Foto Dicas Brasil Dicas de como fotografar à noite - Foto Dicas Brasil
Destacada_Dicas de como fotografar a noite
66.076 views | by Simxer
Dicas de como fotografar à noite

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Você sabe bem que à noite todos os gatos são pardos, muitas vezes eu escuto de um aluno do meu  Workshop de fotometria, dizer que de dia ele arrasou, mas à noite teve dificuldades, e isso é extremamente normal para quem está iniciando!

A fotometria noturna segue as mesmas regras da fotometria diurna, o principal diferencial é que temos menos luz “natural”, mas existem várias técnicas e equipamentos para ajudar a driblar não só a falta de luz, como os tipos de luz.

Sabe quando de repente você vê aquela lua maravilhosa e sente vontade de fotografá-la? Quando vê o resultado descobre que ficou humm, diferente do esperado? Ou fotografa um grupo de amigos, porque o clima está descontraído, a noite agradável, o lugar incrível e de repente a foto não corresponde à realidade? E agora? O que fazer? “Photoshopar” tudo? Nãoooooooooooo. Ainda existe a possibilidade de com dicas simples você conseguir melhorar a qualidade das suas fotos à noite, acredite.

Confira essas dicas e tente aplicá-las no seu dia-a-dia:

Uso do flash

flash Dicas de como fotografar à noite

Maior dica de todas: parcimônia no uso do flash. É recomendado o seu uso em apenas algumas fotos, ele não precisa necessariamente ser usado em todas as fotos noturnas, muitas delas ficam melhores sem o flash, acredite e tente! Uma dica valiosa é: usar o flash em distancias curtas, para distâncias maiores tente não usá-lo, já que a sua potência dificilmente tem alcances “enormes”. Outra dica importante no uso do flash é regulá-lo, temos normalmente a potência fraca, média e forte, e em muitos equipamentos, até regulagens finas de distância, tamanho da abertura, zoom utilizado, entre outros. Descobrir no seu manual, olha ele aqui de novo, sim, o manual precisa ser lido, mas ele é melhor utilizado conforme você vai aprendendo os conceitos, por isso você pode ir descobrindo ele de acordo com você está aprendendo por aqui no Foto Dicas Brasil.

Mas voltando ao flash, no seu manual vai estar descrito a distância máxima e mínima que ele alcança e é preciso respeitar isso para melhores resultados.

Procure um apoio e diminua a velocidade do obturador

23108500 Dicas de como fotografar à noite

Para fotos a noite tente fazer uso de um tripé ou deixar a câmera em alguma superfície plana. Fotos tiradas à mão livre no escuro tendem a ficar tremidas, pois existe pouca luz incidindo no sensor de sua câmera, ou seja, maiores as chances de captar movimentos durante a noite. Para resolver esse problema o que você deve fazer? Diminuir a velocidade do obturador, basicamente. Assim sua câmera vai absorver mais luz ambiente, e você terá uma foto menos tremida e borrada. E quando eu digo velocidade baixa, quero me referir à velocidade de 1/15 mais ou menos, ou seja, uma velocidade possível ainda de fotografar na mão.

Tenha sempre em mente que usar velocidades abaixo de 1/15, normalmente você só conseguirá não tremer se estiver com a câmera muuuito estável, com tripé ou em cima de alguma superfície.

Mas dá pra tirar aquela foto da turma na mesa do bar com baixa velocidade? Dá! Basta combinar com a galera pra não se mexer, de preferência nem respirar 😛 E isso inclui você!

ISO

A regra é clara, quanto maior o ISO menor a sua nitidez. A dica quente é: comece com uma velocidade com o valor acima de 1/30. Quando se configura a câmera com uma velocidade baixa, qualquer movimento feito enquanto o sensor capta a luz fará com que a imagem fique granulada ou tremida. Com a câmera fixa seja em um tripé, ou até mesmo em uma superfície plana, o sensor vai captar a luz mais distante, fazendo com que aumente a profundidade de campo da sua foto.

E quando você descobrir o limite da velocidade que consegue fazer a foto sem tremer, aí comece a compensar com o ISO, assim você só irá utilizar o necessário.

