lentes da câmera fotográfica, como cuidar?
2.565 views | by Simxer
lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

A principal dica é… Prevenção! Preven, o quê?

Eu sei, eu sei, eu tenho que me preocupar com a cena, com a fotometria, com a arte, com o resultado e ainda com o equipamento?

Bom, sem ele, nada disso vai fazer sentido, então, sim, é muito importante que você tenha cuidado com seu equipamento, normalmente eles são bem resistentes, mas sempre precisa de uma atenção especial e hoje vou falar dos principais cuidados com as lentes das câmeras fotográficas.

A tecnologia digital desenvolve-se mais rápido do que imaginamos, mas algumas coisas precisam ser feitas sempre, independente do tempo e do avanço das novas tecnologias. Entre elas a limpeza e manutenção de determinados itens como as telas touchscreen e as lentes das câmeras fotográficas.

Essas novas tecnologias exigem maior cuidado e o desenvolvimento de novas técnicas de limpeza. No caso das lentes fotográficas, apesar das diversas formas de limpeza, algumas funcionais e outras nem tanto, podendo até prejudicar nosso equipamento.

Para evitar que isso ocorra, existem várias dicas, então vamos ver como prosseguir corretamente nessa importante tarefa. Afinal de contas, a lente é e sempre será uma das mais importantes e caras partes de uma câmera e por isso merece todo o cuidado do mundo, e dependendo do modelo, pode ser praticamente um ente da família icon smile lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Então mãos à obra!



Ebook Fotometria simples. Conheça!
Este é o ebook OFICIAL do Foto Dicas Brasil
Um passo a passo, completo e muito eficaz, desenvolvido pela Simxer, autora deste site, para você
aprender fotografia de forma simples e objetiva.

Se você já conhece a eficácia do livro e tomou a DECISÃO de levar a suas fotos para um nível mais Profissional:

Clique Aqui esse link leva direto para a compra.



porondecomecar lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Faça uma limpeza inicial leve nas suas lentes

Primeiro procure retirar as sujeiras mais leves antes de começar a limpeza da sujeira pesada. Como por exemplo, marcas de dedos e gordura. É necessário remover as partículas de sujeira, pó, areia, entre outras, antes de começar a remover as manchas.

Eu adoro aquelas flanelinhas sintéticas da 3M, mas tem que ter cuidado também com elas, pra não arranhar com algum tipo de grão. E você pensa que eu estou exagerando? Já vi um amigo apoiando a lente na areia da praia, quando perguntei se ele não se importava de arranhá-la, ele me respondeu que pelo preço que pagou, ela tem que ser resistente… eu sei que você JAMAIS faria algo igual, só comentei isso aí pra gente poder contextualizar as possibilidades de acidentes icon smile lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Passeio-Aula com a Simxer

Bom, nessa limpeza prévia você pode usar um desses pincéis que as mulheres usam para se maquiar. Dê preferência às cerdas realmente macias e finas, para não “machucarem” a lente, se você não faz ideia do que estou falando, peça a uma mulher pra emprestar um pincel de blush e pergunte o preço, se ele regular com a sua lente, ele é bom! Pode ser um mais barato, mas precisa ser de qualidade.

makeup brushes lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Depois prossiga com um pano em microfibra a seco (sim pode ser o 3M). Também é possível usar alguma solução de limpeza específica, mas a escolha requer muito cuidado e deve ser comprada em loja especializada e não em supermercado. Mas invista primeiro com o pano seco.

E Se não quiser passar o pano seco, use uma bomba de ar de leve pressão ou assopre, mas cuidado com a saliva, pode estragar a lente, e nesse caso estou me referindo à parte de trás da lente, que fica os contatos. Mas ela é tão sensível assim? Não, mas saliva definitivamente não é ideal para limpeza e pelo sim, pelo não…  mesmo com uma bomba de ar assopre de leve e confira antes do pano, pois se houver algum material mole, ele pode se espalhar com o pano pela lente.camera cleaning kit lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Enquanto escrevo, minha mente vai visitando casos que presenciei, tipo de um amigo com um super equipamento e uma das lentes mais caras que já vi, simplesmente sem proteção das suas respectivas capas dentro do case, e a minha surpresa só iria aumentar quando vi que ele acondicionou cuidadosamente uma coxinha dentro do case…

Voltando, com o pano faça movimentos circulares e constantes. Sempre com pouca força para não danificar a lente. Repita o processo várias vezes com pausa para verificar o andamento e se não há nenhum resido perigoso para a saúde da lente. Abane o pano antes de cada repetição.

