Foto Dicas Brasil 10 segredos para fotos mais nítidas - Foto Dicas Brasil
destacada---10-segredos-para-fotos-mais-nítidas
48.496 views | by Simxer
10 segredos para fotos mais nítidas

Agora é a Sua Vez! Domine o Photoshop. Clique Aqui.

Para ter fotos de qualidade, precisamos que elas estejam nítidas, bem claras e visíveis, sem ruídos ou tremidas, com o foco ajustado. Iremos passar várias dicas para revelar alguns segredos de ter fotos da maneira que você desejou, basta ler nosso artigo e sair treinando por aí 😉

1º segredo: segurar firme

 

segure firme 10 segredos para fotos mais nítidas 10 segredos para fotos mais nítidas

Se não quiser comprar um tripé nem apoiar a câmera em uma superfície plana, tudo bem, o segredo também é segurar firme, você precisa ter mão boa. Empunhe a câmera com a direita e segure a lente com a esquerda. Temos solução para tudo, você já percebeu 😉

Aqui também você ver melhor do que estou me referindo “Como Segurar uma Câmera e Tirar Fotos Mais Precisas”. O nome do artigo já é autoexplicativo, né?

Este definitivamente é um “segredo” que você deve investir bastante, talvez tenha sido o que mais me ajudou, já que nem sempre o uso do tripé é possível.

2º segredo: o tripé

 

Velho conhecido nosso, o tripé é o equipamento campeão para dar nitidez às fotografias, já que nem sempre é possível segurar com a firmeza necessária a nossa câmera. A foto fica nítida porque a câmera está estável, firme em uma superfície reta e segura. Com a câmera estável, o sensor dela não irá chacoalhar e você fará fotos como sempre desejou. Adquira um tripé caso deseje ser um fotógrafo profissional. Caso seja fotógrafo apenas por hobby, e não está em seus planos comprar um, sempre apoie sua câmera em algo plano, como uma cadeira, uma mesa ou o parapeito de uma janela, por exemplo.

tripé 10 segredos para fotos mais nítidas 10 segredos para fotos mais nítidas

Para comprar um tripé, escolha um que seja alto e de marca de qualidade, resistente e com regulagem fina de cabeça. Use e abuse do tripé para fotografar paisagens e objetos imóveis. Neste artigo aqui “tripés – dicas e usos” você pode conhecer um pouco melhor sobre este objeto muito útil.

Se você se perguntou qual seria o motivo pra não investir em um, te confesso que o tripé é um pouco como o guarda-chuva, ou seja, aquele objeto extremamente útil em algumas ocasiões, mas que carregar pode ser um problema, além da possibilidade de esquecê-lo, por isso escolha um de acordo com suas reais necessidades.

3º segredo: disparo automático

 

smart trigger 10 segredos para fotos mais nítidas 10 segredos para fotos mais nítidas

Câmera firme, seja no tripé, na superfície plana ou em suas mãos treinadas, agora você precisará configurar o disparo para que ele dispare automaticamente. Se você for disparar manualmente, o disparador irá tremer, pois você empurrará a câmera para baixo, o que acontece é que dependendo da velocidade que esteja usando, o movimento não influenciará na qualidade, mas em velocidades mais baixas, como abaixo de 1/30, por exemplo, o menor movimento já influenciará na nitidez das fotos. Por isso, utilize um disparador remoto ou simplesmente programe o timer (ou temporizador) de seu equipamento .temporizador 10 segredos para fotos mais nítidas

Mas lembre-se de procurar um disparador de acordo com seu equipamento (câmera e modelo). Existem disparadores com cabo, sem fio, e ainda tem aplicativos para celulares que também conseguem disparar a câmera remotamente, no estilo do Bluetooth Smart Trigger.

4º segredo: lentes e filtros de qualidade

 

Você já percebeu que são vários segredos para a nitidez das fotos, por isso é importante, se possível, usá-los juntos ao máximo. A qualidade de lentes e filtros também influencia na nitidez das fotos e isso é bem perceptível. Você pode até fazer um teste, utilizando produtos de qualidade inferior e depois substituindo por produtos de boa qualidade: a nitidez muda e muito. E isso não vale somente para filtros e lentes, invista na qualidade de seus equipamentos também, não somente no aprendizado das técnicas.

