Foto Dicas Brasil Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo - Foto Dicas Brasil
Destacada-do-artigo-Como-Usar-o-Flash-Externo-Para-Consertar-Problemas-de-Iluminação-Para-Retratos-de-Exteriores
46.017 views | by Simxer
Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Este artigo é um excelente tutorial do fotógrafo Mason Resnick, que além da linguagem bem explicativa, como eu gosto, também usou e abusou das imagens para demonstrar as técnicas que ele utiliza.

Espero que goste e lembrando que vou manter os links originais dos acessórios utilizados a título de você conhecer mais possibilidades, mesmo não sendo possível a compra para entrega no Brasil. Se você conhecer algum lugar que venda, ou um outro acessório que possa substituir, não deixe de compartilhar nos comentários!

Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação em Retratos feitos em lugares externos

Quando você está tirando fotos da família e dos amigos em exteriores, você normalmente não controla a luz, e isso pode fazer com que seus retratos fiquem ruins.

Alguns dos possíveis problemas incluem:

  • Olhos escuros – sombras profundas nas cavidades oculares (e às vezes no nariz) causadas pela luz do sol sobre a cabeça ou por uma iluminação vinda direto de cima.
  • Plano de fundo escuro, que obscurece o rosto das pessoas – embora algumas câmeras compensem automaticamente por isso, se você estiver fotografando em uma sombra e houver um plano de fundo bem brilhante, isto pode enganar a sua câmera, fazendo com que ela não exponha muito a imagem, deixando o rosto muito escuro.
  • Falta de controle sobre a direção da luz – o sol está aqui e você está ali. Você pode mover a pessoa que você está fotografando para conseguir uma luz melhor, mas assim você pode perder o plano de fundo que quer fotografar também.

Com um flash sem fio, esses problemas podem ser superados, e isso é surpreendentemente fácil. A linha Canon Rebel, série D DSLR e as séries G avançadas de câmeras compactas permitem que você controle o flash externo sem fio, o que abre muitas possibilidades quando se trata de mudar a qualidade e quantidade de luz que você usa para fotografar alguém em exteriores.

Olhos escuros – abaixo (foto 1) é um retrato típico tirado sob a luz solar direta do meio dia com a nossa modelo. O sol, quase diretamente acima da cabeça, produz sombras profundas sobre as cavidades dos olhos, abaixo do nariz e do queixo e onde o cabelo bloqueia a luz. Equipamento: Canon EOS 70D, 85mm f/1.8 USM lentes Canon. Exposição 1/320 segundos a f/4.5, ISO 100.

1ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Olhos escuros consertados – (acima – foto 2) o flash foi montada sobre a sapata da câmera e providenciou luz de preenchimento o suficiente para espantar as sombras, mas a luz é achatada. Equipamento: mesmo que o de cima, mais um Canon 430 EX II Speedlight. Exposição: 1/250 segundos a f/10, ISO 100.

Olhos escuros, olhos embaçados (abaixo – foto 4) – as nuvens se movem e amortecem a luz. Melhor, certo? Bem, mais ou menos. Os olhos da modelo ainda estão nas sombras. Equipamento: Canon EOS 70D, 85mm f/1.8 USM lentes Canon. Exposição: 1/250 a f/3.5, ISO 100.

2ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Um toque mais leve com a luz – (acima – foto 5) neste caso, menos luz foi necessário para iluminar as sombras, então eu usei o controle de intensidade do flash na tela (na Canon 70D, pressione Q e depois toque no ícone da força do flash para acessar este recurso) e reduzi a saída do flash. Determinar a quantidade correta de flash é frequentemente uma questão de tentativa e erro. Neste caso, a definição automática era muito escura, +2 era muito brilhante, mas +1 era perfeito. Equipamento: mesmo que o de cima mais Canon 430 EX II Speedlight. Exposição: 1/250 a f/7.1, ISO 100.

Como equilibrar a luz ao fotografar na sombra

O modo ideal de fazer um retrato na sombra sem o flash é fotografando com a área iluminada atrás de você (atrás da câmera). Isto lhe dará uma fonte de luz ampla e com uma luz boa e suave. Porém, você pode não ter esta opção, ou você pode querer incluir elementos de plano de fundo interessantes que estão banhados em luz do sol.

Embora um flash embutido não adicione luz o suficiente, você pode adicionar mais dimensionalidade e características ao rosto ao pegar um flash externo e movê-lo. Ao combinar a luz do ambiente (existente) com a de seu flash externo, você introduzirá infinitas possibilidades criativas para fazer retratos.

(Não sabe como usar flash sem fio? Desça a página para ler nosso artigo.)

