Foto Dicas Brasil Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos - Foto Dicas Brasil
12.356 views | by Simxer
Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Como eu já disse em outros artigos, não importa qual tipo de câmera você tem, qual sua especialidade e tão pouco seu nível fotográfico, porque se você tem uma câmera fotográfica, você já fez, faz ou fará um retrato!

E como o Foto Dicas Brasil é um site voltado para iniciantes, e muitas vezes quem está iniciando não dispôe de um estúdio fotográfico profissional, e levando em consideração que o meu artigo sobre Ensaios Externos está chegando ao 130 MIL visualizações,  então achei uma ótima pedida trazer um texto da fotógrafa Caro Musso sobre fundos fotográficos para externas, um excelente complemento para o meu artigo, espero que você goste!

Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

O Retrato é um tipo de fotografia que dificilmente escapamos, nem que seja por causa de pedidos dos amigos e familiares, ou quem sabe você se identifica mais com pessoas do que com objetos, ou ainda porque é um desafio que normalmente traz grande satisfação. Eu, pessoalmente gosto por causa da conexão possível através dos olhos.

Um grande desafio

Quando digo que fazer retrato é um grande desafio, é porque é. Aparentemente, ele pode parecer muito simples pelo fato de fotografar alguém na sua frente, mas se você se limitar a esse gesto provavelmente o resultado irá decepcionar você e o seu modelo.

Conseguir um bom retrato requer uma conexão com o personagem principal, e eu não me refiro a você, mas o espectador, a pessoa que olha para a fotografia. Isso deve estar presente em seus olhos, no rosto, na alma. Assim suas chances de conseguir um resultado único, aumentam exponencialmente.

A Importância do Fundo

Bom, e o que tem a ver o fundo com essa conexão tão importante? Simples, ele pode ser a peça central da sua foto ou simplesmente fazer todo o seu conceito falhar! E seria uma pena que ao escolher o fundo errado seu retrato não estivesse apto a ser aquela imagem memorável que todo retratado merece, então vamos nos dedicar a encontrar o melhor fundo. Fique atento porque isso não significa que em uma sessão planejada você não deva se preocupar com o fundo, mas em uma sessão improvisada torna-se mais importante ainda encontrar um fundo que possa complementar o modelo, com a roupa e com a estória que você quer contar com aquele retrato.

Se não for possível, mude a perspectiva ou o ângulo de disparo. Um céu, por exemplo, pode te salvar, mas hoje vamos nos dedicar a ter preparados cenários diferentes para encontrar o mais adequado para cada ocasião ou sessão.

Qual lente você vai usar?

Antes de mais nada é importante que tenha claro qual tipo de lente você irá utilizar. Por quê? Porque não é a mesma coisa se você for fotografar em primeiríssimos planos, do que um plano americano ou plano geral. Não é a mesma coisa se você trabalhar com uma 85mm, do que com uma 50mm ou 35mm.

O tipo de lente que você vai trabalhar ou o comprimento focal que pretende trabalhar, determinará que parte da cena você irá incluir e uma vez que tenha isso mais ou menos claro, poderá buscar teu cenário ideal. Isso não implica que você tenha que fotografar sempre no mesmo plano ou na mesma distância ou comprimento focal, você pode abrir ou fechar esses planos conforme sua sessão for avançando, mas é recomendado que isso seja feito pouco a pouco pra que seu modelo já esteja mais familiarizado com a sessão, com você e sua câmera.

Mas se pretende fazer planos bem abertos, procure utilizar “espaços negativos e é bom se preparar porque esse cenário seria o oposto do anterior, e não serviria.

O que quer contar?

O passo seguinte é que você precisa ter claro o que quer contar do seu retratado. Se só deseja capturar a beleza, ou os complementos que podem traduzir essa pessoa?

Se você já conhece o seu modelo de antemão, já pode determinar os aspectos da sua personalidade que irá capturar, se é uma pessoa alegre ou reservada, se é uma pessoa determinada ou com uma doçura extrema, etc. Por outro lado, se não conhece, pode ajudar começar perguntado por seus hobbies, ou o que gosta de fazer de uma forma geral.

E quando isso não for possível, terá que preparar um cenário o mais neutro possível, e ir mudando o fundo ou cenário conforme você vai conseguindo ficar mais próximo (íntimo) do seu modelo e vá revelando detalhes da sua personalidade.

Todas essas dicas são fundamentais e complementares para que sua sessão consiga através de todos os elementos, e isso inclui o importantíssimo fundo, ter um resultado equilibrado e único.

