Foto Dicas Brasil Ensaios externos, dicas de como fazer - Foto Dicas Brasil
Destacada_Ensaios externos, dicas de como fazer
142.578 views | by Simxer
Ensaios externos, dicas de como fazer

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

É muito comum a prática de fazer ensaios fotográficos ao ar livre. Seja de noivos se preparando para subirem no altar e desejando fazer fotos para o grande dia, seja de famílias querendo uma recordação ou de modelos para fotos publicitárias, ou ainda aqueles amigos que querem aproveitar pra tirarem fotos em algum lugar lindo da cidade, afinal, ensaios externos são sempre uma boa pedida.

Ensaio Pai e Filha Ensaios externos, dicas de como fazer

Fotografar ao ar livre é diferente de fotografar em estúdios, o processo requer algumas configurações e vários ajustes para que o resultado final fique lindo e seja aprovado por quem está sendo retratado. Afinal, todos se prepararam para esse dia e desejam que nada saia errado. Para que você saiba tudo sobre ensaios fotográficos ao ar livre, fique atento às próximas dicas. Com elas, todos ficarão orgulhosos e felizes por ter contratado ou convidado você para fotografá-los 😉

Qual o Melhor Horário para Fotografar Ensaios Externos?

Fazendo fotos ao ar livre, você depende bastante da iluminação ambiente. Por esse motivo, escolha o melhor horário para fazer o ensaio fotográfico. Se você fizer fotos antes do amanhecer, na aurora, a qualidade da luz é excelente, produzindo sombras alongadas e fotos com tons rosados. Até o meio – dia, a qualidade da luz é boa e permite boa iluminação em dias ensolarados. Ao meio – dia, quando o sol está em sua máxima exposição, o ideal é fazer fotos nas sombras, já que ao sol as sombras serão curtas e não causarão boa impressão, deixando aquela luz que consideramos “duras”.

À tarde, as condições são semelhantes às da manhã, mas como o ar já está poluído pode ser que a visibilidade não seja das melhores. Ao anoitecer, as condições são semelhantes às da aurora, com a diferença que as sombras são mais avermelhadas e não rosadas. Ao pôr do sol, você poderá fazer fotos com os tons azulados do ambiente, que precedem o anoitecer.

Fotografando Noiva Ensaios externos, dicas de como fazer

Fotografando Noiva – Via Shutterstock

 

Já com a escuridão completa, será necessário o uso de tripés, longos períodos de exposição, uso de flashes, iluminação artificial, abertura grande do diafragma e ISO alto. Por isso, recomenda – se as primeiras horas da manhã para fotografar retratos ao ar livre.

Ensaio ao pôr do sol Ensaios externos, dicas de como fazer

Ensaio ao pôr do sol – via Shutterstock

 

Ficou em dúvida sobre qual o melhor horário para fotografar? Faça testes antes no local que pretende fotografar e analise as fotos em diferentes horários, assim você definirá o melhor horário do dia para os ensaios.

Se o tempo estiver nublado, você poderá se valer do recurso fotos em preto e branco, deixando o céu totalmente branco e gerando bons efeitos de cinza. As nuvens, nos dias nublados, suavizam as sombras e privilegiam os traços faciais. Portanto, nem tudo está perdido.

Está chovendo, e aí? Você pode fazer belas fotos e não precisa arriscar o seu equipamento. Faça fotos de pessoas segurando guarda – chuvas, sob marquises ou outra proteção contra a chuva. Nesse caso, aumente um pouco a velocidade do obturador e conseguirá captar as gotas de chuva, que darão um toque a mais às fotos.

Crianças na Chuva Ensaios externos, dicas de como fazer

Crianças na Chuva – Via Shutterstock

 

 Usando a Luz do Sol em Ensaios Externos

Nas fotografias ao ar livre, você usará o sol em seu benefício. Por isso, sempre que possível, dependendo do horário, faça fotos com as pessoas na direção dele. Nos dias com bastantes nuvens, você pode fotografar as pessoas em qualquer posição em relação ao sol que eles ficarão bem iluminados, pois não haverá sombra. À noite, quando não há luz do sol, você poderá ligar todas as luzes artificiais que puder e fazer testes para verificar os locais onde há produção de sombra, para evitá-los.

Em um dia de sol bem forte, fique de costa para ele e disponha as pessoas que serão fotografadas em um ângulo de 45 graus com o sol. O flash que é uma boa solução para falta de iluminação, não sendo necessário nesse caso.

