Foto Dicas Brasil Exif – melhore suas fotos com este recurso! - Foto Dicas Brasil
Exif – melhore suas fotos com este recurso
20.042 views | by Simxer
Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Você sabe o que é exif?

Exif é um recurso criado pela empresa JEIDA (Japan Electronic Industries Development Association). Seu nome é a abreviatura de Exchangeable image file format e são dados gerados pela maioria das câmeras fotográficas. Ao fazer uma imagem, o exif grava algumas informações técnicas sobre a foto. Podem ser registrados dados como data e hora, quantidade de pixels utilizados, velocidade do obturador, abertura, zoom, ISO, câmera utilizada, distância focal, citando alguns exemplos. Essas informações embutidas na imagem irão depender das configurações da sua câmera.

Saber ler as informações de uma foto, é um dos principais recursos para quem está iniciando, essa é uma das primeiras recomendações que faço para todos os meus alunos do meu Curso Online Fotografia Profissional Para Amadores, mesmo que neste momento você não saiba ainda interpretar todas essas informações, esse é um dos conhecimentos que você usará sempre em toda a sua jornada fotográfica, e para você entender melhor do que estou falando, vamos exemplificar com o Flickr.

Utilizando o Flickr para entender o que é exif

O Flickr é uma rede social para armazenamento e compartilhamento de fotos. Você faz o cadastro, posta as suas fotos e também tem acesso a milhares de fotos postadas por outros usuários. Se você é iniciante em fotografia, vale a pena fazer o cadastro e conferir fotos realmente lindas. O legal do Flickr é que nas configurações da foto aparecem os dados para você ajustar sua câmera e fazer as fotos iguaizinhas às postadas! Os dados exif aparecem para você copiar e mandar muito bem em suas fotografias! Obtenha dados desde a marca da câmera, tempo de exposição, sensibilidade ISO e até se o flash estava habilitado ou não. Lembrando a você que esse não é uma propaganda nem incentivo ao Flickr, e sim um exemplo de site para você obter o exif e entender melhor o que ele é.

Vou pegar uma foto que fiz do Jardim Japonês no Jardim Botânico do Rio no meu Workshop de fotografia pra mostrar do que estou falando:

Então é só entrar em uma galeria, clicar na foto e quando ela for visualizada em tamanho maior, clicar em cima das 3 bolinhas brancas que aparecem no canto direito inferior da foto (que ficará rosa) e uma das opções que irá aparecer é a de “visualizar informações de Exif”.

EXIFLICKER FBLOW Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Jardim Japonês – JBRJ – ©Simxer   –  Clique na imagem para visualizá-la com uma resolução maior (252KB)

Então uma página é aberta com várias informações sobre a foto em questão e aqui vale uma observação, que nem todas estão disponíveis para esse recurso, quando temos uma conta PRO, podemos desabilitar essa função.

EXIFFLICKERJB2LOW Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Clique na imagem para visualizá-la com uma resolução maior (303KB)

E no caso do Flickr ele traz bastaaaaante informação a respeito da foto, praticamente um tutorial de como ela foi feita!

E para que serve o exif?

Bom, acredito que isso já ficou subentendido nos parágrafos acima, né? Vamos somente dar mais uma pincelada nos objetivos agora. Para fotógrafos amadores, que veem as fotos perfeitas de profissionais e desejam fazer imagens tão bonitas quanto, o exif é fundamental. Até o nome do fotógrafo pode aparecer no exif, como no meu caso aí de cima (Simxer), dependendo das informações exibidas na câmera. Essas informações que aparecem são bem relevantes e você pode aprimorar suas fotos através dessas informações técnicas apresentadas.

Uma vez tive que fotografar um show, e tinha um fotógrafo especialista em shows que eu adorava as fotos dele, então levei um tempo estudando as fotos que mais gostava e foi extremamente útil pra mim!

