Foto Dicas Brasil Domine a perspectiva como elemento de composição - Foto Dicas Brasil
14.045 views | by Simxer
Domine a perspectiva como elemento de composição

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Quem é meu aluno, sabe que acredito que trabalhar a perspectiva seja uma das ferramentas mais poderosas e fáceis para conseguir resultados incríveis na composição fotográfica. Eu costumo dizer a meus alunos, que quando eles entram em um local, possuem a visão da maioria das pessoas, a partir do momento que eles se abaixam ou sobem em cima de alguma coisa, passam a ter uma visão diferenciada, e um detalhe simples como esse, pode resultar em uma imagem com muito mais impacto.

Além dessa sensação de “novidade” que uma perspectiva diferente pode trazer de um lugar conhecido, ela também pode gerar uma realidade que só existe na foto.

Vamos primeiro a definição de alguns elementos da perspectiva.

Elementos da perspectiva

Linha do Horizonte

É o elemento da construção em perspectiva que representa o nível dos olhos do observador. (linha horizontal pontilhada LH).

LinhadoHorizonte Domine a perspectiva como elemento de composição

Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o nível do mar.

Ponto de Vista

Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.

PontodeVista Domine a perspectiva como elemento de composição

Dependendo do ângulo visual de observação do motivo, a linha vertical que localiza o ponto de vista pode situar-se centralizada na cena ou num de seus lados, esquerdo ou direito.

 Ponto de Fuga

É o ponto localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva (PF).

PontodeFuga Domine a perspectiva como elemento de composição

Em alguns tipos de perspectiva são necessários dois ou mais pontos de fuga. Em situações como estas poderão ter pontos tanto na linha do horizonte, quanto na linha vertical do ponto de vista. Em alguns casos é possível o ponto ficar fora, tanto da linha do horizonte quanto do ponto de vista.

Linhas de Fuga

São as linhas imaginárias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). É o afunilamento dessas linhas em direção ao ponto que geram a sensação visual de profundidade.

LinhadeFuga Domine a perspectiva como elemento de composição

Bom, compor uma imagem consiste em organizar os elementos que a compõem, de modo que o resultado seja harmonioso, equilibrado e esteticamente agradável.

Como sabemos, o mundo real é tridimensional e os nossos olhos o enxergam assim, porque, ao estarem situados em posições diferentes, cada um recolhe em suas retinas uma imagem ligeiramente diferente da realidade diante deles. Com estas pequenas diferenças nosso cérebro calcula a distância em que os elementos se encontram. É justamente este cálculo o que situa os objetos no espaço tridimensional, nos dando uma sensação de profundidade ou de volume dos objetos.

A Fotografia, ao contrário do mundo real, é bidimensional e mesmo assim, percebemos a profundidade nas imagens. E por que isso acontece? Graças à perspectiva, ou a ilusão visual percebida pelo observador e que ajuda a determinar a profundidade e a localização de objetos a diferentes distâncias. Usando esta técnica, a fotografia se projeta em um mundo tridimensional.

Como você pode conseguir estes resultados? Controlando a variação do tamanho de objetos ou motivos da imagem. Também sobrepondo, ou seja, colocando para baixo aqueles que estão mais próximos e mais acima aqueles que estão mais longe.


Se você aprender a dominar essa técnica, você terá uma ferramenta de composição poderosa que irá ajudá-lo a conseguir imagens verdadeiramente atraentes. Para saber mais, continue lendo, e com alguns conceitos básicos e exemplos, você vai aprender o que é preciso para olhar através do visor de sua câmera com outra 😉 “perspectiva”.

Tipos de Perspectivas

O importante é conhecer os tipos de perspectiva existentes, assim você pode aplicar às suas fotos o que realmente te interessar mais.

Perspectiva Linear

Esta é uma forma de geometria perspectiva na qual as linhas paralelas convergem em um ponto conhecido como o ponto de fuga, causando a ilusão de profundidade e distância.

1Perspectiva Linear Domine a perspectiva como elemento de composição

Madeira via shutterstock

 

Este tipo de perspectiva pode ser melhorada de duas formas:

Com Uma Lente Grande Angular

Estas lentes aumentam a profundidade e exageram as perspectivas. Veja este exemplo.

2Ljubljana Domine a perspectiva como elemento de composição

Ljubljana via Shutterstock

 

E Com os Vários Tipos de Ângulos de Disparo

Dependendo do ângulo a partir do qual fotografamos, a perspectiva será acentuada ou o oposto, vamos remover a sensação de profundidade, como podemos ver a seguir:

1. Ângulo Alto

Também conhecido na linguagem cinematográfica como picado ou Plongê (do francês plongée, “mergulhado”). A foto é feita de cima para baixo, a partir de uma posição mais elevada do que o objeto fotografado.