 1sombrero Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Em Preto e Branco ou a Cores?

Antes de começar a fotografar, essa é outra decisão que precisa tomar antes de decidir qual o fundo. Se a ideia é realizar uma sessão em preto e branco, então não adianta usar a bonita banca de alimentos coloridíssimos do novo mercadinho, nem colocar a modelo diante de uma janela vermelha porque combina com o batom Pin Up.

Se quer fotografar a cores, maravilha. Mas fique atento e busque “visualizar” seu cenário em tons de cinza, porque os resultados são completamente diferentes. Ao contrário acontece o mesmo, se vai fazer fotos a cores, busque cores que combinem com as roupas do modelo, ou sua personalidade e também com a luz que vai utilizar.

2  black and white 1283748 1920 Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Preto e Branco ou Colorido?


No olho da minha mente eu visualizo como uma sensação em particular pode ficar impressa no papel. Se eu sinto euforia, provavelmente será uma boa fotografia. É algo intuitivo, uma capacidade proveniente de muita prática.

Ansel Adams

Como buscar os Fundos

Você vai ter que abrir bem os olhos a partir de agora quando você sair para uma caminhada ou quando você fizer uma viagem para alguns lugarejos, florestas e praias nas proximidades de onde você mora. Coloque-se no modo de observação e veja com seu olhar fotógrafico. Uma janela antiga, a parede de pedra de um bairro próximo, a antiga fachada de um cinema, uma livraria no seu bairro, a fábrica abandonada, a fachada moderna de um novo museu, uma parede de graffiti, praia, barcos antigos de pescadores, uma ponte, um castelo em ruínas de uma aldeia, aquela rocha envelhecida e amarelada que você tem a 10 km de sua casa, um pedaço de madeira de pinho que está em sua região, um campo de trigo ou de margaridas que você pode encontrar na saída da sua cidade…

Qualquer cenário que tenha algum interesse pode oferecer um fundo perfeito, às vezes uma cor tão suave pode ajudar a aumentar a sensação de solidão de seu retratado, o seu amor aos livros, ou seu caráter forte, etc. Faça uma lista de possibilidades.

Mantenha os Lugares e Fundos em Seu Celular

Uma boa ideia é fotografar com celular. Por duas razões, uma porque muitos telefones oferecem a capacidade de guardar as coordenadas dos locais, o outro, porque você sempre carrega o celular com você. Não há necessidade de sair com a câmera para caçar locais, cada vez que você sair, você pode caçar alguns lugares bem interessantes.

Visite-os em Momentos Diferentes do Dia

Bom, você pode já ter localizado um lugar interessante. O próximo passo é visitá-lo várias vezes e em diferentes momentos do dia. Isso servirá para ver como a luz se comporta neste ambiente, onde você pode obter uma luz mais forte ou mais difusa, se você pode usar apenas a luz natural, verificar qual a janela de tempo é melhor para realizar a sua sessão.
Nunca deixe a iluminação participar da sua sessão de forma aleatória, estudá-la é fundamental.

Onde Encontrar os Fundos

Aqui está uma lista de lugares que podem servir:

PONTES –  Eu não sei exatamente o que tem as pontes, mas me parecem um dos melhores lugares e que podem oferecer muitas possibilidades tanto para sessões de planos abertos, com os mais fechados. E claro que geralmente têm água nas proximidades, que é algo que também pode servir como um fundo atraente, além de proporcionar energia e boas vibrações, perfeito para relaxar sessão 😉

PRAIA –  Eu sei, é um clássico porque é um lugar que oferece grandes possibilidades. Areia, mar, rochas, barcos, belo pôr do sol, etc, podem ser fundos e cenários maravilhosos.

3Playa Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Na Praia

EDIFÍCIOS ABANDONADOS –  Por estarem abandonados, acaba te permitindo trabalhar com sossego e tranquilidade. Podem resultar num cenário pra demonstrar certas personalidades ou emoções mais fortes ou ainda criar um contraste, como no exemplo abaixo.

4 girl 1084731 1920 Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

O Charme de uma Fábrica Abandonada

ESTAÇÃO DE TREM –  Se é uma estação antiga, melhor ainda, tem mais possibilidades por causa dos maquinários antigos, mas podem ser modernas também. Outra excelente dica são os trilhos.

