Foto Dicas Brasil 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn - Série - 2/4 - Foto Dicas Brasil
5 dicas que mudou minha fotografia Newborn – Série – 2/4
74.990 views | by Simxer
5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn – Série – 2/4

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Nota da Simxer:

Este artigo é o segundo de quatro que traduzirei sobre Newborn aqui para o Foto Dicas Brasil. Busquei bastante e li muito a respeito e cheguei nesses artigos que eu realmente achei que contribuiriam pra quem quer dicas de como fotografar recém-nascidos (Newborn).

O artigo “5 dicas que mudaram minha fotografia newborn”, tem dicas de uma fotógrafa que estudou bastante como amadora e mostra o que realmente fez diferença para um trabalho de excelência!

Você pode ler o primeiro artigo da série aqui: “10 Dicas para fotografar seu bebê”, que é uma série de dicas muito legais de uma mãe (não fotógrafa) explicando de maneira simples e direta como conseguiu ótimas fotos do seu bebê desde o nascimento.

E lembrando que o terceiro será de dicas profissionais mais avançadas e o quarto será um com dicas de segurança para essas fotografias.

Não perca!

Texto original: Lacey Meyers

image1 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

Fotografia newborn é certamente uma das minhas paixões, e eu amo conversar sobre este gênero de fotografia, e eu pego qualquer chance para isso. Principalmente porque a cada conversa, novas dicas e novos conhecimentos podem ser adquiridos… para o fotógrafo que está apenas começando nesta especialização até o profissional mais experiente. Tenho sido uma Fotógrafa de newborns por 2 anos e meio, eu sei que há muito ainda a aprender a fim de ter uma sessão de sucesso e devo mencionar que uma sessão bem sucedida, para mim, não é apenas uma bela galeria de fotos, é uma sessão em que a criança dorme bem, os pais estão relaxados, e todos nós saímos da sessão se sentindo animados sobre todo o processo.

Eu não só quero isso para cada um dos meus clientes, mas também para cada recém-nascido fotografado. Estudei, pratiquei e aprendi muito nos últimos anos e estou animada para passar para todos vocês, cinco dicas que mudaram positivamente a minha experiência em fotografia newborn.

image2 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

1. Tenha confiança no que você está fazendo!

Eu sei que você está pensando “mas isso não vem só com a experiência??” Até certo ponto, sim… mas pode se conseguir muito assistindo a vídeos, estudando poses, tendo aulas ou tutorias, e fazendo muitas perguntas sobre o tema no seu fórum de fotografia favorito. Eu ganhei tanta confiança antes da minha primeira sessão assistindo a um vídeo de um conhecido fotógrafo trabalhando com um recém-nascido. Bastou ver como ela lidou com o bebê que me abriu os olhos para o que era possível com um newborn dormindo. Observei também um número de técnicas suaves que provaram ser tão úteis… tanto que eu gostaria de utilizá-las com meus próprios bebês! É verdade, não há nada como fazer de verdade, ter a experiência, mas estudar e observar outros fotógrafos experientes trabalhando pode ser inestimável.

image3 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

2. Comunique os detalhes da sessão aos seus clientes

Não consigo dar ênfase o suficiente de como isso é importante, mesmo que pareça tão óbvio. Seu objetivo para a sessão é a mesma que a deles, mas eles muitas vezes não sabem o que é preciso para atingir esse objetivo.