Para fotografar ao meio dia e não gerar sombras de olheiras nas pessoas, use luzes de apoio ou refletores baixos como forma de compensação.


Prefira a melhor hora para as fotos ao ar livre, que são as preferidas dos fotógrafos: uma hora após o nascer do sol ou uma hora antes do por do sol. A preferência por esses horários é que nesse período o sol está ao nível do horizonte e ele ilumina as pessoas nos olhos.

Foto Externa com Rebatedor Ensaios externos, dicas de como fazer

Fotos Externas com Rebatedor – Via Shutterstock

 

 Dicas fundamentais para Ensaios Externos

Menina no Inverno Ensaios externos, dicas de como fazer

A utilização de roupas de cor branca é ideal, pois diminui o contraste entre o rosto e a luz. Você não precisa combinar as roupas com o local do ensaio, mas é interessante ter um equilíbrio, ou pelo menos em parte da sessão.

Mulher no Outuno Ensaios externos, dicas de como fazer

O fotografado sempre é o mais importante, a correta exposição para fazer a foto deve focar sempre nele. Você pode fazer também fotos lindas com outros objetos em cena e em primeiro plano e, ao fundo, a pessoa retratada, essa é uma forma criativa de conseguir excelentes resultados e para isso, você precisa usar aberturas grandes para garantir um desfoque bonito.

Casamento em Bali Ensaios externos, dicas de como fazer

Casamento em Bali – Via Shutterstock

 

Fazer fotos em janelas, vitrines e paredes com pedras ajuda a  altera e a controlar a iluminação e ficam bem interessantes.

As sombras devem não devem contrastar demais o rosto.

Dicas mais Técnicas para Ensaios Externos

Além das dicas mais conceituais, é preciso levar em consideração as dicas mais técnicas, porque essas são fundamentais para conseguir bons resultados.

  1. Cuidado com o comprimento focal da sua lente – Procure ficar entre os 50mm a 70mm para não causar distorções nas pessoas.
  2. Invista em uma lente de abertura grande – Quanto maior a abertura, mais você consegue efeito de fundo desfocado e também mais luz, o que pode ser excelente em se tratando de ensaios externos.
  3. Use rebatedores e Difusores – Eles podem fazer milagres para você quando se está fotografando em horários de muito sol, além de ajudá-lo a direcionar a luz conforme sua necessidade.
  4. Não tenha medo de usar o Flash – Eu sempre usei flash de dia, se o seu possui a função ETTL, ele vai criar o que chamamos de “Fill Flash”, ou seja, vai jogar uma carga mínima de luz, preenchendo as sombras e dando mais suavidade à sua foto.

 

Conclusão

 

Campo de Flores Ensaios externos, dicas de como fazer

Ensaios Externos podem ser uma oportunidade única pra conseguirmos colocar em prática nossas habilidades fotográficas e criativas, é um momento especial com muitas possibilidades. Espero que essas dicas ajudem você a elevar o nível da sua fotografia.

Se você ainda está iniciando e tem dúvidas de como conseguir fazer ensaios externos ou qualquer outra técnica fotográfica ensinada por mim aqui no Foto Dicas Brasil da forma mais simples e objetiva, CLIQUE AQUI e junte-se aos milhares de alunos do nosso CURSO ONLINE FOTOGRAFIA PROFISSIONAL PARA AMADORES e comece ainda hoje uma jornada incrível pra fazer fotos como você nunca sonhou! Vai ser um prazer te ver do outro lado e compartilhar contigo tudo que aprendi nesses anos de fotografia profissional… Até breve e vamos juntos!

 AssinaturaPosts New Ensaios externos, dicas de como fazer

Ensaios externos, dicas de como fazer 4.89/5 (97.86%) 168 votes
pixel Ensaios externos, dicas de como fazer

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

52 Comments
  • Exelentes dicas Simxer!
    Os ensaios externos são os meus preferidos.
    Já fiz alguns trabalhos profissionais mas como não vivo da fotografia me considero fotógrafo amador já que "amo" fotografar.
    Adoro seus posts e não perco nenhum. Todos os dias, seja no celular ou no PC faço uma visitinha para ver suas dicas.
    Espero um dia poder ter a honra de estar em um de seu workshops e poder conhecê-la pessoalmente, considerando que atualmente moro muito longe (Manaus).

    • fotodicasbrasil

      Muito obrigada Mayson por seu comentário, eu adoro conhecer os leitores do site, é muito legal saber quem acompanha e a honra será minha!
      Esse ano tenho vários projetos e Manaus está entre eles!

      Continue participando!