Estabilizador de imagem

Se você estiver pensando em fotografar paisagens, então pode desligar o estabilizador de imagem da sua lente, sabe aquele “IS” escrito no corpo da sua lente Canon, ou “VR” se ela for  Nikon, por exemplo, é para quando você estiver fotografando na mão, mas usando um tripé, a câmera pode ficar confusa e acabar compensando uma coisa que não precisa, e aí a foto pode sair tremida. Na dúvida, faça a experiência.

Uso de câmeras compactas

compacta Dicas de como fotografar à noite

Algumas delas possuem controladores de luz, mas nem todas. Para essas o jeito é partir para o modo automático. É recomendável fazer alguns testes antes, combinando os controladores de luz para se tirar uma boa foto. Use sua criatividade e sensibilidade na hora de fazer esses testes, e não tenha medo de se arriscar.

 Criatividade

RHK0Cl3 AkA Dicas de como fotografar à noite

A melhor receita para uma boa foto. Use sua imaginação, use novos elementos, explore novos ângulos. Deixe o seu olhar e sua imaginação falarem mais alto. Na pior das hipóteses você terá uma foto divertida, e/ou uma foto incrível. Tente recuperar fotos “ruins”, se está tremido faça um corte divertido, aumente o contraste. Se ficou muito granulado, tente deixá-la em preto e branco pra ver se melhora (normalmente sim). Dê personalidade a sua foto, afinal de contas fotos normais demais todo mundo tem, não é mesmo?

Uma foto com um bom assunto, ou seja, dizendo alguma coisa, pode diminuir o incômodo com algum problema técnico.


Composição

bola Dicas de como fotografar à noite

Um fator essencial que muitas vezes determina se a sua foto ficará boa ou não. Assim como o cuidado com a exposição. A idéia é basicamente pensar em como você quer que a foto saia antes de clicar, só depois que tiver definido como a foto será comece a clicar. Isso evitará cliques desperdiçados e mais cliques assertivos.

Sim, a ideia não é sair batendo qualquer coisa de qualquer jeito, é preciso pensar antes de fazer a foto, ver a cena, imaginar ângulos, se você se habituar a isso ficará surpreso com o resultado. Principalmente à noite já que o simples registro do que estamos vendo, muitas vezes não é possível.

Fotos de shows, um capítulo à parte.

show Dicas de como fotografar à noite

Escrevi este artigo onde você pode ler um artigo só sobre fotos de shows, que eu adoro, e aqui vou falar o básico já que é um tipo importante de fotografia noturna.

Então, sabe aquele show imperdível que você foi e não conseguiu tirar nenhuma foto descente pra postar no Facebook? Pois é, eu conheço esse sentimento. Quando se trata de fotos de shows devemos tomar alguns cuidados, por isso fizemos umas dicas para você guardar fotos incríveis daquele show a noite que são:

Flash Nesse caso o uso do flash é totalmente desaconselhável. Além de tirar o clima da apresentação e deixar a foto “dura”, não natural, você poderá incomodar as outras pessoas, principalmente se estiver num show pequeno. Em um show maior você não cometer o crime de não captar a iluminação por causa do seu flash, ah, muitos lugares não é permitido usar o flash.

ISO O principal erro cometido é aumentar demais o ISO. Como estamos falando de iluminação de palco, quantidade de sombras e ruídos, o ISO deverá ficar entre 800 a 1200 mais ou menos, a não ser que você esteja com uma câmera avançada ou profissional, aí pode arriscar ISOs mais altos, mas mesmo assim com cuidado.

Velocidade Eis o maior problema, é impossível e inviável fotografar shows com um tripé por diversos motivos.  Então prepare o seu braço, eis o maior segredo. Treine fotografar em baixas velocidades, tipo 1/15, 1/8, sem tripé e sem tremer, você vai fazer muito por suas fotos noturnas J

Aqui no Foto Dicas Brasil eu disponibilizei pra download uma cola: A “Dica de Bolso – Fotometria Descomplicada”, no verso tem alguns pontos de partida que podem te ajudar se você já tiver algum entendimento sobre fotometria, se não, além das dicas eu escrevo aqui, sairá em breve meu e-book sobre fotometria!