Aqui uma das fotos do show do Barão Vermelho com duas leituras de Exif feitas por programas diferentes, uma feita no ACDSEE Pro 7 e outra no Photoshop CS6 (é só ir em “File”> File “Info” e depois visualizar as informações na aba “Camera Data”).

Exif2 ACDSEEPRO7LOW Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Clique na imagem para visualizá-la com uma resolução maior (183 KB)

Exif PHOTOSHOPCS6LOW Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Frejat (Barão Vermelho) ©Simxer – Clique na imagem para visualizá-la com uma resolução maior (106 KB)

Se lembra das câmeras de filme, né? Essas informações de exif não apareciam nas imagens dos rolos de filmes e, para obtê-las, eu anotava em bloquinhos que eram a extensão do meu corpo e repassava os dados para os meus amigos que fotografava junto comigo. Hoje ficou bem mais fácil, com certeza!

Outra informação legal que o exif armazena é o número de série da câmera. Caso a máquina seja roubada, através do exif pode – se descobrir onde o equipamento está e também serve como prevenção para o fotógrafo contra o uso ilegal de suas fotos, sem os direitos de imagem.

Quais os programas que leem exif?

Chegamos na metade do texto e você já sabe o que é exif e para que serve. Mas, quais os programas que o leem? Para obter as informações embutidas na imagem, você deverá ler as fotos em um computador que contenha algum programa específico. Os editores de imagens são alguns exemplos, muitos deles gratuitos.

Softwares como Exif readers e Exif editors são bastante utilizados para ler as fotos e com o segundo exemplo você também pode editar as informações. Outra opção é usar as extensões para os browsers “Firefox” e “Google Chrome”, por exemplo, eu estou usando o “Exif Viewer” que me mostra, se disponível, o Exif de uma imagem na Internet ou no meu computador.


Lembramos aqui que o ideal é preservar o exif das fotos, não o editando, pois esses dados são valiosos. Alguns programas de edição, por exemplo, podem corromper o exif, removendo informações importantes. Uma edição legal a se fazer, caso sua câmera não possua GPS embutido, é gerar a localização através de softwares de rastreamento. Esse recurso é fundamental se você desejar expor sua foto no Google Earth.

Alguns editores de imagem danificam o exif simplesmente por diminuírem o tamanho da imagem automaticamente. Existem programas que apresentam seu nome na foto, informando que ela foi editada. Um exemplo disso é o Adobe Photoshop.

A edição pode comprometer a veracidade da foto, não colaborando com outros fotógrafos e gerando dúvidas quanto à autenticidade dela, se é real ou se foi feita uma montagem. Não é isso o que você deseja para suas fotos, não é mesmo?

Para finalizar essa parte, seguem abaixo alguns leitores e editores de imagens mais recentes e confiáveis.

  • Adobe Photoshop
  • Adobe Photoshop Elements 11
  • Corel PaintShop Pro X5
  • Axel Rietschin FastPictureViewer
  • Other picture viewer
  • Adobe Photoshop CC
  • ACDSee Pro 7
  • Lembramos novamente que o nosso objetivo é o conhecimento e não a divulgação de softwares ou marcas!

Outra ótima opção é visualizar no próprio “Windows Explorer”, basta você clicar na imagem aberta com o botão direito, depois em “propriedades”  e na caixa de diálogo que se abre clicar na aba “detalhes”, e voilá, as informações que tanto buscamos.

Neste exemplo, dá pra ver a minha foto ainda em Raw no ACDSEE Pro 7 e as mesmas informações na foto já exportada em jpg com os mesmo dados no Visualizador de imagens do Windows.

Exif ACDSEEPRO7LOW Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Clique na imagem para visualizá-la com uma resolução maior (136 KB)

Exif Windows7LOW Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Pedra Bonita/RJ – ©Simxer – Clique na imagem para visualizá-la com uma resolução maior (296 KB)

Como aprender usando o exif?