É melhor ter o que o guru do flash, Joe McNally chama de um “suporte de luz ativado por voz” (também conhecido como um ser humano, um amigo, parente ou estranho cooperativo) para se mover e segurar o flash onde você precisar dele. Porém, se for apenas você e seu modelo, um suporte barato de luz e um adaptador de flash montável, como o Flashpointe Heavy Duty Lighstand e o Adorama Universal Swivel Holder farão um bom trabalho. Custo total? Menos de $50!

Como consertar uma luz de fundo ruim sem um flash

Exposta ao plano de fundo – na foto abaixo (foto 6), o plano de fundo está perfeitamente exposto, mas a modelo, em pé na sombra de uma grande árvore, está com sombras profundas. Equipamento: Canon 70D, 85mm f/1.8 Lentes Canon montada em um Tripé de Fibra de Carbono Velbon GEO E535D. Exposição: 1/320 segundos a f/4, ISO 100.

3ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Adicione uma parada (f stop) de exposição  – (imagem acima – foto 7) e melhora, mas o rosto da modelo ainda está muito escuro. Equipamento: o mesmo de cima. Exposição: 1/200 a f/3.2, ISO 100.


Usando a medição pontual – ao visualizar uma leitura de medidor de pontos (spot meter), você pode eliminar a luz de fundo enganadora da equação de exposição e conseguir uma ótima exposição no rosto (abaixo – foto 8). Mas os olhos ainda estão muito escuros, e o plano de fundo está embaçando. Equipamento: mesmo que o de cima. Exposição: 1/160 a f/2.8, ISO 100.

4ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Exposta para os olhos – agora você pode ver os olhos da modelo claramente (acima – foto 9), mas a imagem no geral está muito brilhante, principalmente no fundo. Então vamos introduzir um flash e equilibrar as coisas. Equipamento: mesmo que o de cima. Exposição: 1/125 a f/2.5, ISO 100.

Como adicionar o flash para equilibrar a luz ambiente

Luz equilibrada, (abaixo – foto 10). Agora a exposição está ótima! Se você segurar o flash uns 30 cm acima de sua câmera enquanto fotografa, você deve conseguir este tipo de luz. O ângulo leve dá ao rosto da modelo um pouco de dimensionalidade. Equipamento: Canon 70D, 85mm f/1.8 Lentes Canon, flash Canon 430 EX II Speedlight montado em um Flashpoint Heavy Duty Lightstand através de um Adorama Universal Swivel Holder. Exposição 1/200 a f/5.6, ISO 100.

5ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Flash em um ângulo de 45 graus (acima – foto 11 ). Ao mover o flash (agora montado em um suporte) mais para a esquerda da câmera e cerca de 30 cm acima do nível do olho, você consegue esta clássica iluminação padrão de retrato. Note como a modelo está virada levemente em direção à luz, e como a luz bate em sua bochecha esquerda, criando um visual mais suave e dimensional. Mesmo equipamento e exposição que o de cima.

Flash em um ângulo de 90 graus (abaixo – foto 12). Agora o flash está diretamente à esquerda da câmera, e seu rosto está dividido em metades clara e escura , também conhecida como Iluminação Divisória (Split Lighting). Este é um visual mais dramático. Mesmo equipamento e exposição que o de cima.

6ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Iluminação de fundo (acima – foto 13) – apesar do sol estar à direita da câmera, após colocar o flash acima e atrás e levemente à esquerda da câmera, parece que ela está sendo iluminada de trás pelo sol. Esses são os tipos de efeitos que você pode conseguir ao mover a luz. Mesmo equipamento e exposição que o de cima.

Adicione um refletor

Se uma fonte de luz adicional não for o suficiente, você pode facilmente, e sem muito custo, adicionar uma segunda ao utilizar um refletor. O Kit Refletor Glow 5 em 1 de 80 cm, por $60, é uma opção versátil. Isto aumenta drasticamente as possibilidades para controlar e modelar a luz e mostrar os contornos no rosto do seu modelo.

Um problema – ficar sem mãos. A solução? Peça ao seu modelo para ele segurar o refletor e compor uma boa foto de rosto.

14ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

O refletor adiciona uma nova dimensão. Aqui a modelo está segurando um refletor prateado à sua esquerda, que está trazendo a luz de volta ao seu rosto em uma taxa de iluminação de aproximadamente 2:1 (a luz refletida é metade daquela da luz direta do flash). Note como o cruzamento de luz mais angular destaca suas características faciais. O mesmo equipamento de cima mais um Kit Refletor Glow 5 em 1 com 80cm. Exposição: 1/160 a f/7.1, ISO 100.

E se você tirar o refletor e colocar um flash nas mãos da modelo?

15ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Um flash? Em outro cenário, a modelo está segurando o flash de lado como a única fonte de luz. Isto é tipo uma “selfie”, mas com um flash.

16ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Ela está segurando a luz. Nesta foto de rosto, a modelo ainda está segurando o flash na mesma posição que acima, mas com um refletor à esquerda da câmera adicionando luz do outro lado de seu rosto.