      Abraços,
      Simxer

  • Amei esse artigo Simxer! As dicas são ótimas. Bjs!!!

  • Mais um ótimo artigo, Simxer! Tuas dicas são sempre muito oportunas e bem elaboradas. Tenho recomendado bastante o teu site para os amigos que procuram uma orientação simples e eficiente. Parabéns pela clareza da tua escrita. Com certeza vc está colaborando para a formação de futuros ótimos fotógrafos. Muito obrigado por nos brindar com a tua técnica e conhecimento.
    Um abraço.

    • fotodicasbrasil

      Pikyto!
      Quantas palavras lindas! Eu que agradeço ter alguém com um olhar tão especial como o seu aqui!!!
      Muito obrigada pelo carinho!

      Um abraço,
      Simxer

  • amo suas dicas,sempre claras e didaticamente perfeitas, sem falar no amor de pessoa que a nossa Sinxer é,Digo nossa,pq a cada postagem ela se permite doar um pouco de si,de seu vasto conhecimento Obrigada por nos permitir ter acesso a seu baú de de tesouros valiosos rs..bjo

    • Roselane!
      Queridíssima, obrigada pela palavras, mas sou que aprendo diariamente com vocês, mesmo!!!

      Um grande beijo!

      Simxer

  • Olá Simxer!! estou gostando de seus posts, estão me ajudando muito. Assim como um companheiro que postou comentário, não vivo esclusivamente da fotografia, mas amo fotografar ensaios e casamentos, ganho até alguns "consideraveis reais". Estou estudando e praticando muito para obter o melhor possível de meu equipamento e com suas dicas então!! Parabéns!!

  • bom dia, Simxer.A minha gratidao por todas as dicas.abraços.Miguel Regazoni.

  • Amo fotografia meu hoby,ganhei a menos de um ano de meu Esposo uma câmera profissional 6D e um Flash 430 ex,comfesso que mesmo lendo o Manual estou apanhando rs…mas o seu Site é maravilhoso não tenho nem palavras para descrever o quanto você é importante para mim e acredito que para muittaaa gente..Obrigada por compartilhar gratuitamente seus conhecimentos, você é demais…já estou sendo chamada para fazertirar(enfim seja qual conceito usado… o resumo de tudo é registrar momentos),fotos de aniversários,gestantes e book externo,sempre consulto seu site antes…Valeu e muito obrigada mesmo…Que Deus te abençoe e te Ilumine sempre.

    • Oi Margareth, fiquei MUITO feliz em ler suas palavras, desejo muito sucesso! Que eu e o Foto Dicas Brasil possam colaborar com o seu crescimento cada vez mais. Obrigada pela gentileza de ter comentado.

      Beijos,
      Simxer

  • fora a 50mm qual seria a lente indicada para fotos de corpo inteiro externos de uma distancia entre 10 metros

    • Pergunta capciosa Diogo!
      Alguém aí sabe? Se a 50mm serve, já que vc está dizendo "fora a 50", acredito que a 35mm vá fazer bem esse papel, mas depende de qual câmera vc tem, por causa do fator de corte. Para todos os fins, qualquer grande angular consegue fotografar uma pessoa a uma distância curta e qualquer zoom pega distâncias maiores de 1m + ou -.

      Espero ter ajudado 🙂

      Abraços

  • Boa tarde, adorei as dicas. Sou novato no ramo de fotografia. Estou fazendo uma mudança radical em 2015. Saindo de um escritório renomado para realizar a minha paixão. Fotos ao ar livre. Porém preciso de dicas de quais os materiais de iluminação necessário para ambientes externos. Pois mesmo com a luz natural podemos enriquecer a foto com iluminação artificial. Quais os sites que vendem e também iniciei o curso de fotografia em um faculdade aqui em Brasília.

    Muito obrigado

    • Oi Jose seja bem vindo!
      Em ambientes externos você provavelmente usará flash (mesmo de dia) e rebatedores. Você já sabe que tipo de fotos irá fazer? Quanto mais específico, mais poderei te ajudar.
      Quanto aos lugares, depende do equipamento, eu normalmente trago lá de fora, mas se você for do Rio, posso te passar onde meus alunos costumam comprar material.

      Desejo sorte na sua nova fase!