5 Estaciones y vías de tren Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Estações e Trilhos

SOLO –  Não descarte o solo, pode servir como pano de fundo se o seu modelo não tiver problemas de deitar sobre ele.  Você pode fotografar  de um ângulo zenital (a foto é perpendicular de cima para baixo), ou rasteiro. Agora você tem um motivo pra prestar bem atenção por onde anda, cuidado pra não tropeçar 😉

6 girl 984060 1920 Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

O Solo como Fundo

BIBLIOTECA OU LIVRARIA – Se o seu modelo é uma dessas pessoas que ama livros, com certeza irá adorar uma sessão cercado por eles. Isso vai ajudá-lo a relaxar e você terá um fundo muito interessante.

ELEMENTOS URBANOS – Cortinas coloridas ou velhas, fachadas, edifícios modernos, ruas movimentadas ou vielas solitárias, lojas de antiguidades, escolas, quadras de esporte, parques, bares estilosos, tabernas tradicionais, mercados e praças de alimentos… A cidade está repleta de cenários interessantes, e nem sempre é necessário se deslocar para um lugar remoto.

7 graffiti Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Cenários Urbanos

SEU AMBIENTE – Outra possibilidade a se considerar é o ambiente onde mora a pessoa que você está indo para retratar. Se você quer mostrar sua alma, sua personalidade, seu caráter ou como ela vive, considere retratá-la em seu ambiente. Pode ser no trabalho, na escola de música que ela frequenta, sua casa, ou bar onde ele passa as noites com os amigos ou ainda o seu lugar favorito. Isso também ajuda a deixar sua sessão mais relaxada e o fotografado mais aberto a se expor para a sua câmera.

BOSQUES – Fundos verdes ou marrons do outono são um complemento perfeito para o retrato. O que eu mais gosto sobre esses lugares é que você pode parar de se preocupar com os elementos  que normalmente causam distrações na sua cena como pessoas, latas de lixo, sacos de plástico e assim por diante.

8 men 1276384 1920 Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Bosques e Florestas

CASTELOS, PALÁCIOS, HOTÉIS OU LOJAS DE LUXO – Se você precisa adicionar um toque de glamour a seus retratos, estes podem ser locais perfeitos. Claro, que se você não se conformar somente com a fachada, terá que pedir permissão para fotografar dentro 😉

ROCHAS, MUROS DE PEDRAS, RUÍNAS, CASAS ABANDONADAS – Fundos de pedra também pode ser um excelente recurso tanto para desfocar o fundo da foto ou incluir no retrato. Eles servem para enfatizar a “dureza” da personalidade da modelo…

9 Fondo de piedra Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Fundo de Pedra

CAMPOS DE FLORES, DE TRIGO, JARDINS, CASCATAS E RIACHOS – Natureza com todas as suas cores, de fortes as mais sutis, passando pelas cores brilhantes. Estudar suas possibilidades de acordo com a estação do ano, pode ser determinante para aquele toque profissional.

11 Campos Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Campos

Roupas

Depois de decidir qual cenário ou local você vai usar para seus retratos, é importante recomendar para o modelo um tipo de roupa, especialmente em relação a cor, para não matar os cenários ou ao contrário, se o modelo não tem as roupas ideais, você pode adaptar sua sessão fotográfica a algum cenário da sua lista que melhor se adapte. O fotógrafo também precisa ser flexível e adaptar-se as diferentes situações.

12 Cuidando el vestuario Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Conclusão

 

O fundo, ou cenário, é um complemento para o retrato, ele ajuda a promover uma ideia, fornecer informações sobre a pessoa retratada, mas nunca, nunca ofuscá-la. Use sua imaginação para adicionar cenas à sua lista e nunca sair sem ficar de olhos bem abertos para novas possibilidades!

Aqui você tem uma lista de artigos que vão ajudá-lo, juntamente com este, a conseguir os melhores retratos da sua vida!

Ensaios externos, dicas de como fazer

Como Escolher a Lente de Retrato Perfeita

Como Usar Iluminação Ambiente para Retratos mais Naturais

10 dicas de retrato para levar suas fotografias para o Próximo Nível

Recorte Bom, Recorte Ruim – Como Recortar Retratos

O Que Fazer e o Que Não Fazer em Retratos de Família

Seis Padrões de iluminação de retrato que todo fotógrafo deve conhecer

Espero que você tenha gostado, se sim, compartilhe com seus amigos e não deixe de me dizer o que achou aqui nos comentários.

Até a próxima, e vamos juntos!

AssinaturaPosts New Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Imagem em destaque – Parque no Outono – Via Shutterstock
Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos 5.00/5 (100.00%) 21 votes
pixel Como e Onde Encontrar Fundos Para Seus Retratos Externos

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

10 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!