Como vivemos em um país onde a maioria dos produtos de fotografia são importados, eu costumo dar a dica de sempre procurar o preço no país de origem para fazer a comparação. Às vezes você encontra, por exemplo, um filtro que lá fora custa U$2.00 (dois dólares) sendo vendido a R$200.00, o que pode te levar a acreditar que ele é bom porque é caro, mas na verdade ele só está sendo vendido caro por aqui. Isso vale pra tudo que é importado 😉


5º segredo: descobrindo a abertura mais nítida de sua lente

 

Toda lente de abertura variável, tem uma que é mais nítida que as outras e estou escrevendo um artigo explicando passo a passo como fazer este teste, eu mesma sempre fiz com todas as minhas lentes. Depois que descobrir a abertura mais nítida de sua lente, você fará fotos melhores e principalmente com mais segurança. Aguardem! Se preferir, se inscreva gratuitamente na nossa newsletter pra não perder o artigo.

UPDATE: Aprenda a fazer o teste no artigo “Como descobrir a abertura mais nítida de sua lente“.



6º segredo: limpeza

sensor Artigo 10 segredos para fotos mais nítidas 10 segredos para fotos mais nítidas

Mantenha todo o seu equipamento limpo, bem como seus acessórios. É sério, equipamentos e acessórios livres de poeira e mofo fazem fotos mais nítidas. Para a limpeza do sensor são necessários alguns cuidados devido à sensibilidade, por isso, vale levar à assistência técnica para a limpeza. Existem alguns métodos disponíveis na internet na política do faça-você-mesmo, mas lembre-se que é algo muito arriscado porque algum arranhão no seu sensor, e já era!

Um amigo fotógrafo já limpou o sensor da minha câmera e ele usou um bastão de limpeza chamado “CCD SWAB”, fiz uma busca rápida aqui e achei vendendo no Ebay por U$9,65, e no mercado livre mexicano?! Por U$200.00, isso mesmo!!! Diferença exorbitante, né? Ah, se é tão arriscado, porque eu deixei ele fazer? Porque além de ter muita prática na limpeza, ele era rico, brincadeira, ele era confiável e costumava fazer nos próprias câmeras sem nunca ter tido problemas!

Mas não deixa de ser um procedimento arriscado…

Você percebe que seu sensor está sujo quando alguns pontos escuros começarem a aparecer no mesmo lugar em todas as fotos, como nesta aí debaixo. E é claro que existem outras soluções como usar a ferramenta “clone stamp” do Photoshop pra corrigir, aliás, o Lightroom tem até uma opção de fazer esta correção automaticamente onde você pode dizer para o programa que seu sensor está sujo, mas isso está mais para recuperar um trabalho onde você não havia percebido a sujeira, do que como solução definitiva. O ideal é limpar, ah, e já ia me esquecendo de dizer: É um procedimento arriscado!

Exemplo de sensor sujo Artigo 10 segredos para fotos mais nítidas 10 segredos para fotos mais nítidas

7º segredo: velocidade do obturador

 

Para fazer fotos nítidas com assuntos em movimento, ajuste a velocidade do obturador para valores altos. Isso porque, como já comentamos bastante por aqui, o assunto é congelado e você evita tremidas e borrões, tornando suas fotos nítidas e com foco. Você pode também fazer disparos contínuos, assim com certeza algumas fotos ficarão mais nítidas do que as outras, basta selecioná-las mais tarde.

Com pouca iluminação ou em ambientes completamente escuros, mesmo com a velocidade alta do obturador, para aumentar a nitidez você precisará de um tripé ou apoio firme.

Eu sei que pode até soar estranho dizer para usar velocidades mais altas em ambientes escuros, mas o quero dizer é pra você dar atenção a esta velocidade, às vezes estamos usando um ótimo flash, mas insistimos em usar velocidade muito baixa para garantir a quantidade de luz, quando na verdade, quem deverá garantir isso é o flash. Ou seja, faça testes e veja até aonde seu flash segura a situação pra você, como? Simples, em uma situação de pouca luz, use diferentes velocidades pra descobrir qual a mais alta que pode usar!

8º segredo: estabilizador de imagens

 

estabilizador 10 segredos para fotos mais nítidas

O estabilizador de imagens é um recurso presente em algumas câmeras, você deve procurar no manual da sua câmera para saber a disponibilidade ou não deste recurso e como programá-lo. Ele diminui as tremidas quando você segura a câmera. É útil para quem não utilizará tripé ou apoio para o equipamento. Portanto, mesmo segurando a câmera, com o auxílio de um estabilizador de imagens e com o disparo automático, suas fotos ficarão bem melhores. Ideal para fotografar festas, onde o uso do tripé não é aconselhável.