13860683598833 0 680x276 Dicas de como fotografar à noite

E por último uma sugestão para treinar

  1. Coloque sua câmera em um tripé.
  2. Selecione o modo AV (prioridade de abertura), com isso você poderá escolher aberturas pequenas (f/11, f/22) e a câmera irá selecionar automaticamente velocidades bem baixas.
  3. Desligue o flash.
  4. Selecione um ISO baixo, de 100 a 400.
  5. Desligue o estabilizador de imagem.
  6. Dispare, ou com um controle remoto, ou coloque a câmera no timer, e selecione 10 segundos.

Bom, com essas dicas básicas você com certeza fará fotos noturnas melhores. Tente aplicá-las, faça testes, e confira o resultado!

Divida com a gente quais são suas principais dificuldades e acertos, tenho certeza que podemos melhorar juntos!

       Hasta!

AssinaturaPosts  Dicas de como fotografar à noite

Dicas de como fotografar à noite 4.81/5 (96.19%) 63 votes
pixel Dicas de como fotografar à noite

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

37 Comments
  • Oi Simxer.
    Mas uma aula excelente, mas é preciso lembrar que é preciso muito treino, me lembro quando comecei na fotografia analógica que fui aconselhado pelo meu mestre Jesus Mourentan a sentar o dedo e gastar rolos de filmes até conseguir algumas fotos razoáveis.Hoje com as digitais esse problema é reduzido porque as repetições podem ser maiores e com a combinação de isos diferentes na própria máquina fica muito mais fácil conseguir fotos cada vez melhores, evidentemente dependendo das técnicas aprendidas e principalmente da paciência de quem aprende sem querer respostas imediatas.
    Parabéns por mais esse post!
    Grnade abraço.
    João Carlos

    • É verdade João, com a prática as coisas ficam cada vez mais simples e temos que usar a nosso favor a tecnologia, mesmo com as câmeras tendo vida útil, ainda assim vale a pensa "sentar o dedo".

      Abraços,
      Simxer

  • Boa a matéria..

    gostaria que voce fizesse uma matéria sobre fotos de show, acho sensacional e tenho certeza que seus seguidores estão ansiosos pela matéria..

    Abraços..

  • Eu estou ansiosa pelas dicas de fotografias de bandas, pois meu noivo faz parte de uma banda e toda vez que viu fotografa-los a noite fico deprimida por não saber o que fazer.

    • Pode deixar Jake está anotadíssimo aqui. Mas me diga, qual equipamento você usa (câmera, lente e flash) e em que condições ele costuma se apresentar (lugares abertos, fechados, de dia ou à noite, com ou sem refletores?)

      Abraços,
      Simxer

  • Realmente fotos de shows noturnos ia ser ótimo !! 😀

  • simxer, por enquanto só tenho uma 50mm, 55 200mm, mas pretendo uma mais versatil e mais clara para fotografar show e eventos, o que acha dessas: 18 200mm, 70 300mm, 70 200mm, ou 24 70mm?

    me socorre kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Oi Ubiraci, como te respondi em outro artigo, a 18-200mm é mais versátil, mas a 70-300mm tem mais qualidade. Agora, entre a 70-300mm e a 70-200mm a segunda é superior em qualidade, seria a minha escolha, mas nela vc não teria grande angular.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá , adorei os posts …. tenho uma 28-135mm e quero comprar outra pois adoro fotografar paisagem e shows ….. me falaram da 55-250mm e 75-300mm F/4-5.6 , mas não consigo saber qual seria melhor …vc pode me dar alguma dica ?? Tenho uma Canon 50d
    Grata

    • Oi Silmara, obrigada pelo comentário.

