Foto Dicas Brasil 3 Razões para Fotografar no Modo Manual - Foto Dicas Brasil
7.366 views | by Simxer
3 Razões para Fotografar no Modo Manual

Domine a Pós-Produção Fotográfica. Conheça!

Se você se interessa por fotografia, tenho certeza que já ouviu falar no modo manual! Quando eu era hobbysta, não existia tanto material disponível sobre isso e eu só viria descobrir do que se tratava quando eu resolvi me profissionalizar, e naquela época, as informações eram passadas de forma absurdamente complicada. Passados mais de 15 anos de experiência em fotografia profissional e dando aula para fotógrafos iniciantes e amadores, eu posso afirmar com muita segurança o quão grande é a dimensão da importância para qualquer um que realmente queira tirar boas fotos, aprender o famoso modo manual.

Neste artigo eu conto com a ajuda da fotógrafo americana Rob Lim, que eu traduzi e trouxe especialmente pra você, e se você me acompanha, já sabe, farei os complementos pra deixar o artigo mais completo e didático pro seu aprendizado ser simples e objetivo!

Vamos lá?

Por que você precisa assumir o controle sobre a abertura, velocidade e ISO

 

Câmera Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

Mas o que é o modo manual, e por que é tão importante para a sua fotografia? Vamos descobrir isso!

O modo manual é uma das principais funções da câmera, que permite controlar manualmente a velocidade do obturador, abertura do diafragma e o ISO. Estas três configurações funcionam em conjunto para controlar o quão clara ou escura a sua foto sairá (o que chamamos de exposição), bem como alterar a aparência geral da imagem. Super importante!

Agora, se você está apenas começando na fotografia pode até não saber o que a velocidade do obturador, abertura e o ISO fazem, mas ter o controle sobre eles pode trazer um resultado profissional. Mas não deixe de fotografar se ainda não o domina! Aqui está um grande segredo que eu nem sei se eu deveria estar dizendo aqui … Você não precisa saber como fotografar no modo manual, para tirar ótimas fotos. Sim é verdade. Os modos automáticos (Auto, Programa), e modos semi automáticos (Prioridade de Abertura e Prioridade do Obturador) da sua câmera são ótimos lugares para começar. A grande diferença é que esses modos não trazem consistência nos seus resultados, o que te impede ter tirar o melhor do seu equipamento e também de se considerar um fotógrafo, mas, como eu disse, é um começo!

“O Modo Manual vai te dar muito mais controle sobre a aparência das suas fotos.”

 

Então, por que aprender a fotografar no modo manual, se sua câmera pode ajustar automaticamente as configurações para você? Porque o modo manual vai lhe dar muito mais controle sobre a aparência das suas fotos . E isso, meu amigo, é um grande negócio.

Vamos dar uma olhada nos principais benefícios do disparo no modo manual, e apenas como isso pode ajudá-lo a melhorar a aparência das suas fotos!

1. Assuma o controle criativo

 

A maior vantagem de fotografar no modo manual é que ele permite você assumir o controle criativo sobre a abertura e a velocidade, e no brilho em geral.

Cachorro Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

ISO 100, 50mm, f / 1.6, 1 / 500s

ABERTURA

Ao controlar manualmente a abertura, você terá mais controle sobre a profundidade de campo da imagem. (Isto é, quanto da imagem está em foco). Isso pode ser super útil quando fotografar, por exemplo, com grandes aberturas (número f/ pequeno) porque vai ajudar a criar profundidades menores de campo, que podem ajudar seu motivo se destacar do fundo – e também irá ajudá-lo a criar fundos desfocados, ou um bokeh incrível!

Arte Café 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

Art Café – Via Shutterstock

 

Por outro lado, você pode querer selecionar uma abertura menor (número f/ grande) se você quer mais da sua foto em foco. Isto pode ser útil para muitas situações, como na fotografia de paisagem onde você deseja capturar simultaneamente o primeiro plano e o fundo em foco. Fotografar no modo manual permite você fazer a escolha com base no resultado que você quer!


