Foto Dicas Brasil Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição - Foto Dicas Brasil
14.865 views | by Simxer
Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Já falei sobre uma das regras de composição que mais gosto que é a Perspectiva e dando continuidade ao tema, trago hoje um artigo sobre o Ponto de Fuga como elemento de composição. Na verdade são dois artigos juntos para que você tenha o máximo de informação e exemplos para treinar e conseguir resultados realmente impactantes!

Vamos lá?

A fotografia é um meio de expressão que usamos para representar a realidade. Pode ser a realidade que vemos ou realidade que temos em nossas cabeças, pode ser a fotografia documental ou a fotografia surrealista, de qualquer modo, podemos usá-la para exibir uma imagem ou um conceito de vida. Entretanto, a fotografia tem um “problema” em comum com seus irmãos artísticos, como cinema e pintura, afinal o mundo é tridimensional (visualmente falando), mas nenhuma fotografia, nenhum filme, nenhuma pintura pode, por si só, representam três dimensões.

Quais São Essas Três Dimensões Que Falamos?

As três dimensões são: largura, comprimento e profundidade. A largura e o comprimento podem ser representados perfeitamente em uma fotografia ou uma pintura; qualquer imagem pode ser um elemento da mesma; um lápis, uma maçã ou um bebê. A parte mais “complicada” na fotografia é a profundidade, que é o que dá a sensação de uma imagem tridimensional.

Como Podemos Obter Profundidade Em Uma Imagem?

Como descobriram e teorizaram pintores como Piero della Francesca no século XV, a sensação de profundidade e espaço é conseguido através de perspectiva, é simplesmente a forma como explicamos a distribuição do espaço, através da colocação dos elementos de modo que o nosso cérebro seja capaz de calcular a distância, tamanho ou posição. Por exemplo, o nosso cérebro entende que “mais perto” quer dizer “maior” e maior distância significa “tamanho menor”, ele também é capaz de interpretar a profundidade através da mudança gradual de cores em uma imagem, e até mesmo através dos tons de sua atmosfera.

2Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

A profundidade cria a ilusão de uma imagem tridimensional

O Que É Ponto De Fuga?

O ponto de fuga é o lugar onde convergem duas ou mais linhas paralelas (reais ou imaginárias) ao infinito em uma imagem. Por exemplo, imagine as linhas que criam à beira de uma estrada e sua projeção para o infinito, ou seja, para a parte inferior da imagem. Onde estas linhas se cruzam de forma literal ou imaginária, é o que é conhecido como o ponto de fuga.

PontodeFuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Como Posso Usar O Ponto De Fuga Nas Minhas Composições?

Os pontos de fuga são elementos visuais e compositivos de muita força. Através de linhas reais ou fictícias que convergem em um ponto você pode levar o espectador da sua imagem, diretamente para o ponto onde essas linhas se cruzam. É uma maneira de mostrar o caminho, enquanto destaca o grau de profundidade que contém sua imagem.

O Ponto De Fuga e o Centro De Interesse

Tenho certeza que você já ouviu falar sobre a regra dos terços e como as interseções das linhas imaginárias que separam a imagem em terços têm maior impacto visual, certo!? Os pontos de fuga geram uma impressão muito semelhante na percepção da imagem, atraindo o olhar naturalmente para ele, portanto, qualquer elemento localizado em um ponto de fuga, ou em direção a ele, vai destacar naturalmente em sua imagem.

3Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Ponto de Fuga e Centro de Interesse

Pontos de Vista

Nem todos os pontos de fuga são de estradas e ferrovias. Uma boa fotografia pode estar em qualquer lugar, diante de você, mas também acima ou abaixo de você. Edifícios, conjuntos de troncos de árvores, grades, escadas e geralmente tudo que é feito de linhas, pode fornecer uma infinidade de possibilidades. Tente variar o ponto de vista e olhar para estas linhas que se perdem no céu, ou entre seus sapatos, picado, contra-picado, zênite ou nadir, e verá como as linhas viajam para o infinito e lhe proporcionam imagens muito interessantes.

Grande Angular

A lente grande angular não é apenas um comprimento focal para retratar a maior parte possível da paisagem, ela tem muitas possibilidades. Você já tentou usá-la para compor através de linhas ou parte delas? Como você sabe, os planos mais próximos em uma lente grande angular, ampliam de forma distorcida o motivo da sua foto, exagerando a perspectiva de objetos, permitindo que você insira um grande profundidade de campo na cena.

Se você quiser dar a seu Ponto de Fuga mais impacto e drama, e se tiver uma dessas lentes incríveis, saia para uma caminhada com ela em busca de interessantes Pontos de Fuga e não irá se decepcionar :-).

Elementos Arquitetônicos

A arquitetura é talvez o lugar onde você encontra Pontos de Fuga mais facilmente, por isso mais fácil de praticar e libertar a sua imaginação. Você pode praticar com linhas físicas ou linhas imaginárias criadas, por exemplo, por repetição de padrões, também conhecidos como ritmo visual na composição. Se você estiver interessado em fotografia de arquitetura, o ponto de fuga é um recurso amplamente utilizado para expressar a escala de edifícios ou lugares, e dar volume e profundidade à imagem.

4Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Ponto de Fuga gerado através da repetição de padrões de arquitetura

Paisagens

Os pontos de fuga em fotografia de paisagem, são outra maneira de adicionar interesse para suas imagens. Por exemplo, você pode fotografar montanhas nevadas muito distantes, mas se você não tiver nada para dar profundidade a sua imagem, você corre o risco de que ela pareça um pouco maçante ou plana. Existem várias maneiras de resolver este problema; desde usar o primeiro plano para gerar sensação de escala (perto/grande, distante/pequeno) ou utilizar os pontos de fuga para guiar o olho através de sua paisagem até um certo ponto. Os campos, estradas, rios ou troncos de árvores são apenas alguns exemplos de possíveis pontos de fuga que você pode encontrar em paisagens. Lembre-se que quase todas as linhas podem criar um ponto de fuga interessante. O importante é variar o ponto de vista ou a moldura até encontrar.

5Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Você pode extrair pontos interessantes de qualquer linha real ou imaginária


Eu Encontrei Uma Grande Fuga, Agora … Onde Devo Colocar?

Como sempre, não há regras inquebráveis, ou regulamentações, manuais, mas sim pequenas ajudas no caminho para a sua decisão de optar por um ou outro.

Regra dos terços

Soa familiar, certo? 😉 Localize o ponto de fuga em um dos pontos fortes desta regra, ele irá naturalmente reforçar o ponto imaginário de seu ponto de fuga.

Quebrando as regras

Depois de conhecer e ter cansado de praticar, use seu instinto. As regras são sempre muito gerais e é impossível que se adaptem a todas as situações ou gostos de cada um. Então você tem que confiar em você quando procurar a solução ideal para qualquer situação.

Dentro do enquadramento

Você pode fazer essas linhas convergentes se cruzarem em algum lugar infinito, mas dentro de seu enquadramento. Se fizer isso, o espectador não precisa “passear” para fora da sua imagem, ele se deterá onde você decidiu que ele fique.

Fora do enquadramento

Outra opção é colocar o ponto de fuga fora do enquadramento. Se fizer isso, o observador “passeará” até sair e para completar a visualização, terá que fazê-lo através de sua imaginação. Assim terá um observador mais ativo e participativo de sua imagem.

No horizonte

Quando você decidir que o ponto de fuga está dentro do enquadramento, haverá momentos em que desaparecerá diretamente no horizonte, especialmente em paisagens. Preste atenção especial para o horizonte fique reto, é melhor fazê-lo desde o início, e não ter que reenquadrar depois 😉 Lembre-se também da lei do horizonte, que nos ensina que a área mais interessante da nossa imagem deve ocupar aproximadamente 2/3 do enquadramento.

6Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Formas repetidas que criam um ponto de fuga através de seus padrões

7Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Ponto de Fuga dentro do enquadramento

O ponto de fuga é um elemento de grande força visual. Você não precisa que ele esteja em cada uma das suas imagens, mas certamente é um elemento pra se pensar na hora de compor. Poucas regras irá fornecer imagens que podem quebrar a monotonia de uma cena, adicionar drama, velocidade, profundidade, ou ser tão consistente em si mesma, como os pontos de fuga. Eu sempre pensei que o ponto de fuga é como uma flecha que marca o local exato onde você quer que detenha a atenção, e o local exato onde você quer parar o olhar do espectador. Você não vai perder uma ferramenta tão valiosa? 🙂

Vamos Ver Alguns Exemplos Espetaculares De Pontos De Fuga

Profundidade e  Ritmo Visual

 

Profundidade e Ritmo Visual Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Linhas Convergentes e Ponto de Fuga

8 Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Nem todas as linhas são retas

9Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Varie o Ponto de Vista

10Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Linhas Visíveis e Invisíveis

11Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Profundidade e Tridimensionalidade

12Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Ponto de Fuga Fora do Enquadramento

13Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

“Fuga Tonal” e Profundidade

14Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Ponto de Fuga e Arquitetura

15Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Outros Elementos Arquitetônicos

16Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Natureza

17Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Ponto de Vista Contra-Picado

18Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Ponto de Vista Picado

19Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Geometria e Abstração

20Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Aumente o Interesse Combinando Elementos

21Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Elemento Humano aumenta o Interesse

22Ponto de Fuga Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Espero que este artigo tenha servido para ideias novas de composições, então saia para uma caminhada em observe de outros ângulos em vez de olhar somente de frente, de modo que seus olhos percorrem as linhas arquitetônicas da sua cidade. Se este artigo te ajudou a imaginar maneiras diferentes de perceber o mundo a sua volta e registrá-lo com melhores resultados… Compartilhe-o no Facebook, Twitter ou Google+

Obrigada e boa prática!

Este excelente artigo é da fotógrafa Alexa De Blois que tem uma visão fotográfica muito parecida com a minha, e é um prazer trazê-lo aqui, espero que você tenha gostado.

AssinaturaPosts  Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição 4.93/5 (98.65%) 74 votes
pixel Aprenda a Usar o Ponto de Fuga Como Elemento De Composição

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers “Fotometria Simples – Você no Controle da Luz” e “Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo”, se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o “Curso Online Fotografia Profissional para Amadores”, que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

14 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!