Foto Dicas Brasil Como comprar e usar o filtro polarizador? - Foto Dicas Brasil
Como comprar e usar o filtro polarizador?
13.291 views | by Simxer
Como comprar e usar o filtro polarizador?

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Hoje voltaremos a falar de filtros. Como o filtro polarizador (também chamado de polaroide) é o mais comum, dedicaremos este artigo somente a ele.

Recapitulando, filtros são acessórios que, acoplados às câmeras, criam efeitos especiais nas fotos, alterando os controles de luz, cor, ou até mesmo como proteção para a lente. Eles são feitos de gelatina, vidro, cristal ou plástico e na maioria das vezes são circulares.

No nosso artigo anterior, indicamos quais são os filtros mais populares no mercado e dissemos que o filtro polarizador é o mais avançado. Dissemos também que é bastante utilizado para tirar o reflexo de fotografias e aumentar a intensidade e o contraste das cores em paisagens. Dá para perceber bem a diferença entre uma foto feita com polarizador e outra sem.

Pois bem, agora você saberá como comprar e usar o filtro polarizador. Antes de qualquer coisa, não se esqueça de comprar filtros de qualidade para seu equipamento.

Antigamente o preço dos filtros era elevado e a compra deles só era possível para câmeras profissionais. Hoje, como são bem populares, os preços são mais acessíveis e existem vários modelos no mercado, inclusive para câmeras compactas abaixo de 40 mm de diâmetro.

Ele é instalado na parte da frente da câmera, e uma parte dele é móvel, sendo rosqueada na objetiva. Justamente no movimento de girar é que se obtêm os efeitos pretendidos ao usar um filtro polarizador e pode – se regular a intensidade das cores. Existem dois tipos de filtros polarizadores e abaixo iremos falar deles.

Filtro polarizador circular (PL – C)

É um tipo de filtro onde os raios incidem de maneira circular, como o próprio nome diz. Com ele, podemos ajustar e eliminar possíveis erros de exposição (rápida ou mais longa) ou auto – focagem. Esse tipo de filtro absorve os raios UV e, por isso é possível aumentar o contraste das fotos de paisagens. Funcionam em duas camadas: a primeira é a responsável por polarizar a cena e eliminar os reflexos. A segunda repolariza já sem os reflexos.

Filtro polarizador linear (PL)

Este filtro, como o nome indica, ao receber a luz, em linha reta, muda a polarização. Em seguida, age da mesma forma que o filtro circular. Eles geram efeitos nítidos em câmeras com auto – foco. Alguns fotógrafos preferem os filtros lineares para polarização e eliminação dos reflexos, apesar de serem fixos e, com isso, não podemos controlar os efeitos de exposição e auto – focagem, eu particularmente, prefiro os circulares.

Vamos aprender mais sobre a polarização?

Você deseja fazer fotos externas, de paisagens ou de pessoas desfrutando da paisagem? Então você precisará de um filtro polarizador para melhorar a qualidade de suas fotografias. Que tal um céu mais azul, uma árvore com as folhas mais verdes ou o mar mais rico em cores? Com o filtro polarizador, você consegue.

E que tal fazer fotos de água, vitrines ou pessoas no espelho? Novamente precisará da polarização. Essas são as principais funções dos filtros polarizadores. Abaixo, vamos saber como tudo isso funciona dentro da sua câmera.

Como utilizar o filtro polarizador

AdrianoHamaguchi Como comprar e usar o filtro polarizador?

O efeito máximo deste filtro é atingido quando você posiciona seu filtro em um ângulo determinado, o ângulo da polarização. Ele varia de câmera para câmera, mas o valor ideal gira em torno de 56º. Mirando a superfície refletora, ou seja, a cena que está refletindo os efeitos indesejáveis, este é o ângulo ideal para você ficar para obter os melhores efeitos. Com isso, terá mais contraste ou menos reflexo, dependendo do seu objetivo em questão.

Também se atingem melhores resultados utilizando o ISO 100, a abertura bem grandes da lente, como você já sabe que são os menores números, como por exemplo f.1.8, mas aqui no Brasil a maioria das câmeras vem com lentes de abertura máximo f.3.5.

E também melhores resultados se você deseja aumentar o tempo de exposição. Dessa maneira, o polarizador irá escurecer a cena, eliminando reflexos.

Para aumentar o contraste em paisagens, por exemplo, para obter um azul de céu mais vivo, o filtro agirá da mesma forma, escurecendo o céu, pois atenuou os reflexos e as difrações de luz.

A posição do sol com certeza é fundamental para o filtro atingir sua função, pois afeta a intensidade da luz na abertura da lente. Fotos feitas contra o sol são melhores em cores do que as que foram feitas de frente para o sol. Para obter resultados com melhor contraste e intensidade de cores, basta girar a câmera em 180º e ficar de costas para a claridade do sol. Os efeitos ficam ainda mais perfeitos se você fizer as fotos na metade da manhã ou da tarde.