No trato com as lentes DSLR não se esqueça de limpar a parte traseira também. Embora não fique exposta, vale o cuidado. Sempre é uma boa pedida usar filtros UV para proteger a parte da frente.

Ah, eu disse já que você precisa estar com as mãos limpas? Se não disse antes, digo agora, aliás, muito limpas.

Líquidos

liquido lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Existem diversos métodos que requerem a utilização de produtos, mas muitos deles danificam a lente ao invés de limpá-la corretamente. É o caso da maior parte das sugestões caseiras de materiais líquidos, como fluido de limpeza de lentes de óculos, álcool isopropílico ou limpa vidros.

Só lembrando que Coca-Cola corrói metal, também não entra na lista de produtos a usar.

E como já foi dito acima, você deve comprar seus produtos de limpeza de lentes em uma loja especializada de fabricantes conhecidos e confiáveis e consultar um especialista se não souber qual comprar.

Lembre-se sempre de que nem tudo feito para limpar vidros de janelas, por exemplo, serve para limpar uma lente de câmera fotográfica, mas algumas pessoas insistem nessa tentativa. É preciso lembrar que a composição desses produtos, pode conter substâncias danosas para sua câmera, até no geral. É o caso de alguns desses produtos que utilizam silicone na fórmula ou álcool comum, que são extremamente prejudiciais à superfície da lente.

Entre os produtos recomendados, o mais controverso é o álcool isopropílico. Alguns dizem que ele funciona perfeitamente, mas ele demora mais para evaporar e pode manchar a lente.

Eu confesso que eu usava, há milhões de anos quando existia vídeo cassete de 7 cabeças, álcool isopropílico pra limpar os cabeçotes, mas um dia ele acabou e eu limpei durante pouco tempo com álcool comum (tipo tubarão mesmo), e funcionou… Também por pouco tempo, os cabeçotes morreram e desde então meu respeito pelo álcool isopropílico aumentou.

Mas o ideal é limpar a lente com soluções próprias para isso, São soluções mais caras, evidentemente, mas funcionam e você pode ter a convicção de que não irão estragar a lente. Opte por elas sempre, pois o dinheiro gasto nunca será maior do que em investir em uma lente nova por conta de um produto comprado indevidamente.

Dito tudo isso, bom, quem nunca no meio da cobertura de um evento descobriu que acidentalmente meteu o dedo engordurado na lente? Ou aquele sobrinho que só sossegou quando você o deixou ver a foto dele, mas segurando a câmera e engordurando sua preciosa lente? Nesse caso se você não pode parar de fotografar de jeito nenhum, pegue um pano macio ou um guardanapo e passe de-li-ca-da-men-te para tentar resolver, não vale guardanapo de boteco (que arranha a boca), nem a própria camisa daquele pano que é de última geração, aquele que esquenta no inverno e refresca no verão, porque sabe-se lá do que ele é feito, algodão 100% ainda é o mais seguro.

Apesar da minha vocação pra “professor pardal” em abrir tudo que dá defeito, com meu equipamento eu só trabalho com gente indicada e especializada!

Se por acaso sua lente apresentar sujeira dentro dela, ou até mofo, mande pra autorizada.

Eu moro no Rio e quando preciso, mando minhas lentes CANON para a autorizada em São Paulo a  NAMBA, e no caso da NIKON a T.TANAKA.

lente quebrada lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Com essas dicas você sempre terá sua lente em ótimo estado, menos o meu amigo fotógrafo Carlos Tavares que apesar de muito cuidadoso, um dia colocou sua câmera profissional, durante a cobertura de um evento, em cima de uma mesa e esqueceu completamente que estava com o flash externo conectado a uma bateria extra no seu bolso (aquelas que ficam com mais 4 ou 8 pilhas e se conecta ao flash por um cabo), de repente ele se levantou correndo e viu sua câmera passar na sua frente e estraçalhar sua lente no chão… É, contra esse tipo de dano, não conheço produtos indicados.

Se você conhece algum lugar confiável na sua cidade, ou algum método, técnica, produto ou até mesmo simpatia, compartilha com a gente!!!

     Até a próxima!

AssinaturaPosts  lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Avalie este artigo
pixel lentes da câmera fotográfica, como cuidar?

Gostou? Então avalie o artigo nas estrelinhas e seja o primeiro de seus amigos a compartilhar :)


Este site já foi visualizado 874.806vezes

Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil. Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Por tudo isso ministra o "Workshop de Fotografia Profissional pra Amadores” em busca de despertar essa paixão em outras pessoas e aprender com outros apaixonados.

4 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.