      Eu não conheço a 75-300mm para a Canon, só a Nikon. Para a Canon, conheço a 70-300mm que é excelente! Mas a 55-250mm consegue ser melhor ainda em vários aspécticos, incluindo o principal que é o ótico, além de ser o melhor custoxbenefício. Eu iris de 55-250mm 🙂

      Abraços,
      Simxer

  • Olá , muito bom seu retorno …. fico grata pela atenção

    Abraços

    Silmara

  • Olá Simxer!
    Gostaria de tirar uma duvida, uso a maquina D7100 com as lentes 50mm 1.4, 24/70mm 2.8 e 70/200mm 2.8, porem há lugares onde eu fotografo a noite principalmente, que eu sinto que há falta de luz, utilizo flash SB-500 . Devo usar tochas ou algo do tipo em fotos externas pós casamentos ?

    • Oi Willian, essas são excelentes lentes! E você não deveria ter dificuldades como está descrevendo. Eu nunca usei o flash SB-500, mas acredito que a potência dele esteja deixando a desejar. E em qual velocidade e abertura você está fazendo essas fotos em que está com dificuldade? Se preferir, me mande por email pra eu te ajudar melhor: contato@fotodicasbrasil.com.br

      Abração,
      Simxer

  • Boa noite!
    Por mais que se rode em busca de conhecimento
    o melhor conteúdo sempre será encontrado aqui.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

  • Olá! Será que eu conseguiria fazer um evento de aniversário com o próprio flash da câmera? Ele é bem forte e algumas vezes até faz parecer que a foto foi tirada durante o dia. Meu flash deu problema e não tenho com quem pegar emprestado ou onde comprar. Por favor me ajude!

  • Oi Simxer,

    Parabéns pela aula! A dica do estabilizador, por exemplo, foi o famoso "pulo do gato" para mim.

    Gostaria de aproveitar o espaço para lhe pedir mais uma luz. 😛

    Tenho uma D300s e uma lente AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II, que utilizo para tudo. Fotografo apenas por hobby, mas gostaria de comprar uma lente "mais clara" para complementar e utilizar em situações de menor luminosidade e fazer retratos. Poderia me dar uma indicação?

  • Oi, descobri a fotografia tem muito pouco tempo e descobri uma paixão que nem sabia que tinha, rsrsrs, e seu site me ajuda muito!!! Em agosto terá um aniversário dos meus avós e será a noite com o tema de festa junina ou agostina, kkk. Eu vou ser a fotógrafa, tadinhos deles. A verdade é que gosto muito de fotografar paisagens, mas já fiz minha irmã e meu cachorro de cobaias e até que ficou legal para pouca experiência…mas foto de aniversário e de noite…estou um pouco apreensiva… Alguma dica?
    Muito obrigada 😀

    • Oi Evelyn, seja bem vinda. Você não disse qual o seu equipamento, isso é importante pra ver se precisa de alguma coisa. Você fotografa no modo manual?

      Abraços,
      Simxer

  • Olá, Simxer, estou estudando sobre fotografia há cerca de 1 ano e meio, só pela internet mesmo, mas minha primeira câmera com lentes intercambiáveis chegou agora. Com a compacta que eu tinha aproveitei para treinar composição pois não tinha muita autonomia dos controles. Mas agora estou apaixonada pela minha Sony A6000. Tenho 2 lentes zoom que vieram no kit, a SEL16-50 e a SEL 55-210. Ambas são escuras. Eu estou encontrando dificuldade para fotografar eventos noturnos sem flash. Não trabalho com fotografia, pelo menos ainda, mas estou estudando… nos casamentos dos amigos, nos eventos da igreja e em outras ocasiões. Gosto mais das fotos diurnas, mas encontro à noite um desafio para aprender… pois minhas fotos têm saído com muita granulação ( estou usando ISO alto – chega a 3200 às vezes) e não uso flash. Gosto do flash da câmera porque posso puxar para cima, e não fica com aquela luz dura, mas queria saber como posso fotografar sem flash e com pouco ruído… seria pedir demais da minha câmera e lente ou existe dicas para isso? Tem como eu te mandar umas fotos que tirei para você ver o que posso melhorar? Eu tirei as fotos em RAW, mas não tenho um editor profissional. Uso o Fotos do iOX e tenho uma melhora na edição, mas ainda assim não sei se é ideal. Esse programa é comparável a algum profissional? Também ainda não imprimi as fotos para ver o resultado impresso. Desde já muito obrigada por suas dicas super úteis!