      Abraços,
      Simxer

  • Boa noite!
    Mestra,
    Como foi dito pela Roselane "suas dicas,sempre claras e didaticamente perfeitas" .
    Quando você vai lançar um livro com todos os seus artigos? Mestra vai ser o maior SUCESSO, o conteúdo que você disponibilizou aqui no site é ENORME e FANTÁSTICO . Já estou vendo todos os exemplares esgotados.
    Mestra seu livro vai ser o Santo Graal do conhecimento.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

  • Fiz ontem meu primeiro trabalho. Conclusão do primeiro módulo: fotógrafo e câmara. Entregar um Ensaio – Meu olhar sobre Vale Verde. Confesso que fiquei muito perdida. Insegura. Demorei para "centrar". Primeiro erro: Não deixei a câmara no foco automático" pensei que todos exercícios era para ser feito com tudo no manual. Perdi algumas fotos ( para nunca mais ter falta de atenção ao enunciado, rsrs). Agora, estou aqui meio perdida na escolha das fotos para o ensaio. Fundo escuro, fundo claro… Simular situaçoes onde não há meio tom de cena. Seu livro está sendo útil.

  • Muito boa as suas dicas, gosto muito de ensaios externos, Já fiz algumas fotos e gostei muito do resultado e olhe que não estou com aquela maquina rsrs, ainda vou adquirir uma maquina melhor e estou pensando na canon t5i seria uma boa? estou entrando aos poucos no ramo de fotografia adoro ler seus post me ajuda muito, na verdade fiz o curso de fotografia para poder fazer o newboarn do meu filho so para isso, mais adoro fotografar e já fiz alguns trabalhos. e quero cada vez mais melhorar minhas imagens. Parabéns Simxer! estou sempre ligado, e obrigado por nos ajudar.

    • Oi Willian que bom que gostou 🙂

      A T5i é uma câmera boa, talvez não a melhor em relação ao custo x benefício. Indicar equipamento é algo muito delicado já que são muitas variáveis envolvidas, considere adquirir meu ebook onde ensino como escolher seu próximo equipamento, não teria como resumir em um comentário só 🙂
      http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-

      Grande abraço e sucesso pra você.

      Simxer

  • Acho interessante criar making ofs do ensaio, assim como esse: https://www.youtube.com/watch?v=-Axmy42NU-E

  • Olá Simxer, prazer meu nome é Michele.
    É a primeira vez que visito o site e eu particularmente estou adorando! rs
    Estou procurando algumas dicas pois vou começar trabalhar nesse ramo, já fiz alguns ensaios porém foram com pessoas conhecidas, irmã, prima.. e agora já tenho 2 aniversários para fotografar e um ensaio fotográfico com bebê e a Mãe quer que eu faça o acompanhamento. Ficaria muito grata se você puder dar sua opinião sobre as minhas fotos. posso te mandar algumas por e-mail?
    Ah, a minha câmera atual é a T3 da Canon Lente 18-55mm

  • As dicas são fundamentais para fazer uma boa foto!!! Fotografia é uma coisa incrível, podemos eternizar momentos, realizei um Book de Fotos para Gestante e fiquei muito feliz do resultado!!!

  • Olá!

    Acabei de adquirir uma nikkon d3200.

    Apenas com a lente que vem nela. 18-55.

    Tirei foto do aniversário do meu filho e não gostei muito do resultado.

    Fotos escuras.

    Sou principiante…. Não entendo nada ainda.

    Gostaria de saber:

    @ qual lente boa para ensaios externos….em parques e praia.

    @ qual lente boa para fotos tipo em Buffet.

    Muito obrigada!

  • Olá… Esqueci de dizer um detalhe sobre a lente.

    Ela é 18-55 3.5-5.6

    Tenho tbem uma 55-200 3.5-5.6

    Como eu disse, sou totalmente leiga e estou perdida!!

    Obrigada!!!

  • Boa noite , parabéns ao site à dias procuro dicas na internet e não encontro nada definido até encontrar este site.

    Quero trabalhar com fotos externas agora, e to meia perdida , tenho uma camera simples a CANON T3 com uma lenta de kit 18-55 , não sei oque fazer para as qualidades de fotos sairem melhores , devo comprar uma lente 50mm ?? Vai melhorar bem? e um rebatedor?? Resumindo qual e o kit para um belo ensaio de fotos.

    Outra duvida é , oque fazem para não comprometer o computador com fotos?

  • Oi Thamires, tudo bem?

    Para as fotos saírem excelentes, é um conjunto de coisas: Produção + câmera + Lente + pós-produção + (o mais importante) fotógrafo!

    É possível fazer boas fotos com o que você tem, preciso que seja mais específica com o que chama de resultado ruim: As fotos estão escuras, ou sem foco, ou você está achando elas sem graça. Se quiser me mande uma ou duas fotos para o email contato@fotodicasbrasil.com.br e eu volto aqui com mais detalhes pra te ajudar, ok?