Desde o momento de sua primeira consulta, informe-os sobre a sua abordagem para suas sessões. Provavelmente esta informação já está prontamente disponível em seu site ou blog. Mas acredito que enviar detalhes sobre a faixa etária do bebê que você prefere, onde será o lugar da sessão, a duração, a temperatura do ambiente, e o que você espera dos pais durante a sessão, é o início da sua caminhada em direção a cumprir a meta compartilhada com o pé direito. E então, novamente um ou dois dias antes da sessão, envie lembretes com que os pais podem fazer para se preparar para a sessão, assim garantir que será a melhor experiência possível. Além disso, explicar por que você sugeriu essas coisas… por isso uma chupeta poderá ser útil na sessão? Por que o bebê deve ser alimentado bastante um pouco antes da sessão e mantido acordado por um pouco, e depois fotografado em uma sala de 29 graus? Um cliente bem informado é um cliente confiante, e cliente relaxado já vai estar em direção a uma sessão bem sucedida.




image4 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

3. O Beanbag* e cobertores que você faz questão de usar

Eu comecei a trabalhar com um beanbag que eu apertava na parte inferior com uma faixa de borracha para torná-lo mais completo e sólido. Mas desde que eu comprei um em forma de disco e uns beanbags extras, que fazer as poses ficou muito mais fácil. A área de trabalho mais ampla e plana serve perfeitamente para posar, assim ver os melhores ângulos do bebê e trabalhar mais facilmente com as suas pernas, braços e rosto, em vez de lutar com eles afundando nos pufes muito pequenos e moles.

Em relação aos cobertores, eu aprendi o quanto eu poderia me beneficiar com várias camadas de cobertores em cima do pufe, eu coloco eles na ordem em que quero usá-los e aperto toda a pilha no pufe que escolhi pra trabalhar. O benefício durante a sessão é que eu posso fazer a transição de um cobertor para outro de forma extremamente rápida e fluida, e no pós-processamento porque as camadas ajudam a tornar os cobertores mais suaves. Além disso, quando coloco fraldas de pano debaixo do cobertor para criar adequadamente as poses do bebê, ele realmente ajuda a enchê-los por debaixo do todo cobertor dando um formato muito bom, e não de forma irregular. E entre esses cobertores? Coloque uma almofada! E, por último sobre os cobertores grossos, cobertores texturizados que são muito mais fáceis de trabalhar no pós-processamento, porque eles não são tão propensos a rugas.

* Pufe em forma de lágrima

image5 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

4. Luz… ângulo… tudo é importante!

Lembro-me de quando comecei a fotografar recém-nascidos um dos primeiros erros que cometi foi como de como eu usei a minha luz. Eu estava preparada sobre cobertores, temperatura do ambiente, poses, mas… eu coloquei o pufe e o bebê virados diretamente para a janela! O que resultou foram luzes chapadas, as imagens pareciam ter uma dimensão só. Eu ainda não tinha compreendido que a direção da luz, ao bater no assunto é muito importante! Posicionando em outros ângulos o pufe e bebê para a fonte de luz, eu crio sombras suaves que adicionam profundidade e que é fundamental para um retrato atraente. Além disso, na maioria das vezes eu mantenho a cabeça do bebê em direção à luz, eu prefiro para conseguir um sombreamento. Dependendo do tamanho da janela, da intensidade da luz e a distância da janela para o chão, eu geralmente mantenho o meu pufe a cerca de 3 metros da janela e meu set-up em um ângulo de 60 graus para a janela.

image6 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

5. Calor… Shhhhhh… Segurar… Minha nossa!

Mais detalhezinhos que fazem uma grande diferença em minhas sessões! Nós todos sabemos que o aquecimento do espaço que você está trabalhando é fundamental… eu tenho o meu aquecedor no máximo e se eu não estou suando, o bebê não está suficientemente quente. Mas eu também descobri que o aquecimento do local no pufe, onde serão colocados é extremamente útil também, particularmente no primeiro cobertor que estou trabalhando. A almofada de aquecimento funciona muito bem para isso! Para acalmar o bebê enquanto ele está posando, eu descobri que fazer o som “SHHHHHH” muito alto ajuda um bom tempo! Eu seguro minhas mãos quentes com firmeza em seu corpo, muitas vezes, uma na cabeça e outro no seu bumbum, e digo “SHHHHH” em sua orelha. Às vezes eu tenho que levantar o meu “Shhhh” para um volume mais alto, mas ajuda muito a acalmar quando eles começam a se mexer. E por falar em “segurar”… quando eu coloco o bebê em uma pose, eu não o deixo simplesmente e depois faço a foto, eu mantenho minhas mãos sobre eles até ele relaxar para a posição que eu o estou colocando. Durante este tempo eu posso estar sussurrando em seu ouvido, e ainda ajustar a pose ligeiramente ou até alisando o cobertor com a mão livre. Mas se é um dedo que está querendo se enrolar ou um pé que quer sair do lugar, continuo segurando o bebê no lugar e isso vai confortá-lo muito e consigo fazer a pose na perfeita.