    • Oi Adihélen!

      Pra não usar flash, o que nem sempre é possível, precisa dominar a fotometria e investir em lentes mais claras. Se for fotografar alguma coisa que não possui movimento, pode fotografar em velocidades baixas, mas se tiver pessoas, terá problemas de fotos tremidas.

      Considere adquirir meu ebook onde ensino fotometria que com certeza vai ajudá-la a chegar ao limite do seu equipamento, e assim ficará mais fácil decidir no que investir, flashs ou lentes!
      http://www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline/fn-

      Não conheço esse programa, mas acredito que nada se compare ao Adobe Camera Raw, neste artigo você poderá ver uma pouco mais dele:
      http://fotodicasbrasil.com.br/raw-isso-e-pra-mim/

      Sim, pode mandar algumas fotos para o contato@fotodicasbrasil.com.br.

      Grande abraço,
      Simxer

  • oii bom dia , comprei minha maquina e vou fotografar um aniversaio e sera as !8:00 e aqui ja e escuro, mais sou iniciante nao tenho iluminao e nem daqueles fleshs grandes …. me da uma dica pór favor estou desisperada..bjim grata.

  • Oi Simxer, acompanho seus artigos e aprendo muito…são ótimos, parabéns.. gostaria de sugerir que você faça um artigo sobre o uso de luz LED nas fotos noturnas..vejo que tem vários fotógrafos usando bastante esse recurso, e gostaria de sua opinião…bjss

    • Oi Rosemari, eu muito particularmente não gostei dos resultados quando usei esse acessório. Fotografei durante anos grandes casamentos e acabei investindo em uma luz dedicada de led, mas sinceramente os resultados foram ruins. Ainda acredito na fotometria/lentes claras/ uso moderado do flash.

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

  • Sou nova na área. Comecei à pouco tempo ( aprendendo ainda )… Gostaria de saber qual é a melhor luz externa para se fotografar em chácara local aberto à noite. Um local pouco iluminado…. Alguém me ajuda?

    • Oi Claudia, o que você vai fotografar? Se não tiver movimento pode contar com a ajuda de baixas velocidades. Você não disse qual câmera e lente vai usar, mas pode usar um flash com difusor ou até luz contínua de led, também com difusor, dependendo do que quer, funciona bastante.

      Vamos ver se alguém mais tem sugestões.

      Abraços,
      Simxer

    • Ah… esqueci de dizer. Como estou começando a pouco tempo, tenho uma câmera simples porém acho boa. Tenho uma Sony DSX HX1. Preciso forografar um casamento as 18hs e vou precisar de mais iluminação. Só não sei qual comprar. Ajudem-me!

      • Claudia, sua câmera não aceita flash externo e por ser uma superzoom, você vai ter um pouco de dificuldades… Você realmente vai precisar de mais luz, se fizer fotos paradas, leve as pessoas para algum lugar mais iluminado, se fotografar o evento, procure trabalhar com velocidades um pouco mais baixas como f/30, mas não mais baixas para não borrar. Infelizmente seu equipamento não possui muitas possibilidades para eventos noturnos. Se por acaso ele aceitar fotografar em raw, pode ser uma pedida, assim você terá muito mais opções de clarear as fotos depois.
        http://fotodicasbrasil.com.br/raw-isso-e-pra-mim/

        Espero ter ajudado.

        Abraços,
        Simxer

  • Ok. Agradecida pela atenção.

  • Boa noite não sei se estou a perguntar no posto correcto mas a minha duvida é a seguinte, qual o melhor metudo, qual as melhores configurações e se devo usar flash ou não na hora de apagar a vela num aniversario?

    • Oi Phill, isso vai depender da câmera/lente que está usando, se ela for clara o suficiente pra não usar, seria mais legal, porque o flash sempre "varre" a cena e não é a mesma coisa. Se for só por hobby, às vezes vale não perder a foto e usar o flash mesmo 😉

      Abraços,
      Simxer

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.