Caramujo Domine a perspectiva como elemento de composição

© patri del sol

3mãos Domine a perspectiva como elemento de composição

Mãos via shutterstock

 

2. Ângulo Baixo

Contra-picado ou ainda contra-plongê. A foto é feita de baixo para cima.

rã Domine a perspectiva como elemento de composição

© patri del sol

4amigos Domine a perspectiva como elemento de composição

Amigos via shutterstock

 

3. Ao mesmo nível do sujeito ou Normal

Como o próprio nome indica, a foto é feita no mesmo nível do sujeito, é o ângulo mais natural e também o mais comum.

5AoMesmoNivel Domine a perspectiva como elemento de composição

4. Nadir

É um termo astronômico e geográfico que indica o ponto inferior da esfera celeste, segundo a perspectiva de um observador na superfície do planeta. Ou seja, na fotografia seria o plano contra-picado ao extremo, a imagem é feita de um ponto completamente perpendicular de baixo para cima. Também é conhecido como Contra-zenital ou contra-plongê absoluto.

5. Zênite

É o inverso de Nadir, neste plano, também conhecido como plano zenital (ou plongê absoluto) a foto é perpendicular de cima para baixo.

Um ótimo exemplo é o trabalho do fotógrafo americano Navid Baraty onde ele retrata ruas e cruzamentos de Nova York na série “Intersection”, utilizando somente este tipo de ângulo.

6navidbaratyintersection Domine a perspectiva como elemento de composição

© Navi Baraty

8navidbaratyintersection Domine a perspectiva como elemento de composição

© Navi Baraty

7navidbaratyintersection Domine a perspectiva como elemento de composição

© Navi Baraty

Perspectiva aérea

Também conhecida como perspectiva atmosférica, pode ser potencializada graças às condições ambientais, como chuva, nevoeiro… Especialmente em paisagens, os planos mais distantes parecem menos nítidos. As tonalidades azuladas ou cinzas são interpretadas pelos nossos olhos como mais distantes, isso é natural porque as cores frias são interpretadas como mais longe, enquanto as quentes sugerem mais proximidade.

15Fog Domine a perspectiva como elemento de composição

Fog Via Shutterstock

 

Perspectiva forçada

Como o próprio nome sugere, é o plano que você pode conseguir através da manipulação da cena, isto é, tentar garantir que os objetos ou sujeitos pareçam estar no mesmo plano.

16Fog Domine a perspectiva como elemento de composição

© Aleksandr Malin

Este é o tipo de plano que pode ter resultados incríveis como o do fotógrafo Michael Paul Smith que é um mestre em recriar cenas incrivelmente precisas ao ar livre usando sua extensa coleção modelo de carro em miniatura e uma perspectiva forçada.

MichaelPaulSmith Domine a perspectiva como elemento de composição

© Michael Paul Smith

MichaelPaulSmith1 Domine a perspectiva como elemento de composição

© Michael Paul Smith

MichaelPaulSmith2 Domine a perspectiva como elemento de composição

© Michael Paul Smith

MichaelPaulSmith3 Domine a perspectiva como elemento de composição

© Michael Paul Smith

MichaelPaulSmith4 Domine a perspectiva como elemento de composição

© Michael Paul Smith

MichaelPaulSmith5 Domine a perspectiva como elemento de composição

© Michael Paul Smith

MichaelPaulSmith6 Domine a perspectiva como elemento de composição

© Michael Paul Smith

Também é o tipo de plano que resulta em imagens criativas…

17CriativasLights Out by J Taylor Domine a perspectiva como elemento de composição

© J. Taylor

Crezalyn Nerona Uratsuji Diverida Domine a perspectiva como elemento de composição

© Crezalyn Nerona Uratsuji

Divertidas…

18Mr Domine a perspectiva como elemento de composição

© Mr. Flibble

E, um clássico da Internet, enganosas…

PiscinaPerspectiva Domine a perspectiva como elemento de composição

Você pode conseguir este efeito e “enganar” o espectador de 2 maneiras:

1. Pelo tamanho dos objetos

Objetos grandes são interpretados como estando perto, enquanto os pequenos são interpretados como distante. Se você jogar com esse efeito poderá conseguir resultados como este. À primeira vista, eles parecem do mesmo tamanho de duas pessoas apertando as mãos, mas não é. O boneco é colocado em primeiro plano, enquanto a menina está muito mais distante, deste modo, parece menor, correspondente ao tamanho do boneco.

19PerspectivaTamanhoCarlos Hernandez Domine a perspectiva como elemento de composição

©Carlos Hernandez

2. A partir da posição dos objetos

Se um objeto “encobre” o outro é porque está à frente, se não encobre, pode dar a impressão de estarem no mesmo plano, em vez de um na frente e um atrás.

PerspectivaPosição Domine a perspectiva como elemento de composição

© Tristan Brown

Nesta foto fica claro como a posição dos objetos podem dar profundidade e “enganar” o espectador, mas perceba que se a mão (ou outra parte do corpo) do sujeito que está à frente cobrisse o sujeito que está atrás, esta imagem engraçada não seria assim, porque não daria a impressão que estão no mesmo plano.

Para atingir estes tipos de imagens basta considerar esses dois aspectos e brincar um pouco com sua imaginação. Aqui você tem alguns exemplos para aguçar a sua curiosidade e, aliás, a sua criatividade também.

