você está fotografando, mas para congelar uma pessoa, você tem que usar velocidade alta, mas com sua câmera, não acredito que precise de 1/125, experimente diminuir um pouco a velocidade. Imagino que você já tenha aumentado o ISO, senão, faça testes e descubra qual a melhor configuração, se a velocidade ou o ISO não resolverem, só flash ou lente clara mesmo, ok?

      Abraços,
      Simxer

  • Boa noite,

    Tenho uma d5100 e uma lente 18-105mm e um flash, quero comprar outra lente para fotografar festa infantil, quero uma lente clara, rápida e com nitidez, e com foco rápido, a minha o foco demora muito. Qual lente você me aconselha?

    • Existem várias lentes mais rápidas e claras que a sua, mas talvez menos versáteis. Uma excelente opção é 24-70mm.

      Abraços,
      Simxer

  • Boa noite, obrigado pela postagem e respostas ao pessoal! Tenho uma 60D com lente 18-135 (kit) quero começar a tirar fotos de buffet infantil, vou comprar um flash 460II, tem uma 50mm para detalhes como vc comentou! Vc acredita que com essa lente consigo boas fotos ou devo trocar por uma outra melhor, mais versátil? O que vc recomendaria! E o Flash, TTL vai que vai? Porque flash me mata, quando uso eles da um trabalhão! Abx e obrigado!

    • Oi Vinicius, sim, você consegue bons resultados com esse equipamento e lentes. Eu gosto muito da fotometria em conjunto com o flash, ou seja, fotometrar ao máximo no modo manual e o Flash (TTL!!) complementar, até porque a sua lente é escura, mas já trabalhei com ela e dá pra fazer bastante coisa.

      Se não fotografar no modo manual, considere adquirir meu ebook Fotometria Simples – Você no Controle da Luz. <a href="http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/a…” target=”_blank”>www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-livro/a…

      Abraços,
      Simxer

  • Boa noite! Obrigada pelas dicas, me ajudou muito. Estou começando, e vou fazer minha primeira festa infantil daqui a 01 semana. Será em um salão de festas de condomínio. Tenho um Nikon D3100 com a lente do kit 18-55mm. Não possuo flash, mas já usei o flash da câmera com um difusor em situações escuras e consegui bons resultados. Quais dicas você pode me dar para conseguir boas fotos nesta situação? Obrigada!

  • Oi, tudo bem? Já fotografo profissionalmente há meio ano. Mas agora fotografarei pela primeira vez uma festa infantil. Como trabalho com bastante ensaios externos e a luz do dia não tenho flash externo. A festa será num salão, de dia, já conheci o ambiente e é claro. Será que me viro com as lentes 50mm 1.8, 55-250m e 18-55mm? Tenho uma canon t5i. Qual das lentes achas mais propícia? Abraço

    • Sim! Fique atenta a 50mm por causa da curta profundidade de campo, o ideal é usá-la para desfoque de fundo criativo e retratos do aniversariante. A cobertura geral pode ser feita com as outras duas, mas acredito que a 55-250mm vai atender melhor.

      Abraços,
      Simxer

  • Boa tarde, trmho uma canon eos rebel t5 , lente 18-55mm e um flash externo tt560.

    Posso conseguir boas fotos de ensaios fotográficos de gestantes, festas infantis tc..? Agradeço suas dicas, são valiosas !

  • Boa tarde!
    Estou iniciando meus trabalhos neste mundo da fotografia! trabalho que já estou amando! Tenho uma Canon 6D com uma lente 1.4 50mm. Minha dúvida é em relação a cobrir festas infantil, consigo fazer com essa lente? é necessário o uso do flash?
    Obrigada

    • Oi Mayara, cobrir sim, a profundidade de campo que é muito rasa e pode dificultar bastante colocar as coisas em foco.

      Leia este artigo que vai te ajudar a entender melhor: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sob

      A 6D é excelente, pense em uma lente mais versátil como a 24-70mm, e pense com carinho em uma lente zoom também, pode ajudar nos resultados. O flash será necessário dependendo das condições da festa, ou gosto mais de lentes mais claras/fotometria/pós-produção, mas às vezes ele é um "mal" necessário para fotografar eventos.

      Só nesse caso também que não gosto dele, nos ensaios abertos ou fechados, ele é o que há.

      Abraços,
      Simxer

  • Bom dia, estou começando agora nesse "mundo" contagiante e magnífico da fotografia e exatamente com festas infantis, batizados, crismas, formaturas, enfim gostaria de saber em qual lente investir para esses eventos. Tenho uma Nikon D3300 como disse estou começando qual lente ou quais lentes seria ideal pra fotografar esses tipos de eventos, desde já agradeço e parabéns por esse projeto ajuda muito o aprendizado não só para quem esta começando como pra quem já esta a mais tempo na fotografia.

    • fotodicasbrasil

      Bom dia Marcelo, tudo bem?
      Você não disse que lente você tem, mas imagino que seja a 18-55mm. Para quem está iniciando, o ideal são lentes mais versáteis, assim não precisa ficar trocando durante os eventos, e levando em conta que você está com uma câmera de entrada, as lentes 18-105mm ou a 18-140mm – que é a atualização da Nikon para a 18-135mm, e essa já com estabilização de imagem (VR) – ou a 18-200mm, podem ser excelentes opções. Uma outra opção seria complementar a lente 18-55mm com uma 55-200mm e assim teria o zoom que vai lhe fazer falta para fotografar esse tipo de eventos. Fique atento por que as 3 primeiras lentes (18-105mm, 18-140mm e 18-200mm) por terem ranges maiores, possuem menores qualidades óticas do que a 18-55mm e 55-200mm, ok?

      Você também pode investir em uma 50mm f/1.8 se quiser mais luz e fotos de desfoque mais criativo, mas seria um complemento!

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

  • Boa tarde!
    Fotografarei uma festa de aniversário e tenho dúvidas quais configurações usar.
    Tenho uma T5 com a lente do kit e uma adicional de 50mm.
    Pode me enviar sugestões e configurações?
    Ontem fiz um teste com o aniversariante e tive bastante dificuldades… rs
    Help!

  • Boa tarde,queria saber numa festa qual seria melhor usar, automático, P , S , M. qual deles é o melhor.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!