image7 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

Espero que algumas (ou todas!) destas dicas o ajude em direção ao seu objetivo de sessões de newborns de sucesso, tanto quanto elas me ajudaram!

 

*Todos os artigos do Foto Dicas Brasil, são originais e exclusivos! Mas de vez em quando eu me deparo com ótimos textos sobre fotografia pela internet, textos que eu gostaria de ter escrito, por isso abri essa sessão para a tradução de textos, e às vezes no máximo uma adaptação à nossa realidade, mas estará sempre em destaque quando eu fizer isso, e você sempre terá a opção de ler o artigo no original, com o devido crédito para o autor.

Espero que gostem!

AssinaturaPosts  5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

Você pode ler o artigo original aqui.

Gostou? Então ajude a divulgar compartilhando.

5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn – Série – 2/4 4.67/5 (93.33%) 30 votes
pixel 5 dicas que mudaram minha fotografia Newborn   Série   2/4

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

19 Comments
  • Amiga, fotógrafos profissionais leem os artigos publicados aqui sim, ninguém sabe tudo e esses artigos sempre esta trazendo algumas dicas boas._ Abraços, Dema, Salvador – Bahia

  • sandra divina mendes

    O artigo “5 dicas que mudaram minha fotografia newborn”, foi muito útil, sou fotógrafa hobista e as dicas me ajudaram a criar coragem para colocar em prática um antigo sonho!!!!!

  • Devo te agradecer Simxer…
    Quando pensei em fotografar newborn fui com muita empolgação, porém, sem prática, técnica, nada… Enfim… Foi uma frustração.
    Daí não fiz mais nada, nem busquei me aprimorar.. Porém, a vontade de fotografar continua em mim… Bom, estou voltando às tentativas, buscando alguns trabalhos, experiências etc., para melhor me preparar… E acompanhar seus artigos está sendo muito importante pra mim, tanto pelas dicas para realizar as sessões, quanto pelo incentivo.
    Obrigada!

    • Oi Isabel, fico feliz que as dicas tenham ajudado! E não desista NUNCA, fotografar é tudo de bom!!!

      Obrigada pela visita!

      Grande abraço,
      Simxer

  • Adorei o artigo. Obrigada por está compartilhando seu conhecimento.

    Acabei de fazer meu primeiro ensaio NEWBORN, porém mais por experiência.

    Gostaria de saber sobre em puff em forma de lágrima. Como encontrar?

    Qual o nome? Melhor dimensão. Me conta!

    Sempre vejo todos falando do em courino e que tem que ser cheio de isopor perola.

    Me ajuda aí. Obrigada.

    • Oi Juliete, eu tinha um grandão que servia pra muuuita coisa! O meu eu trouxe de São Paulo, mas se você escrever "acessórios para newborn" no google, encontrará vários lugares vendendo pela internet, coisas até mais legais que o puff.

      Abração e parabéns pela iniciativa!

      Simxer

  • como usar o ISo, qual o melhor modo de usar o programa, para iniciantes, o P, ou o modo M?

  • Olá! Gostei muito do seu site.
    Vc poderia me indicar uma câmera para iniciante?
    Estou em dúvida entre D 5300 e canond60,.
    Seria para fotografar newborn.
    E também uma lente. A 50mm da pra fazer umas fotos boas?
    Aguardo sua resposta anciosa.

