Foto Dicas Brasil Como Fotografar as Estrelas - Foto Dicas Brasil
Destacada_Como Fotografar as Estrelas
46.438 views | by Simxer
Como Fotografar as Estrelas

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Texto: John Davenport

Fotografia em geral é fácil – certo? Você pega a sua câmera, a aponta na direção do que o interessa e aperta o botão. Porém, há muitos níveis de fotografia, e eu tenho certeza que você conhece o básico.

Hoje eu vou me focar em algo um pouco mais avançado, fotografar um céu estrelado, também conhecido como astrofotografia.

kayak under the stars Como Fotografar as Estrelas

Caiaques Sob as Estrelas

Para a astrofotografia, você se aprofundará um pouco no uso de alguns dos controles manuais de sua câmera, como tempo de exposição, abertura ótica e controle do ISO. Eu também recomendo fotografar em RAW para fotografias noturnas, já que isso permitirá mais controle quando você for editar a imagem final. Se você não sabe o que RAW significa e por que isso é importante…

NT: Aqui no site tem o artigo e a videoaula: “Raw, isso é pra mim?” onde você aprende sobre o fluxo básico desse formato.

Vamos Começar Com o Que Você Irá Precisar

  • Tripé – Nós vamos lidar com exposições em décimos de segundo e não importa em que nível fotográfico você esteja, você vai precisar de algo para estabilizar a sua câmera.
  • Uma Câmera com Controles Manuais – Controle manual do seu ISO e do tempo de exposição será essencial para fotografar as estrelas.
  • Uma Lente de Abertura Ampla – Você precisará de muita luz e a abertura f/2.8 parece ser a melhor para astrofotografia. Combine isto com uma lente e profundidade de campo ultra largos e você não terá problemas.

Com esses três equipamentos você poderá ter um bom começo, mas é claro, há muitos outros que você poderia potencialmente adicionar, o que eu tenho certeza que você poderá discutir nos comentários abaixo.

Localização, Localização, Localização

Agora, juntar todos os equipamentos não é o suficiente, você precisa encontrar os lugares certos para fotografar o céu noturno também. Poluição luminosa é um problema sério para a astrofotografia e se você estiver próximo a uma cidade grande, você terá que viajar pelo menos uma hora para se afastar das luzes.

Eu moro perto do centro de Boston e eu estou praticamente preso em uma das áreas com maior poluição luminosa dos Estados Unidos – o sul da Nova Inglaterra.

Porém, como pode ser visto nesta imagem abaixo, até mesmo uma cidade de cerca de 30.000 habitantes e com mais de 16km ainda pode resultar em uma poluição luminosa restritiva.

lightpollution Como Fotografar as Estrelas

Além de encontrar a localização certa na Terra, você precisa ter uma ideia da localização de várias estrelas e constelações para a sua fotografia. Eu usei um aplicativo chamado Starwalk no meu iPhone para rastreá-las e também para localizar o centro da Via Láctea, que pode ser incrível quando fotografada.

A Preparação Básica

Quando você fotografar esses pequenos pontos de luz, você precisará do máximo de luz possível atingindo o seu sensor. Portanto, é importante usar a combinação de alto ISO, aberturas amplas, e um maior tempo de exposição.

Para a foto Caiaques Sob as Estrelas acima eu usei um ISO de 1250, uma abertura de f/2.8 e uma exposição de 30 segundos. Como você irá notar, na parte inferior direita da fotografia há um pouco de poluição luminosa de uma cidade a cerca de 30 minutos de distância.

Uma coisa que você deve fazer para tentar minimizar a poluição luminosa é descobrir  onde ela está de uma maneira oportuna. Para fazer isso eu costumo tirar fotos sucessivas de todo o horizonte usando um ISO absurdamente alto (normalmente o maior que minha câmera possua) simplesmente para limitar o tempo que leva para que cada foto se exponha. Essas fotos não serão usadas no processo final, mas elas são valiosas para me informar que partes do horizonte estão fora do limite.


Embora o tempo de exposição de sua câmera possa ser longo, é melhor mantê-lo o mais curto possível, ou então você acabará com movimento em suas estrelas, já que a Terra está em movimento. Por exemplo, a minha fotografia dos caiaques foi tirada a 30 segundos, o que na verdade foi um pouco longo e se você olhar de perto você pode ver alguns movimentos nas estrelas

Agora, não me entenda mal, este pode ser um estilo de fotografia bem legal em certas situações, comumente referido como criando rastros estrelares como esta foto abaixo.

startrailphoto Como Fotografar as Estrelas

Tratando a Foto

Tratar essas fotografias do céu noturno pode ser um pouco intimidador, já que no começo elas não parecem grande coisa. Como eu mencionei antes, eu recomendo tirar as fotos no formato RAW se a sua câmera oferecer esta possibilidade, já que isso permitirá que você faça muito mais coisas quando chegar neste passo.

BEFORE AND AFTER 03 1 Como Fotografar as Estrelas BEFORE AND AFTER 05 1 Como Fotografar as Estrelas

 

Para a foto mostrada no topo desta postagem eu dividi a fotografia em duas zonas para trata-la, o céu e o primeiro plano. Eu usei a ferramenta de ajuste LR4 para alterar seletivamente cada região até que eu estivesse satisfeito com o resultado final.

*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor. Espero que gostem!

          Hasta!

AssinaturaPosts  Como Fotografar as Estrelas

Leia o original aqui

Como Fotografar as Estrelas 5.00/5 (100.00%) 23 votes
pixel Como Fotografar as Estrelas

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

6 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.