Foto Dicas Brasil Como Organizar e Fotografar Eventos Como um Profissional - Foto Dicas Brasil
7.359 views | by Simxer
Como Organizar e Fotografar Eventos Como um Profissional

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Quando estamos iniciando na fotografia, e somos convidados pra fotografar um evento, a única coisa que passa pela nossa cabeça é saber se a câmera é boa o suficiente, se a lente vai dar conta ou ainda se estamos aptos nos conhecimentos essenciais técnicos para cobrir tudo, outra dúvida muito comum é como conseguimos corrigir as fotos caso alguma coisa não saia bem 🙂

Existem muuuitas outras coisas envolvidas em “Cobrir eventos”, eu já escrevi em vários artigos aqui a minha experiência nessas coberturas, e no final do artigo vou compartilhar a minha check list com você, mas agora eu te convido a sentar e prestar muita atenção nessas dicas da fotógrafa Australiana Gina Milicia, que eu traduzi pra você.
Quando li este artigo, vi que ele tinha absolutamente tudo que eu sempre pratiquei em anos cobrindo eventos. Como sempre, fiz pequenos ajustes pra facilitar o entendimento pra quem está iniciando.

Agora acredite, se você um dia pensou, ou pensa em cobrir um evento de qualquer coisa, aqui você vai encontrar dicas preciosas que vão encurtar em anos a sua jornada pra conseguir resultados incríveis!

EVENTS MAIN Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

“The Footy Show” imagem cortesia de Nine Network Australia © Gina Milicia 2015

Se você possui uma câmera e é conhecido em seu círculo de amizade como um fotógrafo hobbysta ou profissional, há uma boa chance de você ter sido chamado para fotografar um evento.

Um evento é basicamente qualquer momento em que um grupo de três ou mais pessoas se reúne para celebrar um marco. Isto poderia ser o casamento do seu melhor amigo, o 50° aniversário do seu tio, o bar mitzvah de seu vizinho, o noivado de sua prima, um evento corporativo ou de um produto, uma cerimônia de premiação. Todos estes são definidos como “Eventos”.

Event Montage Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

© Gina Milicia

Eu tenho fotografado eventos pelos últimos 25 anos. Nesse tempo, eu tenho sido a fotógrafa oficial de eventos para o Grand Prix da Austrália, a Copa Melbourne, o Dalai Lama, Bvlgari, WWE Wrestling, o Logies (Emmys da Austrália), conferências de imprensa com astros do rock, lançamentos de produtos de grandes marcas, 50° aniversário do meu Tio Marcos (ótima festa!) e o noivado da minha prima.

O protocolo que eu uso para fotografar eventos é o mesmo para o 50° aniversário do Tio Marcos e para grandes eventos. Eu vou compartilhar todos os protocolos, dicas e técnicas para eventos e pré-eventos que eu desenvolvi nos últimos 25 anos – para que você possa fotografar eventos como um profissional também.

A Check List “chega de lágrimas”

CheckList Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

Check List – Via Shutterstock

Sempre certifique-se de ter pilhas novas para o seu evento. Se você estiver fotografando muitos eventos e trabalhando com o flash na câmera, você pode considerar investir em pilhas AA e AAA recarregáveis para seus flashes e outros aparelhos. Elas são um investimento no começo, mas eventualmente irão compensar e serão muito melhores para o meio ambiente.

Estar preparado, é meia vitória.
                       Miguel de Cervantes

Eu sempre organizo meu equipamento no dia anterior de um grande evento. Esta é uma lista extensa baseada em todos os itens que eu consegui esquecer ao longo dos anos – e sim, houve lágrimas algumas vezes e sim, isso me deixou estressada.

  • Teste todos os flashes e cabos.
  • Pegue pilhas novas e leve algumas de reserva.
  • Carregue as pilhas de todas as câmeras.
Melb Cup Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

© Gina Milicia

Em uma das minhas primeiras sessões na Copa Melbourne, eu fui levada até a linha de chegada para cobrir a apresentação para sua patrocinadora, Emirates. Tinha sido um longo dia e eu era novata com esses eventos grandes. Eu superestimei completamente a duração das pilhas do meu flash, e câmera, e tive que esperar 30 minutos estressantes para fotografar “a foto de ouro” com minha câmera piscando, “Eu estou prestes a morrer! Agora!”

Minhas pilhas reservas e o carregador estavam guardados em segurança na bolsa da minha câmera há cerca de 20 minutos de caminhada. (????!!!) Eu consegui tirar cinco fotos ligando e desligando a câmera. Eu consegui a foto, mas não foi divertido.

  • Limpe suas lentes. Sempre verifique se há sujeira, mofo, arranhões e manchas. Não há nada pior do que ter que retocar 300 fotos por causa de uma mancha no canto do enquadramento, ou ainda pior, um grande borrão que arruína completamente uma foto.
  • Carregue completamente seu laptop e telefone.
  • Certifique-se de ter todos os seus cabos, acessório e carregadores para laptops, etc.
  • Pegue dois leitores de cartões e cabos extras.
  • Leve cartões de memória extras.

Uma vez eu fotografei um casamento em um lugar muito remoto na Austrália. Era o final de uma semana longa e dura, e notei quando cheguei que eu havia esquecido o cabo USB do meu leitor de cartões. Eu sabia que seria um grande casamento – a revista queria cobertura total, do início ao fim – e eu só tinha cartões de memória o suficiente para cobrir cerca de metade dele.

Eu enviei minha assistente a uma lojinha de compras de uma pequena cidade do interior para procurar por um cabo ou leitor de cartões enquanto eu continuava a tirar as fotos antes do casamento. Ela ligou para cada loja de câmera em um raio de 20 km, mas não teve sorte. Eu acabei tendo que fotografar com o número limitado de cartões de memória que eu tinha, e tratá-los como se eu estivesse fotografando com filme.


Eu consegui fazer tudo no final, mas esse pequeno incômodo poderia ter custado muito caro. Agora eu carrego dois leitores de cartões de memória e coloco cabos reservas na bolsa da câmera, porta luvas, bolsa e bolsa do laptop.

Events  003 Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

© Gina Milicia

  • Monte um kit de sobrevivência (água, lenços, desodorante, balas de menta, lanches, barras de proteína, castanhas, guarda-chuva, roupas de frio e sapatos confortáveis para voltar para casa). Os eventos podem levar horas e frequentemente passam da hora das refeições. Não há nada pior do que ficar com frio, cansado, com fome ou mal cheiroso em um evento. Sempre leve um kit de emergências para compensar refeições e banhos.
  • Leia a lista de programação do evento, procure todos os locais onde você irá fotografar e veja as melhores rotas de viagem. Eu sempre vejo a melhor forma de chegar aos locais na noite anterior. Eventos podem ser estressantes o suficiente sem que você tenha que se preocupar em ficar perdido no caminho.
  • Lave seu carro e encha o tanque. Mais uma vez, tudo se trata de minimizar o estresse. Os eventos geralmente são chiques, então é bom chegar com um carro limpo. Você se sente melhor também.
  • Prepare e cheque novamente toda a iluminação, tripés, suportes e acessórios.
  • Certifique-se de que seu equipamento é portátil, leve e acessível de modo rápido e fácil. Aqui está o meu kit pessoal para eventos: Mochila com rodinhas, laptop, suporte ou tripé, duas câmeras, lente 24mm-105mm f/4, lente 70mm-200mm f/2.8, lente 85mm, dois flashes, pilhas AA recarregáveis.
  • Encontre um lugar seguro para guardar os cartões de memória que você usará no evento. Marque-os claramente, para que você não os use de novo acidentalmente.
  • Leve um disco rígido para fazer backup. Se você tiver tempo e um lugar seguro para fazer isso, baixe seus cartões de memória para seu computador e faça um backup ao mesmo tempo. Eu tenho um sistema de entrada e saída que eu uso.
  • Mantenha os convidados bêbados longe da sua mesa. Comidas e bebidas não se misturam com laptops. Uma bebida derramada e está tudo acabado.
  • Não se esqueça de levar uma caneta e um caderno para anotar informações importantes.

Código para Roupas

Events 4 Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

© Gina Milicia

Seus próximos clientes podem estar entre os convidados do evento que você está fotografando. Você só tem uma chance de conseguir uma boa impressão, então certifique-se de que ela seja boa.

Eu adoraria usar meu jeans rasgado favorito e botas em cada sessão que eu faço, mas eu sei que isso não daria uma boa impressão. Eu não quero envergonhar os clientes aparecendo com roupas inapropriadas, então eu sempre verifico o código de vestimenta primeiro.

Eu acredito que um bom fotógrafo deve se misturar com os convidados. Se você for menina, não me entenda mal, eu não estou sugerindo que vocês apareçam vestidas como a Paris Hilton. Vá com seu próprio estilo, mas talvez seja melhor evitar a tiara de diamantes, os saltos altos banhados em ouro e a calça com estampa de leopardo 😉

Normalmente é simples para os homens, mas vale a dica também de saber qual o estilo de roupas da festa que irá cobrir.

Aqui estão algumas sugestões que você pode levar em consideração:

  • Compre um par de sapatos bem confortáveis. Não há nada pior do que usar sapatos desconfortáveis durante uma longa sessão.
  • A melhor cor para se misturar em um evento é preto.
  • Sempre carregue um rolo de linha, alfinetes, graxa e um kit de costura em sua bolsa só por precaução. Uma vez eu rasguei minhas calças pouco antes de um evento.

Etiqueta

Events 5 Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

© Gina Milicia

  • Nunca seja visto comendo ou bebendo no evento.
  • Comida e bebida devem sempre ser consumidas longe dos convidados (coma antes de ir).
  • Pergunte qual é o melhor lugar para guardar seu equipamento (eu geralmente ligo para o local com antecedência para pedir para separar um espaço para mim).
  • Não incomode os convidados ou os prenda com histórias entediantes.
  • Apenas dê seu cartão se alguém pedir especificamente por ele.
  • Mantenha notas em seu smartphone para que você possa se lembrar dos nomes das pessoas importantes.
  • Sempre pergunte aos convidados se eles se importam se você tirar fotos deles. Se as pessoas estiverem conversando, tente esperar por uma pausa antes de falar com elas. Isto é complicado, principalmente para fotógrafos iniciantes. Experimente dizer, “Olá. Desculpe-me por incomodar. Você se importa se eu tirar uma foto?” O tom é muito importante. Nunca seja insistente e sempre mantenha um grande sorriso em seu rosto. Elogie os convidados por seu chapéu, bolsa, sapato ou olhos, mas faça isso com sinceridade.
  • Se você estiver trabalhando com outros fotógrafos, tente ajudá-los a montarem as fotos e trabalhar juntos. Esta é uma indústria pequena; há uma boa chance de vocês trabalharem juntos de novo e é sempre ótimo desenvolver amizades com outros fotógrafos. Esta pode ser uma indústria solitária às vezes.
  • Nunca fique parado parecendo entediado. Se você ficar sem convidados, fotografe a comida, banda ou decoração.
  • Envie fotos por e-mail da banda, flores e comida para os fornecedores. Esta é uma ótima forma de adicionar valor ao seu cliente, uma coisa boa a se fazer com os fornecedores e uma ótima maneira de encontrar novos clientes em potencial.

Dia do Evento

Tente chegar de 30 minutos a uma hora antes do evento. Isto dará a você bastante tempo para preparar seus equipamentos e se arrumar antes do evento começar. Não há nada pior do que chegar tarde e ter que se preparar sob pressão.

Faça um reconhecimento rápido do local, tome nota da iluminação e tente pré-planejar boas localizações para fotos em grupo e retratos. Monte seu equipamento. Teste tudo duas vezes para certificar que está funcionando. Verifique se seus cartões de memória estão em sua câmera, se o ISO está configurado corretamente e se seus flashes estão disparando adequadamente.

Leia a lista de fotos e cheque duas vezes se você está tirando todas as suas fotos principais. Reveja isto continuamente ao longo do dia. Cubra todos os detalhes possíveis no dia: decoração, comida, sacolas de presente, bebidas, flores e decoração das mesas. Esta é uma ótima oportunidade de apresentar suas habilidades para outros negócios, então certifique-se de enviar estas imagens para os cozinheiros, floricultores e designers.

Tente manter as fotos em grupo com no máximo cinco pessoas. Eu geralmente fotografo pessoas em grupos de dois, três e cinco. Tire de três a cinco fotos quando estiver fotografando grupos de pessoas, porque alguém sempre irá piscar ou fazer uma cara engraçada. Diga ao grupo que você irá tirar algumas fotos, para que eles não olhem para outro lugar ou se afastem após a primeira foto. Continue falando enquanto fotografa o grupo, para que você chame sua atenção. Caso contrário, eles irão olhar para o lugar errado, começarão a falar ou comer, e arruinarão suas fotos.

Events  8 Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

Usar uma lente Zoom facilita a captura de imagens naturais nos eventos. © Gina Milicia

 

Fotografia de Pessoas

Não tenha medo de arrumar as pessoas (arrumar seus casacos, pedir para elas ficarem em uma pose com mais classe). Nem todas as fotos precisam de poses. Tente misturar imagens naturais de pessoas falando, rindo e curtindo o dia. Eu acho que essas fotos ficam melhores usando uma lente zoom, quando as pessoas não sabem que você as está fotografando. É muito difícil parecer discreto quando você está a poucos centímetros de distância usando uma lente de 28mm.

Tente fotografar discursos com uma lente zoom e sem flash. Isto significa que você pode ficar em uma posição discreta e tirar várias fotos do orador sem irritá-lo com seus flashes. Eu gosto de esperar até o orador olhar para suas notas ou sorrir esperando os aplausos.

Evite tirar fotos de pessoas comendo. Eu nunca vi alguém parecendo glamoroso com a boca cheia de comida.

Após o Evento

Events  6 Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

© Gina Milicia

  • Cuidadosamente faça um backup de todos os seus arquivos (Depois, faça um backup novamente quando voltar para seu escritório/base).
  • Faça uma checagem final dos equipamentos que você pode ter deixado para trás (eu já perdi dois suportes).
  • Reidrate-se e coma alguma coisa após processar seus arquivos.
  • Envie fotos extras aos cozinheiros, floristas ou convidados que possam tê-lo abordado durante o evento.

Nem sempre podemos prever os problemas que irão aparecer, mas se preparar ao máximo que puder, estudar fotografia, dominar as Técnicas de Produção e seguir os conselhos e dicas de quem já trilhou esse caminho, aumentará potencialmente que o registro do seu evento seja incrível e você com certeza conseguirá eternizar momentos realmente memoráveis!!!

Se essa é sua paixão e você quer começar com o pé direito, meu Curso de Fotografia pra iniciantes é perfeito pra você, lá eu compartilho, além de todas as técnicas que você precisa pra dominar essa arte maravilhosa, muitas dicas da minha experiência pra te ajudar a ter uma jornada mais eficiente e de sucesso: www.fotodicasbrasil.com.br/cursoonline

Depois, é só juntar todas as dicas e arrasar nos seus eventos 🙂

E se você já fotografa e tiver algum ritual pré-evento que usa que o ajuda a ter certeza que irá correr tudo bem no dia, algo que eu posso ter esquecido, Eu adoraria ouvir suas sugestões aqui nos comentários!

Ah, como prometido, aqui  nesse link você pode fazer o download da check list de casamentos!

Bons eventos e vamos juntos!

AssinaturaPosts New Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

 

———————————

Gina Milicia  é uma fotógrafa profissional há mais de 25 anos. Ela fotografou algumas das pessoas mais importantes do mundo, incluindo a realeza, bilionários e celebridades. Gina também faz oficinas de fotografia e sessões de tutorias particulares viajando pelo mundo. Você pode se inscrever para o seu ebook gratuito sobre “Portrait and Post Production Essentials” e ver mais seu trabalho aqui. Confira seu podcast “So you want to be a photographer” no iTunes.

Imagem em destaque: © valeriiaarnaud / Shutterstock.com

 

Como Organizar e Fotografar Eventos Como um Profissional 4.67/5 (93.33%) 3 votes
pixel Como Organizar e Fotografar Eventos  Como um Profissional

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

15 Comments
  • Muiiiito obrigada! Um excelente artigo. Além de pertinente para nós fotógrafos também nos faz lembrar dos deslizes cometidos quando estamos em início de carreira. No meu caso, estava fazendo um projeto de integração- PI- da faculdade de fotografia aqui em Brasília. O meu tema era sobre sexualidade na terceira idade. Depois de meses buscando o casal que topasse participar do projeto tive a sorte de conhecer o sr. Bastos de 79 anos e a sra Maria das Graças com 65 anos. Eles namoravam e combinamos de fazer as fotos na casa dela. Cheguei cedo para ver em quais cômodo da casa eu poderia tirar o melhor proveito da luz natural. Encontrei em um dos quartos uma luz suave de janela que entrava com os primeiros raios de sol. Conversamos muito, convenci-os a tirar as roupas, os posicionei de forma que tivesse no quadro um singelo vaso de flores e um porta retratos dos netos de d. Maria, Tudo pronto para aquele momento mágico que somente quem ama fotografia consegue sentir eu descubro que o cartão havia ficado em casa. Oh Deus, era só o que eu sabia pensar e falar rs. Ainda bem que pude contar com a compreensão deles enquanto meu filho me socorria. Bom, o objetivo foi alcançado. As fotos ficaram lindas e com elas tive a nota esperada para me ingressar no terceiro semestre, além de ter tido uma bela lição extra classe da importância de fazer o Check List.
    Obrigada, com carinho Maria.

    • Excelente relato Maria!!! O seu tema era tão delicado que acredito que seja até fácil acabar esquecendo a parte mais trivial mesmo, muito obrigada por compartilhar sua experiência.Grande abraço,Simxer

  • Sagitário Marfim

    Caramba muito show suas dicas, Parabéns…

  • Como sempre Simxer, ótimas dicas!

  • Artigo incrível! Sempre que leio sobre falar, enquanto tirar as fotos, o que acho que é um padrão na fotografia, é necessário falar com seu cliente ou durante um evento. Ou nunca parecer quieto demais entre os convidados pra não parecer entediado, confesso que fico com receios de em algum momento não saber o que dizer ou dizer algo errado, por não ser uma pessoa com muita facilidade em socializar. Acho que isso é um grande problema, e me pergunto se pode ser contornado ou se estou entrando para a profissão errada, o que seria triste já que amo fotografia.

    Seria muito bom ver algum artigo sobre como funciona esse lado mais comunicativo do fotógrafo, o que é essencial nesse meio.

  • Artigo incrível! Sempre que leio sobre falar, enquanto tirar as fotos, o que acho que é um padrão na fotografia, é necessário falar com seu cliente ou durante um evento. Ou nunca parecer quieto demais entre os convidados pra não parecer entediado, confesso que fico com receios de em algum momento não saber o que dizer ou dizer algo errado, por não ser uma pessoa com muita facilidade em socializar. Acho que isso é um grande problema, e me pergunto se pode ser contornado ou se estou entrando para a profissão errada, o que seria triste já que amo fotografia.

    • Eu acredito que seja extremamente contornável sim, quando estamos com a câmera e somos tímidos, lembre-se somente de ser gentil e educado, não necessariamente extrovertido, imagine como você se sentiria confortável com alguém lhe abordando pra tirar uma foto. E você vai ouvir alguns “nãos” de convidados e isso também faz parte, não é pessoal, nem todo mundo quer ser fotografado. Quanto mais preparado tecnicamente em termos fotográficos, mais se sentirá seguro e tranquilo de transitar em eventos, você vai ver.Abraços, Simxer ​

  • É isso aí. nossa grande mestra. o assunto EVENTO tem material para um dia inteiro de palestra e só mesmo você poderia sintetizá-lo em apenas um artigo e sem prejudicar a assimilação do tema. Valeu muitíssimo.

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!