Vamos atenuar reflexos?

O filtro polarizador atenua reflexos ou até os elimina completamente. E adivinhem? Também depende da incidência de luz na água ou nos vidros. Por incrível que pareça, para melhorar os efeitos, um simples passo para o lado é suficiente.

Neste exemplo, eu fiz uma montagem de duas fotos feitas por mim de uma carpa, com e sem filtro polarizador, a diferença é enorme e abaixo a mesma carpa em uma foto também com o filtro.


peixe FiltroPolarizador Como comprar e usar o filtro polarizador?

Carpa com e sem filtro polarizador – ©Simxer

peixepolarizador Como comprar e usar o filtro polarizador?

Carpa – Jardim Botânico – Rio de Janeiro – © Simxer

Existem muitos bons polarizadores no mercado. Não iremos citar modelos ou marcas, mas sempre prefira os de qualidade e marca conhecidas, e como sempre indico, pesquise com amigos ou em fóruns pra saber o que outras pessoas acharam.

Bônus!

Essa videoaula foi publicada no artigo “Filtros fotográficos, o que são e para que servem?”, e simula uma das habilidades do filtro polarizador de controlar a luz excessiva, como em uma foto de paisagem com bastante sol.

Lembrando que dá para reproduzir em programas de edição, como o Photoshop, algumas característica do filtro polarizador, mas a retirada do reflexo, ainda não é possível, por isso se você costuma fotografar paisagens com água, ou faz trabalhos para fotografar objetos com superfície que gerem reflexo, ele é uma ótima pedida!

Espero que goste!

AssinaturaPosts  Como comprar e usar o filtro polarizador?

Como comprar e usar o filtro polarizador? 5.00/5 (100.00%) 15 votes
pixel Como comprar e usar o filtro polarizador?

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

12 Comments
  • O efeito do filtro polarizador dá pra ver no visor antes de tirar a foto ou iremos ver somente depois de pronta??

    Obrigada,
    Fernanda

    • Você vai ver enquanto fotografa, você precisa rodar o polarizador pra escolher qual o melhor ângulo pra foto que você está tirando.

      Obrigada pela leitura.

      Abraços,
      Simxer

  • Excelente artigo novamente! Simxer, quais as melhores lojas no Rio para adquirir produtos fotográficos como filtros, por exemplo? Você poderia indicar algumas marcas, quais as tops, quais aquelas de bom custo-benefício, quais aquelas que você deve fugir? O que, pra você, que é profissional, significa um filtro com qualidade e que não tem qualidade? Exagerei nas perguntas??? hahaha. Obrigado!

    • Oi Ricardo, tudo bem?
      Muitas perguntas, hahaha! Bom, os melhores pra mim são os Hoya e Lee, e ruins tem um monte! Eu gosto muito de pesquisar os preços lá fora porque muitas vezes eles chegam com preços distorcidos no Brasil. Como eu expliquei em um dos dois textos, você pode até se dar ao luxo de comprar um mais barato se sua lente for muito boa (qualidade ótica) e a grande diferença será quanto de luz esse filtro irá realmente "filtrar" (não achei palavra melhor 😉
      Ou seja, os filtros mais baratinhos permitem que passem mais luz do que deveria, mas o custo x benefício está diretamente ligado ao resultado que está esperando, se vc for amador e só quiser fazer uma fotos de paisagens mais interessantes, dá pra arriscar, mas se você está se profissionalizando em fotos de paisagens, ou se faz fotos para clientes com esse tipo de necessidade, o investimento em bons filtros vão te economizar muita pós produção.
      Ajudei?

      Abraços e obrigada pela leitura!

      Simxer

  • Cleudeir Nunes Eler

    Estou precisando de comprar quatro folhas tamanho A4 de filme polarizador. Vc. pode me informar onde posso comprar esses filmes? Estou na região de Campinas. Obrigado. Cleudeir

  • Boa Tarde! o Filtro Polarizador tambem melhora o desempenho em fotos de fundo branco?

    • Não é feito pra isso Bruno, se estiver com problemas com fundos infinitos, o ideal é ajustar manualmente a sua fotometria.

      Abraços,
      Simxer

  • olá tudo bem!
    Tenho uma dúvida, qual tamanho do filtro para minha canon power shot SX60 HS, vc pode me orientar?
    obrigada!

    • Oi Roseli, geralmente está escrito na lente, na SX60 se não me engano é 67mm, mas você precisa comprar específico para SX60, já que ela é uma superzoom.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá,
    Quais são as melhores marcas de filtros?
    Obrigada!

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!