Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas

Destacada_Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas

A postura para se fotografar é extremamente importante e é algo que a gente não costuma dar muita importância. Deveria ser enfatizado nos cursos de fotografia, e aí ficando um pouco por conta de cada um descobrir o que é mais confortável, mas às vezes esse conforto pode te custar umas boas fotos!

Eu já falei em algum outro artigo sobre ter tido um “grave” problema de enquadramento com minha primeira câmera! Minha vida era recortar na pós-produção. Eu fazia o enquadramento, olhava o quadro inteiro e estava tudo ok, mas quando via a foto ela estava invariavelmente com mais espaçamento de um lado do que de outro.

Foi uma saga tentando descobrir o “problema” da câmera, até que um dia um amigo, também fotógrafo, me perguntou se eu não estava com algum vício de postura. Confesso que minha primeira reação foi achar que era impossível!

Mas comecei a observar atentamente toda minha postura e descobri que como eu na maior parte do tempo (ou sempre) fotografava maquiada, por instinto não encostava o olho no viewfinder (visor ótico da câmera) pra não sujar de rímel, e essa pequena distância era o suficiente para mudar SEMPRE o enquadramento das minhas fotos!

Corrigida a postura, magicamente as fotos saíam corretas 😉

Ah, você não usa rímel… saquei, mas é só pra te dar uma ideia que coisas que não tem haver com equipamentos ou técnicas fotográficas podem te trazer prejuízos também.

Esse é um dos motivos que estou trazendo hoje o artigo do Josh Dunlop com dicas que gostei muito sobre posturas.

E o outro motivo é que vivo dizendo nos meus artigos pra você treinar fotografar em baixa velocidade, e estas posturas vão te ajudar e ter mais firmeza para esta missão!

Espero que goste!

Abraços,

Simxer

Por Josh Dunlop

Esta é uma postagem que a maioria das pessoas apenas passaria por cima, sem nem pensar em sua importância, então eu o parabenizo por chegar tão longe. Eu espero que esta postagem o ajude a perder alguns maus hábitos, e te mostre como segurar uma câmera.

Em Pé

Desde que eu comecei a segurar minha câmera de maneira apropriada, eu fui capaz de reduzir o tempo de exposição de minha câmera porque eu posso segurá-la por mais tempo em situações de pouca luz. Tem tudo a ver com a forma como você a segura e onde ela coloca o seu centro de gravidade, que determina o balanço e o equilíbrio da câmera. Quando você estica o braço (como na imagem da esquerda), você mal apoia a câmera e move o seu centro de gravidade para longe de seu corpo. Isto pode parecer incomum, mas é algo que nós todos fazemos sem perceber, especialmente quando se trata de retratos. Você deve tentar manter seus cotovelos próximos um do outro, porque isso providenciará estabilidade manterá o centro de gravidade firme e baixo.

O mesmo é verdade quando você estiver tirando fotos de retratos; não permita que o seu braço esquerdo se separe do direito. Você irá notar que a segunda foto ainda está errada, mas porque a segunda mão não está sendo usada corretamente para apoiar a câmera. Ao colocar a segunda mão embaixo da lente da câmera, você estará diminuindo o risco de desestabilizar a câmera e evitando colocar os dedos na frente da lente.

  1. Mantenha os seus cotovelos juntos, contra o seu peito.
  2. Mantenha a sua mão esquerda embaixo da lente, ao invés de do lado.
  3. Incline-se levemente até a câmera, segurando-a apertado contra a testa.
  4. Mantenha suas pernas abertas
  5. O mesmo para tirar retratos.

 

Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas

Eu já falei sobre o centro de gravidade, porque esse é o ponto principal. Quanto mais baixo ele for, menor será a possibilidade de se mover, e quanto mais perto ele ficar do núcleo de seu corpo, mais fácil será de mantê-lo imóvel.