Como eu disse, dá pra estudar e muito usando o exif! Com as informações técnicas arquivadas em cada foto, você pode aprender a fazer fotos iguais às do fotógrafo que você admira. Essas informações servem tanto para profissionais aperfeiçoarem suas técnicas quanto para amadores e iniciantes aprenderem as configurações e ajustes da câmera para melhorar a qualidade de suas fotografias.

Eu, por exemplo, toda vez que um aluno do meu Curso Online pede a minha opinião sobre as suas fotos, eu imediatamente avalio primeiro o EXIF, assim posso compreender até onde ele conseguiu colocar em prática seus conhecimentos pra chegar aquele resultado, e posso facilmente orientá-lo como melhorar, se for o caso.

Bom, nosso artigo chegou ao fim e espero que você tenha aprendido o suficiente para se animar a experimentar esse método tão legal de aprender. Estude o exif e torne-se um fotógrafo melhor, vale a pena!

Agora que você já entende o que é Exif, segue o da imagem destacada neste artigo, o simpático pássaro colorido:

Empoleirado em um carvalho. Palm Bay, Florida – autor ©Layton Parham
Canon 1D Mark IV, Canon 500 MM, F4L IS, @ F4, 1/250 Sec, Iso 400, 1.4 Teleconverter

      Abraços e vamos juntos!

AssinaturaPosts New Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Exif – melhore suas fotos com este recurso! 4.98/5 (99.53%) 43 votes
pixel Exif – melhore suas fotos com este recurso!

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

8 Comments
  • ola amiga simxer boa tarde eu tenho uma camera NIKON D5100 USO UMA LENTE 50M 1.8 SOU INICIANTE EM FOTO E GOSTO MUITO DE TIRAR FOTOS EU QUERIA SABER SE VC PODERIA MANDAR VIA EMAIL PARA MIM ALGUMAS CONFIGURAÇOES PARA ESTA LENTE PARA MIM TIRAR FOTOS NA IGREJA QUE COMGREGO DE PREFERENCIA CONFIGURAÇOES PARA FOTOS TIRADAS ANOITE NA IGREJA. SEPODER MANDAR VIA EMAIL. SE TIVER QUE PAGAR POR ESTA AJUDA MANDA O VALOR PARA MIM QUE EU PAGO A VC TA …

    • Oi Luiz,

      Eu adoraria ser possível fazer o que me pediu, mas infelizmente você só pode determinar a configuração da sua câmera de acordo com a luz do lugar que está fotografando, por isso estudamos tanto fotometria, aliás escrevi um ebook somente pra ensinar isso: http://www.fotodicasbrasil.com.br/loja/produto/fo

      A Nikon D5100 é ótima e você está com uma lente clara (1.8mm) então terá menos dificuldade em fotografar à noite do que se estivesse com uma lente de kit como a 18-55mm, por exemplo.

      Sugiro que estude fotometria e leia alguns artigos aqui do site que vão te ajudar a entender melhor como isso pode ser feito: http://fotodicasbrasil.com.br/dicas-de-como-fotog

      E em relação à valores, eu não cobro pra tirar dúvidas referentes aos artigos que escrevo, é um prazer, para assessorias pagas, existem as particulares, workshops e passeios que se tiver interesse, pode ver aqui http://www.fotodicasbrasil.com.br/loja.

      Obrigada por interagir, e qualquer dúvida, pode perguntar.

      Grande abraço,
      Simxer

  • Muito obrigado por ajudar os Iniciantes como eu !! Suas DICAS me ajudaram e ajudam muito .
    Juarez Ferreira de Gois
    juarezfgois@outlook.com

  • Simxer mas as fotos editados no photoshop e lightroom não mudam suas características? E na maioria dos casos todas são editadas não?

    • Oi José, as características sim, mas não os dados com que foram tiradas, que é um guia muito importante, mesmo que editadas.

      Obrigada por comentar!

      Abraços,
      Simxer

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!