Ilha Seychelles Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

Ilha Seychelles – Via Shutterstock

 

VELOCIDADE DO OBTURADOR

Quanto à velocidade do obturador, ser capaz de controlá-lo pode ajudá-lo a capturar o movimento de maneira muito mais criativa. Ao selecionar velocidades mais lentas do obturador, você pode capturar fotos quando o motivo mostra algum borrão de movimento. Pense sobre essas puras fotos noturnas da cidade de carros fazendo trilhas de luz…

Light Trails Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

Light Trails – Via Shutterstock

 

Ou cachoeiras com água corrente suave, conhecido também como “véu de noiva”. Velocidades do obturador lentas são o que permitem capturar isso!

Cachoeira na Islândia Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

Cachoeira na Islândia – Via Shutterstock

 

Ou talvez você queira congelar completamente algum tipo de ação, como uma criança que salta no ar. Usando uma velocidade rápida do obturador vai ajudá-lo a congelar aquele instante no tempo. Ser capaz de escolher a sua velocidade permite você decidir como deseja que movimento seja retratado em sua foto.

Crianças Pulando Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

Crianças pulando – Via Shutterstock

EXPOSIÇÃO

Há também momentos em que você vai querer assumir o controle criativo do brilho geral de uma imagem (ajustando manualmente a velocidade do obturador, abertura e o ISO).

Um exemplo seria criar silhuetas. Isso exige seu motivo ficar na frente de um fundo brilhante, e então deliberadamente Subexpor seu motivo de modo que ele pareça bastante escuro.

Camelos Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

ISO 125, 200mm, f / 7.1, 1 / 500s

Outro exemplo é a fotografia de estrelas. Nessa situação, você normalmente precisa fotografar com uma grande abertura (número f / pequeno), e ter o obturador aberto por um longo tempo (10-30 segundos), e fotografar em ISOs mais elevados.

Estrelas Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

ISO 4000, 16 mm, f / 2.8, 16.0s

Estes são dois cenários diferentes e cada um exige uma abordagem específica para escolher suas configurações a fim de obter a aparência que você quer. Mas não é apenas em situações específicas, como silhuetas ou fotografia de estrelas que nos beneficiamos do controle sobre a exposição. Em termos mais gerais, o brilho de sua foto é uma preferência pessoal, e uma escolha artística. Ser capaz de escolher a exposição em sua imagem é uma parte grande para conseguir passar a sua mensagem!

2. lidar com situações difíceis de iluminação

 

Ora, aqui está um grande motivo para aprender a fotografar no modo manual: Algumas situações de iluminação são simplesmente difíceis demais para os modos automáticos da sua câmera! Aliás, para qualquer uma! Tentando fotografar esses mesmos cenários com um modo automático, certamente a câmera vai lhe dar uma exposição errada, e será um exercício de frustração.

O maior problema é com situações de contraluz. Se a luz atrás do objeto é muito mais brilhante do que o seu próprio motivo, a câmera vai tentar ajustar as configurações afim de captar a luz mais brilhante. Isto irá resultar em seu assunto sendo completamente subexposto, e fica difícil de vê-lo. Não é bom.

O reverso da situação acima também pode ser difícil para ajuste automático da câmera para expor corretamente. Se o motivo tem luz muito brilhante sobre ele, mas o fundo é bastante escuro, em seguida, a câmera pode optar por expor para o fundo mais escuro. Aqui o assunto será totalmente superexposto, ou seja, ficará estourado.

Se você já fotografou em um modo automático, ou até mesmo com uma câmera de telefone (eles quase sempre fotografam nos modos automáticos), você vai ter uma boa ideia de quão frustrante estas situações podem ser! Às vezes dá vontade de jogar a câmera fora!

Felizmente há uma solução. Sim, você adivinhou. O Modo Manual. Ser capaz de ajustar manualmente suas configurações vai deixar você garantir que o motivo esteja devidamente exposta, em vez de lutar para que sua câmera para coopere.