Adicionando uma sombrinha

Embora um flash solitário (ou um usado em conjunto com um refletor) seja ótimo para fotos próximas, ele não irá iluminar de maneira uniforme o seu assunto em uma foto mais distante, como esta. Normalmente, a solução é mover o flash para mais longe, mas nesta cena, uma varanda externa, havia uma parede logo à esquerda da câmera. Nesta situação, rebata o flash com uma sombrinha. Isto irá aumentar a fonte de luz para criar uma iluminação mais uniforme. Certifique-se de aumentar o poder do flash aproximadamente uma parada (+1 stop) para compensar pela perda de luz que resulta de rebater o flash em uma sombrinha.

17ª foto do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Instruções passo a passo sobre como disparar o flash externo de uma Canon sem fio

Aqui estão as instruções passo a passo para disparar um flash Canon sem fio de uma Canon 430 EX II da Canon 70D. Se você estiver usando outra câmera, verifique o seu manual para seguir as instruções do flash sem fio. Entre outros sistemas Canon, as instruções serão semelhantes.

1ª foto Configuração Flash do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

  1. Ligue o flash, depois pressione e segure o botão de Zoom por um ou dois segundos. Você verá um novo ícone de flash e aparecerá Ch 1 Slave A na tela de LCD (veja a foto acima).
  2. Ligue a câmera e libere o flash
  3. Vá para o Menu; na primeira aba (operações da câmera), escolha Controle do Flash, depois desça até definições do flash embutido, selecione “Funcionamento Sem Fio” e escolha a definição do meio do flash único (veja abaixo). Nota: Embora o flash embutido esteja liberado, ele não irá disparar durante a exposição. Ao invés disso, ele irá disparar uma fração de segundo antes da exposição, o que aciona o flash externo para disparar durante a exposição, então a sua única fonte de iluminação durante a exposição será o flash externo.

Configuração Flash do artigo Como Usar o Flash Externo Para Consertar Problemas de Iluminação Para Retratos de Exteriores Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Espero que você consiga pegar estas dicas de flashes externos e aplica-las em sua fotografia para ajuda-lo a fazer melhores retratos em exteriores. Se você tiver alguma pergunta adicional ou dicas, por favor, compartilhe nos comentários abaixo.

      Bons estudos!

AssinaturaPosts  Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo 4.84/5 (96.82%) 44 votes
pixel Corrigindo a luz com a ajuda do flash externo

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

15 Comments
  • ADOREI AS DICAS MAS O VIDEO ESTÁ SEM SOM.
    gostaria de dicas como fazer foto low key na NIKON D3100

    • Oi Adriano, obrigada pela leitura. Qual vídeo você está se referindo? Não encontrei nenhum sem som 🙂

      Quanto às dicas, etá anotado!

      Abraços,
      Simxer

  • poderia fazer exemplificando sempre canon e nikon

  • sabe o problema Maior de quem ta começando na fotografia saindo do modo AUTOMATICO e por onde começar passo a passo isso ainda nao encontrei se vc começar por aew vai facilitar a vida de muita gente uma dica seria TITULO SAINDO DO MODO AUTOMATICO E COMEÇANDO NO MODO MANUAL

  • Olá, tenho uma D5100 e adquiri um Flash externo ws560 porém não consigo utilizar. Insiro na sapata da câmera mais quando disparo a foto o flash não funciona existe alguma configuração?

    • Oi Taila,
      Eu não conheço esse flash, olhei alguns reviews, mas não achei uma lista completa de câmeras compatíveis. Verifique aonde você comprou, primeiro se é compatível como modelo da sua câmera, e depois teste em alguma outra câmera.

      Tenha cuidado com coisas "universais", sempre olhe a opinião de outros usuários nos fóruns, até porque você está com uma câmera boa 🙂

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

  • Ola muito bom gostei de ++++++++ …..

  • Excelente matéria. Objetiva e bem explicada com indicação de equipamentos e mostrando o passo a passo.

  • Simxer, muito didático seu material, gostei demais. Gostaria de apresentar um tema…posso? Que tal abordar o uso de flash em auditórios,em Formaturas, por exemplo, abordar o uso de flash com refletores e também o uso de tochas também com refletores, mostrar-nos os pós e contras destes equipamentos, eu utilizo os dois a depender da situação, porém, temos colegas que vivem esse dilema, que um dia eu viví, e não é raro vermos fotógrafos em Formaturas com flash na sapata, pode-se usar sim…mas se possivel de mais dicas… sei que você fará um um ótimo Artigo

  • Olá

    Vou fazer um ensaio gestante em casa, tenho uma canon t7i lente 50mm 1.8 e 18-55 e Flash canon.

    Quais as dicas? Uso debatedor, mais pontos de luz?

    Obrigada

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.