Abaixo está algo que nós todos já vimos de tempos em tempos, replicado no mundo todo por turistas e estudantes de arte. Inclinar para frente e para trás com sua câmera pode parecer uma boa ideia, mas na verdade é muito mais fácil apenas dar um passo para frente ou para trás! Pense nisso como o “jogo da torre” com todos os blocos inclinados para um lado; assim é muito mais provável que você trema e tombe tudo. Mantenha tudo reto para obter os melhores resultados.

Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas

Se você tem lutado para manter tudo parado, então há uma técnica extra que eu gostaria de compartilhar com você. Há diferentes variações desta técnica, normalmente com o que você faz com a mão esquerda, mas esta é a maneira que funciona melhor para mim. Você usa o seu braço esquerdo como apoio, colocando a mão em seu ombro e descansando a câmera na metade de cima do braço. Você pode então usar a câmera normalmente, apenas virando para o lado de seu alvo, ao invés de diretamente.

Tente você mesmo e veja o que funciona melhor para você. Esta não é uma posição que eu uso frequentemente porque ela pode ser meio estranha e eu gosto de poder dar zoom, mas eu já me voltei a ela no passado quando foi preciso.

Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas

Sentado

Não há surpresa no fato de que sentar abaixa o seu centro de gravidade e aumenta o seu equilíbrio, mas ainda há uma maneira certa e uma errada de fazer isso. Ao esticar as suas pernas, você na verdade está apenas apoiando parcialmente o seu corpo, e ao não se inclinar, o seu equilíbrio vai variar.

Ao simplesmente levantar as suas lentes, você tem um lugar para colocar seus cotovelos, e ao se inclinar, você cria um núcleo sólido onde você pode descansar a sua câmera. Abrir as suas pernas vai impedir que você balance para os lados e permite que você tire fotos mais precisas em velocidades menores. E sim, eu percebi que a mão esquerda dela não está no lugar certo – ops!

Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas

Finalmente, se você tem espaço para se apoiar no chão e virar para frente, então está é a melhor posição para se ficar. Sem querer me repetir demais, você pode ver o que você deve fazer aqui. A posição de suas pernas não importa mais, porque todo o seu peso está sendo empurrado para frente de seu corpo, e isso faz com que seus braços se tornem especialmente importantes. Na primeira foto, com a mão esquerda por fora da câmera, ela está empurrando a câmera para baixo, enquanto a foto da direita está apoiando a câmera de baixo, enquanto providenciar uma plataforma firme para a câmera. Seus braços ainda precisarão ficar próximos um do outro, mas não tanto quanto antes, porque eles estarão agindo como pernas e precisam de um espaço levemente maior para continuarem fornecendo apoio.

Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas

E você, como costuma se posicionar? Já teve algum problema parecido? Percebeu alguma mudança nas suas fotos com alguma dessas alterações? Compartilhe com a gente aí nos comentários!

Em tempo, o Josh me lembrou que possui vários produtos online, se quiser conhecer mais:

Gift Templatehttps://sleeklens.com/product-category/gift-certificate-templates/

Kits de Iluminação:  https://thatsweetgift.com/photography-lighting-kit/

  Hasta!

Você pode ler o original aqui.

4.9/5 - (43 votos)

17 Resultados

  1. thiago bonfim disse:

    Excelente post!!! Essa semana me lesionei após 6 dias de sessões fotográficas de natal com crianças. Minha lombar travou e não consegui mais fazer movimentos para se quer calcar uma meia. Obrigado pelas valiosíssimas informações Simxer!!!

    • fotodicasbrasil disse:

      Nossa Thiago, radical!!! Desejos melhoras e obrigada por comentar!!!Grande abraço!Simxer

  2. Leonardo Figueiredo disse:

    Excelente artigo Simxer, mais uma vez parabéns!

  3. Andrea disse:

    Simxer estou amando as suas dicas! São fantásticas e ditas de uma forma muito simples. Parabéns! Estou aprendendo muito! Show!

    • fotodicasbrasil disse:

      Fico feliz em saber Andrea!

      Abraços,
      Simxer

  4. adriano disse:

    As dicas aqui parecem ser simples….e é exatamente disso que precisamos. Fantástico Simxer. Minha fotos melhoraram muito com suas dicas.