Outro problema clássico é a fotografia com baixa luminosidade. Parece que os modos automáticos da maioria das câmeras são projetadas para ativar o flash da câmera para até mesmo o menor sinal de escuridão. O problema é que a maioria dos flashes embutidos nas câmeras, parecem terríveis! Se você está fotografando no modo manual, você pode usar um ISO mais elevado (aumentando a sensibilidade do sensor). ISOs mais elevados tendem a produzir mais ruído na imagem, mas pessoalmente nós preferimos mais ruídos (que muitas vezes pode ser corrigido no pós-processamento) do que um flash da câmera onde a correção muitas vezes é impossível!

Crianças Modo Manual 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

ISO 200, 35mm, f / 1.4, 1 / 8000s

3. Obter exposições consistentes

 

Se você está fotografando no modo Automático, você simplesmente está deixando sua câmera decidir quão clara ou escura a sua foto deve ser. O problema se parece muito mais como lançar os dados aleatoriamente em um cassino cada vez que você pressiona o obturador, você nunca sabe se vai ganhar ou não.

Basicamente sua câmera tem um medidor de luz dentro dela que faz as medições da luz que vem através da sua lente – o fotômetro. No modo automático a câmera tira essa informação do fotômetro e determina o que ela pensa ser as configurações ideais de velocidade, abertura e ISO para produzir uma boa exposição quando você tirar a foto. Quando você move minimamente a sua câmera, a exposição também pode mudar. Isso significa que dois disparos efetuados um após o outro na mesma cena pode ter exposições diferentes. E isso pode criar um conjunto muito inconsistente de imagens.

Mas, se você está fotografando no modo manual, as suas configurações de velocidade do obturador, abertura e ISO não vão mudar de disparo em disparo, a menos que você os altere. Assim, você pode estar certo de que terá sempre exposições consistentes.

Obter exposições consistentes pode não parecer um grande negócio no início, mas pense em como isso afeta a sua fotografia. Se você é capaz de obter resultados previsíveis e repetíveis então você não está mais rolando os dados – você está ganhando todas as vezes!

Obter resultados consistentes é especialmente importante quando se fotografa profissionalmente. Será terrível se uma sequência de fotos em um álbum, ou galeria estiverem inconsistentes na luminosidade e no brilho. Algumas fotos podem ser corrigidas com a pós-produção (especialmente se você está fotografando em raw), mas realmente é um desperdício de tempo tentar corrigir erros na edição que você poderia facilmente ter conseguido na própria câmera.

DICAS PARA FOTOGRAFAR NO MODO MANUAL

 

Espero que agora que você viu o quão incrível pode ser fotografar no Modo Manual, você possa ter mais controle sobre a aparência da sua imagem, e não ter que lutar com a câmera para obter a foto do jeito que você quer! Então agora vamos conversar sobre algumas dicas para se transformar em um Ninja do Modo Manual.

LEVA TEMPO

A primeira coisa a saber é que isso pode levar um pouco de tempo antes de você chegar a fotografar confortavelmente no modo manual, especialmente quando você está aprendendo fotografia. Você tem muitas coisas em que pensar, como composição, iluminação, interação com o assunto, etc., e pode ser difícil manter constantemente sua abertura, velocidade do obturador e ISO em mente também.

Quando eu era fotógrafa iniciando e hobbysta, eu realmente fiquei longe do modo manual por um longo tempo. Pareceu-me muito difícil! Usava muito a prioridade de abertura, até que percebi que era importante aprender o modo Manual, que eu queria o controle criativo e resultados consistentes!

Mas a grande coisa a ter em mente é que, com o tempo ela será natural e intuitiva! Com bastante prática você vai começar a ajustar suas configurações de forma muito rápida e fácil. Então, nunca mais abrirá mão do Modo Manual!

COMECE COM UM MODO DE PROGRAMAÇÃO

Se você está apenas começando com a fotografia, você pode querer trabalhar lentamente seu caminho até o modo Manual. Você pode começar por fotografar no modo Programado (geralmente “P”). Isto é como o modo Auto, mas dá-lhe acesso a compensação de exposição. Basicamente compensação de exposição permite-lhe dizer para a câmera fazer uma foto mais clara ou mais escura do que as configurações automáticas (ajustando um seletor para cima ou para baixo). Então, se você está fotografando no modo P e a foto parece muito escura você pode aumentar a compensação de exposição e, em seguida, tirar outra foto e esta será mais brilhante. É uma maneira muito simples para começar a tomar mais controle sobre a aparência da foto.