  • Gostria de pedir sua ajuda para saber qual aquecedor e melhor para fotos newborn

    Os de resistencia ou os termoventiladores?

    • fotodicasbrasil

      Oi Gabriela, eu não saberia te dizer com certeza, achei essas definições que podem te ajudar e vou deixar seu comentário porque talvez alguém possa acrescentar alguma coisa, ok?

      Tipos de aquecedor
      >> Elétrico (com resistência)
      Os modelos com resistência incandescente são os mais baratos do mercado, e variam de preço de acordo com o tamanho e a potência. Sua resistência fica aparente e o calor entra em contato direto com o ar, por isso o aquecimento do ambiente é rápido. Por outro lado, tendem a concentrar o calor nas proximidades, sendo menos eficientes para espaços mais amplos.

      Termo-ventiladores têm hélice que ajuda na renovação do ar, ou seja, aquecem o ambiente mais rápido

      Termoventiladores têm hélice que ajuda na renovação do ar

      Os do tipo termoventiladores têm uma hélice para acelerar a renovação do ar ao redor do aparelho, ampliando o alcance e esquentando mais rápido. Algumas opções também têm mais de uma potência no mesmo equipamento, adaptando-se a situações mais ou menos frias. Também possuem ruído semelhante ao de um ventilador, alerta Helena.

      Indicados a espaços médios e pequenos, os aquecedores elétricos consomem mais energia do que outros modelos. São leves e fáceis de transportar, e algumas opções podem ser presas à parede.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Simxer

  • oi muito legal suas dicas.
    tentei fazer uma sessão de Newborn e não consegui fazer o bebe se acalmar.
    tentei fazer novamente com outro bebe e novamente o bebe ficou agitado.
    coloquei aquecedor, fiz shhhh, mais o bebe não se acalmo.
    você tem alguma dica de como fazer o bebe dormir profundamente?

  • Ola sou artesã Nina da NEWBORN FOTOGRAFIA DESING especializado em criação e desenvolvimento de acessórios para bebês sendo artesanalmente em crochê. Gostaria de convidar a conhecer meu trabalho que faço com tanto amor e paixão pelo artesanato.

    Fique a vontade
    Nina
    NEWBORN FOTOGRAFIA DESING
    LOJA: http://www.arteja.com.br/sereia-puro-charme-bebe/
    SITE: http://newbornfotografiasdesing.blogspot.com.br/
    YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UC1FMPPxJe2PwCUN9
    FACEBOOK: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009811
    G+ https://plus.google.com/110804707777178803786/pos

  • Olá, fico feliz em poder contar com dicas valiosas de fotografia vindas de vcs, estou começando e preciso muito da ajuda de pessoas experientes nesta área, amo fotografia e pretendo trabalhar com newborn e gestantes.
    Uma dúvida que tenho é a seguinte: Dizem que os bebês só podem ser fotografados até o décimo quinto dia de vida, mas esse tempo pode ser maior, como por exemplo, 1 mês e meio? Espero ansiosa pela resposta, até breve!

    • Oi Ana, perguntas técnicas devem ser feitas através dos artigos do site, ok?

      Quanto a sua pergunta:

      Segundo a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos, o período entre o quinto e o décimo quarto dia de vida é o melhor momento para um ensaio de recém-nascidos. Nesta fase, o bebê vivencia um sono mais profundo e tende a ter menos cólicas e desconfortos abdominais. Ainda assim, cada criança tem a sua rotina e o seu temperamento, então, é preciso ter uma boa conversa com os pais para saber qual é o melhor momento para as fotos.

      Ou seja, não é uma regra, mas é o ideal.

      Abraços,

      Simxer

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.

DOWNLOAD GRÁTIS

Se inscreva na melhor lista de Fotografia, e baixe agora mesmo o Guia com "Dicas de Fotometria" e as "Melhores Dicas Fotográficas", para Imprimir e Levar Sempre com Você!