Exemplos Steven Guzzardi Domine a perspectiva como elemento de composição

© Steven Guzzardi

sleeveface 20 Domine a perspectiva como elemento de composição

A imagem de Steven Guzzardi no banco é um pouco diferente do que eu disse para fazer os objetos parecem estar no mesmo plano, mas é outra maneira de enganar os olhos brincando com a perspectiva e assim alcançar imagens engraçadas e originais.

Resumindo e Dicas Finais

Então, Como Tirar o Máximo Proveito da Perspectiva?

Lentes Diferentes

Use aberturas de lentes diferentes para jogar com a profundidade de campo. Por exemplo, para fotografar uma paisagem nos interessa a sensação de maior profundidade possível, para isso utilizamos aberturas pequenas (Números f grandes). Para fotografar pessoas, edifícios ou objetos maiores, especialmente se estiver no mesmo nível, é melhor fazer o oposto, usar uma pequena profundidade de campo desfocando o fundo, ajuda a parecer que ele está mais distante.

Tamanho da Abertura

Para alcançar melhores imagens usando perspectiva forçada, eu recomendo que você use uma pequena abertura (número f grande) para que todos os motivos da foto fiquem igualmente em foco. Planeje bem a foto e use o tempo necessário para atingir a imagem mais perfeita possível. Provavelmente você terá que fazer várias tentativas até obter o efeito desejado. E um truque, procure fotografar a partir de um ponto de vista o mais baixo possível, assim os objetos (ou motivos) em primeiro plano vão parecer muito maiores.

Perpectiva ForçadaAlex Schwab Domine a perspectiva como elemento de composição

© Alex Schwab

Linhas

A perspectiva linear é mais evidente se linhas retas aparecem mais na composição. Isso dificilmente acontecerá na fotografia de paisagem, onde as linhas retas são bem escassas, mas dá resultados muito bons em fotografia de arquitetura. Busque linhas convergentes, além de ganhar profundidade, ajuda a orientar o olho do espectador.

PerspectivaLinearConvergente Domine a perspectiva como elemento de composição

Arquitetura antiga via Shutterstock

 

Altura

Fotografar a partir de um ponto tão baixo quanto possível, para que as linhas pareçam começar muito mais separadas.

Trilhos Domine a perspectiva como elemento de composição

Trilhos Via Shutterstock

Distância

Você pode aumentar o tamanho dos objetos em comparação com outros para que tenhamos referência, desse modo o espectador pode comprovar o quão grande é o seu motivo. Por exemplo, em uma paisagem muitas vezes aparecem elementos que nos dão pistas sobre o tamanho do que está ao redor, uma árvore, um animal… No entanto, às vezes não existem tais elementos que nos ajudam nesta referência, mas você pode colocá-los. Se você quer mostrar a vastidão de uma montanha, pode acrescenta uma figura humana, assim também irá adicionar um centro de interesse na imagem. O mesmo pode ser utilizado em estruturas arquitetônicas ou semelhantes.

Nicolas Grevet Domine a perspectiva como elemento de composição

© Nicolas Grevet

Ponto de Vista

Procure perspectivas diferentes do ponto de vista para o nosso olho humano para que suas fotos alcancem maior impacto. Use a sua de imaginação até chegar a uma imagem impressionante.

Christiaan Triebert Domine a perspectiva como elemento de composição

© Christiaan Triebert

Conclusão

Liberte a sua criatividade.

Bom, você agora tem uma nova ferramenta muito leve e que não ocupa espaço em sua mochila. No entanto, é uma poderosa ferramenta quando estiver compondo suas imagens. E o melhor de tudo, não há necessidade de sair de casa para praticar! Você pode começar agora! Tente fotografar alguém de sua família refletido em um copo de café, ou vá para sua janela e olhe para baixo (ou para cima) através do visor, ou ainda brinque com os objetos em cima da sua mesa para fazê-los parecerem maiores ou menores do que realmente são. Os resultados podem surpreendê-lo.

Lembre-se, faça testes e mais testes, você sabe que é assim que você aprender a fotografar realmente.

Você já sabe, compartilhando este artigo nos ajuda a trazer mais conteúdo de qualidade e ainda ajuda seus amigos a mudar a sua “perspectiva” 😉

Me diga o que achou e se tiver alguma imagem que goste e que use uma perspectiva diferente, compartilhe nos comentários, veja aqui como fazer isso de maneira simples. Será um prazer conhecer a sua maneira de ver as coisas!

Te vejo em breve!

*Este artigo foi baseado em um artigo da Caro Musso. Ela é uma fotógrafa que tem uma maneira de escrever que gosto muito, mas conforme eu fui complementando com observações minhas, e eram muitas, preferi dividir o crédito e trazer pra você uma informação mais completa. Ok!?

Domine a perspectiva como elemento de composição 4.92/5 (98.36%) 122 votes
pixel Domine a perspectiva como elemento de composição

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o “Curso Online Fotografia Profissional para Amadores”, que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

22 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!