EVOLUA PARA PRIORIDADE DE ABERTURA

Uma vez que você se sentir confortável com o modo de programado, mova-se para o modo de Prioridade de Abertura. Com a prioridade de abertura, você pode escolher o sua abertura e o ISO, mas a câmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador. É muito fácil pegar o jeito do modo Prioridade de Abertura e pode dar muito mais controle sobre a profundidade de campo em suas fotos. Com a prioridade de abertura você também tem acesso a compensação de exposição, então você também pode controlar o brilho. Agora você está no comando de algumas coisas!
Uma vez que você esteja realmente confortável no modo Prioridade de Abertura estará apenas um passo para o modo Manual!

PRIORIDADE DE ABERTURA VS. MODO MANUAL

Agora eu realmente acho que existem algumas situações quando estamos iniciando em que é melhor usar a Prioridade de Abertura sobre o modo Manual! Às vezes, as condições de luz estão mudando tão rapidamente (ou você está se movendo através de condições de iluminação variadas) que você pode perder uma foto se você está tentando ajustar as configurações manualmente. Este é frequentemente o caso quando se fotografa fotojornalismo, em cenas com muita variedade. Então, não acho que o modo manual é o único caminho a percorrer. A chave é estar confortável em todos os modos, e, em seguida, escolher o melhor para a situação!

CONCLUSÃO

É importante entender que o modo automático de qualquer câmera é muito parecido, usar um modo automático em uma câmera  semiprofissional, provavelmente trará o mesmo resultado que uma câmera de entrada ou até mesmo uma superzoom! As câmeras mais avançadas, processam menos as fotos, por isso é tão importante você decidir o que a câmera fará, a diferença é que simplesmente você terá muito mais recursos à sua disposição, mas quando você utiliza o modo automático, todo o seu investimento muitas vezes se iguala a qualquer outra câmera, ou você nunca viu uma boa foto feita em um celular? É importante estudar para conseguir resultados realmente surpreendentes!

APRENDA A FOTOGRAFAR NO MODO MANUAL

 

Animado sobre aprender a fotografar no modo manual? Eu tenho um Curso que pode te ajudar.  As inscrições do meu Curso Online Fotografia Profissional para Amadores abertas, mas é por pouquíssimo tempo e com poucas vagas disponíveis, a próxima turma talvez somente no final do ano que vem.

Eu desenvolvi o curso que eu sonhei quando estava começando a aprender a usar minha câmera, e quando eu ainda acreditava que bastava uma câmera mais avançada para que minhas fotos magicamente ficassem melhores, ou pior, que eu nunca conseguiria bons resultados com a câmera que eu tinha. Então eu vou te contar um segredo, dominar sua câmera e o modo manual vai te permitir fazer quase todas as técnicas fotográficas, independente do modelo ou marca, já vi alunos com câmeras de entrada darem show em cima de “fotógrafos” profissionais que não estudaram o suficiente. No curso eu ensino tudo que realmente foi relevante pros resultados incríveis que consegui.

Este artigo está todo linkado com vários outros que ensinam as técnicas apresentadas aqui, afinal, eu já tratei de forma bem completa muitos assuntos essenciais para quem está começando na fotografia e você sabe que esse é meu maior compromisso, mas se você quiser aprender de forma fácil, simples, linear e crescente e assim se tornar um fotógrafo consistente, não perca essa oportunidade única e se inscreva no meu Curso.

Te vejo em breve!

Boas fotos e vamos juntos!

AssinaturaPosts New 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

3 Razões para Fotografar no Modo Manual 5.00/5 (100.00%) 14 votes
pixel 3 Razões para Fotografar no Modo Manual

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

10 Comments
Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.