    Abraços,
    Simxer

    • 😐 Mandei um email pra voce…obrigada querida.

      • Oi Thamires, vou repassar as respostas do email pra cá para ajudar mais pessoas também.

        Bom, vamos lá a T3 é uma câmera de entrada e você também não disse qual a lente que está usando, porque existem várias lentes que podem vir no Kit, isso varia de época e até de loja, e uma informação que pode ajudar na resposta.

        Para fotografar a noite, com o seu equipamento (e partindo do princípio que sua lente tem abertura máxima f/3.5, você precisará de um flash externo), lei este artigo que vai te ajudar: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-para-iniciante

        e já adianto que a marca Yongnuo tem um excelente custo x benefício!

        Quanto a abertura x velocidade e ISO vai depender das condições de luz para cada foto, não tem como eu dizer pra você, mas ainda hoje estou publicando um artigo de como superar as limitações da sua câmera que vai ser muito útil pra você!

        Quanto a limpeza da câmera, depende, você está sentindo necessidade? Percebe alguma mancha no sensor? Aqui tem algumas dicas: http://fotodicasbrasil.com.br/10-segredos-para-fo

        E quanto ao ensaio gestante, sim, muita luz! Você também não disse qual abertura da 50.mm que você comprou, mas a sua dificuldade pode estar na profundidade de campo que é bem rasa, leia este artigo pra entender melhor: http://fotodicasbrasil.com.br/guia-definitivo-sob

        Certo?
        Espero ter ajudado, boa sorte pra você!

        Abraços,
        Simxer

  • muito bom essas dicas fotografar é um robe para me parabéns pelo o otimo trabalho

  • Olá, otimo seu site…

    Tenho uma câmera nikon d5100 qual a melhor configuraçao

    para um ensaio fotográfico em uma praia, moro em Salvador.

    É meu primeiro ensaio… Já fotografo eventos.

    Bjs Simxer.

  • Olá! Gostei das dicas do ensaio externo.

    Fui convidado pra fazer um ensaio na praia,não tenho muita experiência em ensaio . Só fiz um pra uma amiga grávida na praia tbm,mas nem cobrei.

    Só tenho uma lente 35mm 1.8 e um rebatedor flash de câmera,. ( Não tenho flash) Não sei se com isso posso fazer um bom ensaio, sinto inseguro. Você acha que eu deveria aceitar fazer?

    • Oi Elenildo, eu tinha certeza que já havia respondido você, mas a mensagem apareceu pra mim como não lida, por isso releve se eu for repetitiva, ok?

      A sua lente é excelente para ensaios! Talvez sofra um pouco por excesso de lua, já que sua lente é clara e você vai para um ambiente de muita luz (praia). Minha dica, pelo menor, levar um filtro ND para diminuir essa quantidade de luz.

      Dê uma olhada neste artigo: http://fotodicasbrasil.com.br/filtros-fotografico

      Abraços,
      Simxer

  • Para ensaios externos a lente 18-135mm tbem é boa ?

  • Amei a dica… Sou iniciante ( iniciante mesmo )… Tenho apenas a objetiva 18-55 e nada mais… Nem flash … Nem rebatedor… Apenas corpo T5i e a 18-55 q veio nela… E quero fazer um ensaio externo com uma gravida… E entao é possivel sair uma foto boa… ???

    Mesmo eu sabendo mexer nos 3 pilares, tenho muito receio… Desde ja agradeço.

    • Sim Jessica! É possível! Improvise um rebatedor com um isopor, se preciso, ou compre um, existem uns no mercado livre bem baratinhos.Bom ensaio!Abraços, Simxer ​

  • como fazer para fazer fotos de pessoas sem perder no fundo, um lindo ceu azul, que no meu caso ficou todo branco

    • Fotografando em Raw e pós-produzindo, ou usando um filtro polarizador pra equilibrar a diferença de luminosidade.Abraços, Simxer ​​

  • Anderson de Oliveira

    Ola, tenho uma Nikon D3100 e uma D3200 mas em MODO MANUAL nao consigo FOCO INFINITO, quase toda a area da foto fica borrada, uso em dias esolarados ou nublado 1/60 ou 1/100 F3.5 ou 5.6 dependendo do zomm de minha lente que é a 18-55 do KIT e ISO 100 ou 400.

    • Ela não deveria ficar "quase toda borrada", mas você está usando aberturas grandes, tente diminuir pra f/8, f/11.

      Abraços,
      Simxer

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!