    • fotodicasbrasil disse:

      Como é bom ouvir isso Adriano! Obrigada por compartilhar 🙂

      Abraços,
      Simxer

  5. Rainilde Back disse:

    Querida Simxer! Você é especial. Apesar dos meus 79 anos e iniciante em fotografia com câmera DSLR, você me faz, cada vez mais, me apaixonar na deliciosa arte de fotografar. Mesmo que só por hobby. Muito obrigada!

    • fotodicasbrasil disse:

      Obrigada querida!! Fico muito feliz de ter seu exemplo e poder compartilhar da mesma paixão.

      Grande abraço,
      Simxer

  6. Herbert Weil disse:

    Há um erro na postagem. A moça sentada, que caracteriza a forma "correta" de fotografar está empunhando a câmera da mesma forma que a moça em pé, ao centro da imagem, o faz a fim de demonstrar a forma errada de segurar a câmera.

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Herbert, tudo bem?
      Na verdade a posição está correta, quando se está em pé, o seu braço precisa estar junto ao corpo pra ter mais firmeza, por isso segurar a lente por cima é errado, mas quando se está sentado, essa é justamente a posição que dá mais flexibilidade para mexer na lente, e neste caso você tem o apoio do joelho 😉

      Obrigada pelo comentário.

      Abraços,
      Simxer

  7. joão carlos disse:

    Oi Simxer
    Estou um pouco sumido, mas sempre leio seu post e pra variar mais um show de dicas, esse dá importantes dicas principalmente para iniciantes e que usam muito o LCD para enquadramento, ao meu ver de maneira errada.Eu continuo com minha Fuji "coisa ruim" por isso ainda não ando animado em fotografar e como não posso comprar um equipamento melhor por " falta de tempo" ahahahahahah, me conforto lendo seus post que são sensacionais.Um dia irei ao JB no seu workshop para conhece-la pessoalmente e trocarmos umas ideias.
    Até a próxima! Grande abraço!
    João Carlos

    • fotodicasbrasil disse:

      João, que bom revê-lo!

      Fuji "coisa ruim"??? Hahahaha. Quem sabe você passa dessa Fuji "CR" para XT1? Estou de olho nela, e realmente, muitas vezes o equipamento desencoraja a gente a fotografar, mas você precisa praticar!!!! Eu estarei em São Paulo dia 25/05 e este ano tenho planos de levar meu Workshop para outras capitais, quem sabe? Mas venha sim, o JB daqui é lindo!

      Abração,
      Simxer

  8. Douglas Heckmann disse:

    Sou fotógrafo amador e leio frequentemente suas dicas que me ajudam bastante.
    Gostaria de sugerir um tema que tem me trazido algumas dúvidas recentemente, o formato da fotografia.
    Sempre fotografei no formato 10×15 ou 4×3, mas atualmente não estamos mais com o hábito de imprimir as fotos, utilizando o computador ou tablet para armazená-las e divulgá-las. Diante disso não seria melhor utilizar o formato 16×9???
    Já tentei e não gostei muito pois como "alonga" demais a foto, você fica com um horizonte muito grande e perde detalhes verticais.
    O que você acha???

    • fotodicasbrasil disse:

      Oi Douglas, primeiro obrigada pelo acompanhamento.
      Quanto a sua dúvida, eu acredito que acabe sendo uma questão pessoal, porque algumas câmeras não possuem o formato 16×9, já nas profissionais por serem de 35mm, permitem os formatos padrões para impressão. Não acredito que a impressão vai desaparecer tão rápido, mas so você tiver certeza que não irá imprimir, pode arriscar já fotografar no 16×9 🙂 Eu ainda prefiro 3:2!
      Abraços e obrigada pela sugestão, está anotada!
      Simxer

  9. Nacim Queiroz disse:

    Oi Simxer, novamente um lindo trabalho. e no twiter
    Novamente estou compartilhando no face.
    Muito obrigado.

    • fotodicasbrasil disse:

      Muito obrigada Nacim, é muito importante pra mim o compartilhamento nas redes!! Valeu mesmo!
      Abraços,
      Simxer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *