Foto Dicas Brasil Como fotografar um Arco-Íris - Foto Dicas Brasil
3.149 views | by Simxer
Como fotografar um Arco-Íris

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Eu sei que o título desse artigo é no mínimo curioso, já que este não é um assunto tão comum para permitir que a gente treine até conseguir, ou seja, fotografar um arco-íris, para maioria de nós, é uma oportunidade que pode aparecer quando menos se espera, por isso achei muito interessante trazer esse assunto.

As dicas técnicas de como fotografar um arco-íris é do  fotógrafo americano Nasim Mansurov.

Como Fotografar um Arco-Íris

 

Arco-íris são raros na natureza, porque muitos eventos precisam acontecer ao mesmo tempo. Primeiro, precisa haver umidade no céu, então um dia ensolarado ou uma chuva rápida é o primeiro pré-requisito. Segundo, o sol precisa estar posicionado no horizonte em um ângulo baixo, cerca de 42 graus relativo ao espectador. Terceiro, a parte do céu onde o sol está, precisa estar livre de nuvens e obstruções, enquanto a parte do céu onde o arco-íris aparecerá precisa ter chuva/umidade contínua. Quando todas essas condições ocorrem, os raios do sol irão refratar e refletir nas gotículas de água no céu, criando a ilusão ótica que nós chamamos de arco-íris. Quando você vê um arco-íris, é natural querer captura-lo em sua câmera. Quem não iria querer capturar tal beleza que contém todo o espectro de cores visíveis aos nossos olhos? E se você estiver no lugar certo, os arco-íris podem fazer um motivo comum parecer realmente extraordinário. Até mesmo uma cena chata poderia ser transformada em algo completamente diferente com um arco-íris completo.

Full Rainbow 960x640 Como fotografar um Arco Íris

X-E1 + Touit 2.8/12 @ 12mm, ISO 200, 1/105, f/5.6  – ©Nasim Mansurov

Fotografar um arco-íris pode ser frustrante, principalmente se você não tiver as ferramentas certas para o trabalho. Neste artigo, eu falarei sobre o processo de fotografar um arco-íris e providenciar algumas dicas sobre como incorporá-los em suas fotografias.

1) Tipos de Arco-íris

Embora todos os arco-íris sejam formados similarmente e não devam ser classificados em diferentes tipos, eles podem ser formados em diferentes condições e podem aparecer parcialmente ou completamente. Por exemplo, os arco-íris podem aparecer com raios do sol diretos, ou raios refletindo na superfície da lua. Conhecidos como “Arcos da Lua”, tal fenômeno pode ser realmente incrível de capturar em sua câmera. As Quedas Baixas do Yosemite no Parque Nacional Yosemite, por exemplo, é um local popular nos Estados Unidos para fotografar arcos da lua. Se as condições estiverem certas e o céu estiver completamente úmido do lado oposto da fonte de luz, você poderá ver um arco completo que vai de um lado do horizonte ao outro. Frequentemente, tais arco-íris são acompanhados por um arco-íris secundário, criando um “arco-íris duplo”, como visto na fotografia abaixo.

Double Rainbow 960x639 Como fotografar um Arco Íris

NIKON D700 + 24-70mm f/2.8 @ 24mm, ISO 800, 1/1600, f/8.0  – ©Nasim Mansurov

Arco-íris duplos são muito raros e há algumas evidências de arco-íris triplos e até quádruplos!

2) Condições do Tempo

Como eu mencionei acima, arco-íris naturais ocorrem apenas quando há umidade na atmosfera e o sol, ou a lua, está em um ângulo de 42 graus relativos ao espectador/câmera. Isto significa que quando há um potencial de dia nublado com tempestades, você deve sair para encontrar chuva! Procure por dias em que parte do céu está clara e parte do céu está coberta com nuvens escuras. Olhe para a posição do sol, determine onde ele irá se pôr e veja se essa parte do céu está relativamente clara. Se estiver, então vá para a área chuvosa e espere o sol surgir entre as nuvens. Mas, honestamente, se planejar para ver um arco-íris pode ser muito frustrante, pois você pode nunca vê-lo de um único lugar, então provavelmente é melhor sair dirigindo em um dia chuvoso para ver se você consegue encontrar um arco-íris. Quando estiver procurando por um arco-íris, olhe para a posição oposta de onde o sol está!

Rainbow Touching Ground 960x639 Como fotografar um Arco Íris

NIKON D700 + 24-70mm f/2.8 @ 48mm, ISO 200, 1/320, f/8.0   – ©Nasim Mansurov

Fotografar na chuva não é algo que você deveria fazer sem entender os potenciais riscos para o seu equipamento. Se a sua câmera e lente não forem protegidas contra as intemperes, eu recomendo usar uma boa proteção para prevenir que a água não entre nos equipamentos. Um simples guarda-chuva seria o suficiente, mas se você precisar usar as duas mãos, então uma boa capa protetora pode ser uma escolha melhor. Há muitas capas de chuva diferentes disponíveis no mercado.  A Rainsleeve da Opt/Tech é uma ótima solução para dias chuvosos e serve para a maioria das câmeras DSLR disponíveis. Não sei se está à venda no Brasil, mas é uma sugestão.

3) Como Encontrar um Guarda-Chuva

Assim que você encontrar um arco-íris, mesmo se ele for bem apagado, é hora de esperar e se mover. Alguns arco-íris começam bem fracos e podem ficar com cores e formas bem intensas em questão de minutos! Então pegue a sua câmera e comece a fotografar, mesmo se você só vir um arco-íris parcial.

4) Lentes

Arco-íris duplos completos podem abranger uma grande área da cena, então eu recomendo trazer uma lente grande angular que possa capturar todo o arco-íris. Uma lente de 24mm em uma câmera Full Frame pode capturar um arco-íris completo, mas não seria o suficiente para um arco-íris duplo. Se você quiser capturar um arco-íris duplo, eu recomendo usar algo como uma lente 16-35mm. Eu não usaria uma lente de telefoto, a menos que você queira se concentrar em fotografar apenas parte do arco-íris.

Quanto à abertura ideal, você obviamente deve maximizar sua profundidade de campo, para que todos os elementos do primeiro plano e do plano de fundo pareçam nítidos em sua foto. Devido a isso, o f-stop ideal seria entre f/8 e f/11. Você pode diminuir para aberturas menores, como a f/22, mas lembre-se que a difração irá impactar a nitidez geral.

5) Filtro Polarizador

Se você quiser realmente destacar o arco-íris, use um filtro polarizador! Sim, um filtro polarizador pode fazer uma enorme diferença destacando as cores do céu, do arco-íris e dos outros elementos do primeiro e do plano de fundo. Mas tome cuidado ao usar um filtro polarizador – uma posição polarizada normal poderia fazer um arco-íris desaparecer completamente bloqueando essas reflexões! Então, não use apenas o visor ou a tela de LCD de sua câmera quando estiver fotografando um arco-íris. Olhe ocasionalmente para o céu com seus olhos e se o arco-íris parecer mais vívido, você provavelmente precisa rodar mais o filtro.

Sigma 50mm f1 Como fotografar um Arco Íris

Canon EOS 6D + 50mm @ 50mm, ISO 100, 1/500, f/5.6  – ©Nasim Mansurov

6) Tripé

Arco-íris frequentemente ocorrem em situações de pouca luz, o que requer que você use pequenas aberturas para obter o máximo de profundidade de campo quando estiver trabalhando com motivos/objetos no primeiro plano. Portanto, um tripé seria uma ferramenta essencial para capturar arco-íris com eficácia, com a mínima quantidade de ruído. Eu sugiro comprar um tripé bom e confiável, que reduz as chances da câmera se mover.


7) Composição

A composição obviamente é importante ao capturar arco-íris. Se você conseguir ver um arco-íris completo, veja se você consegue localizar rapidamente um motivo interessante que você possa colocar no centro do arco-íris. Uma árvore solitária, uma construção pequena ou o belo pico de uma montanha seriam candidatos excelentes para a composição. Às vezes, se abaixar e fotografar flores também pode funcionar. Não se esqueça das regras básicas de composição – usar a regra dos terços, linhas guias, etc. pode fazer a cena parecer mais equilibrada e interessante. Na foto abaixo, eu coloquei o arco-íris à esquerda da cena, cerca de 1/3 da borda esquerda no enquadramento, depois encontrei um girassol solitário no campo e o coloquei no lado oposto, dando um bom equilíbrio e um elemento do primeiro plano interessante à foto.

Sunset Sunflower 960x639 Como fotografar um Arco Íris

NIKON D3S + 24-70mm f/2.8 @ 38mm, ISO 3200, 1/50, f/8.0  – ©Nasim Mansurov

Composição

 

E se você pensou que dá pra fazer no Photoshop, sim, é possível, mas estar preparado é o primeiro passo para conquistar a foto que pode ser a mais incrível das nossas vidas 😉 e pós-produzir um arco-íris que você realmente fotografou, pode ser uma experiência maravilhosa!

Espero que você tenha gostado, e compartilha nos comentários se você já conseguiu alguma vez fotografar um arco-íris!

Até breve e vamos junto!

AssinaturaPosts New Como fotografar um Arco Íris

Imagem em destaque – Arco-íris via Shutterstock
Como fotografar um Arco-Íris 5.00/5 (100.00%) 36 votes
pixel Como fotografar um Arco Íris

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

2 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.