Mas é preciso ficar atento, o estabilizador de imagens precisa ser ótico, alguns fabricantes usam este termo, mas na verdade o que fazem é aumentar o ISO pra você poder fotografar com mais velocidade, aliás, se tiver dúvidas em relação à velocidade, abertura ou ISO, meu ebook “Fotometria simples – Você no controle da luz já está disponível na nossa loja e tenho certeza que você verá todos os artigos aqui do site com outros olhos!

Voltando ao estabilizador, este é outro artigo que acho que merece uma atenção especial, por isso publicarei um só com este assunto.

9º segredo: ISO

 

A sensibilidade ISO aparecendo de novo! Ajuste sua câmera para valores de ISO baixos, como 100, e veja a nitidez de suas fotos aumentar. Quanto maior o ISO, maiores serão as chances de ruídos na imagem. Você não é obrigado a manter o valor de ISO sempre em 100, vá aumentando o número e compare as fotos, assim saberá o limite máximo sem que haja perda de nitidez.

Mas lembre-se que o ISO sempre diminuirá a nitidez de suas fotos, mesmo em boas condições de luz, digo isso porque apesar de parecer um pouco esquisito falar de ISO alto em boas condições de luz, pode acontecer de você estar em um ambiente com o ISO alto e esquecer de diminuí-lo quando entrar em condições melhores, como fotografando em museus (nos que são permitidos, é claro) e quando saindo acabe compensando a fotometria com a velocidade e a abertura, por isso,  cuidado, diminua o ISO primeiro! E é evidente que estou usando o exemplo por experiência própria! 🙂

10º segredo: iluminação

 

Temos como último segredo a iluminação. Adquira um flash externo ou então alguma outra luz auxiliar. Quanto maior a iluminação no ambiente, mais nitidez suas fotos terão.

Eu aprendi nesses anos de fotografia que às vezes uma coisa que parece óbvia como este 10º segredo, muitas vezes pode ser a diferença de uma boa foto. Ficamos tão envolvidos com tantos detalhes na hora de fotografar que nos esquecemos do principal: Sempre procurar melhores condições de luminosidade!

Você reparou que os segredos são, em sua maioria, nossos velhos conhecidos não é? Basta um olhar diferente ou usá-los todos juntos para ter fotos mais nítidas.

E você? Conhece algum segredo que possa complementar estas informações? Compartilhe com agente aqui nos comentários!

       Até a próxima!

AssinaturaPosts  10 segredos para fotos mais nítidas

10 segredos para fotos mais nítidas 4.96/5 (99.12%) 113 votes
pixel 10 segredos para fotos mais nítidas

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Simxer é autora e fundadora do Foto Dicas Brasil e Fotógrafa profissional há mais de 15 anos. É empreendedora e apaixonada pelo que faz. Autora dos Best Sellers "Fotometria Simples - Você no Controle da Luz" e "Nikon ou Canon, câmera profissional ou semiprofissional? Aprenda a decidir você mesmo", se orgulha de ministrar o melhor e mais completo curso online de fotografia para Iniciantes, o "Curso Online Fotografia Profissional para Amadores", que conta com fotógrafos iniciantes de vários países além do Brasil como Portugal, Estados Unidos, Japão e África. E está sempre em busca de despertar a sua paixão pela fotografia em outras pessoas e aprender com outros apaixonados!

36 Comments
  • shigeaki yoshizaki

    Boa Tarde!
    Sou amador iniciante, gostei muito das dicas.
    Queria saber, eu tenho uma nikon D5100 e duas lentes com VR, que acompanham o kit, uma 18-55 e outro 55-300 estes VR teria que ser desligado quando usar o tripé?
    Obrigado.

  • shigeaki yoshizaki

    Valeu !
    Muito obrigado!
    Abraços

  • Olá! Excelente dicas! Também sou iniciante em fotografia e estou na fase de devorar conhecimentos e dicas.
    Gostaria que vc fizesse um artigo sobre fotografar em ambiente com muita luz fluorescente, que é onde vou precisar fotografar a maior parte do tempo.
    Abraço!

    • Obrigada Quitéria!!
      Fiquei curiosa, já que ter muita luz, geralmente é bom, mesmo que ela seja fluorescente, sua dúvida é em relação ao balanço de branco?

      Obrigada pela leitura!
      Simxer

  • Oi Simexr! Amo suas publicações! Como iniciante, sou muito beneficiado com elas. Parabéns meeessmo! Que o Senhor te abençoe grandemente.

  • Realmente são “Tips” já conhecidos nosso, mas que se não praticar caem no esquecimento…muito bom mesmo, está de PARABÉNS!!!

  • To amando o site. Obrigada pelas dicas.

  • Sidney S. Sabença

    Prezada Simxer,
    Este é meu primeiro contato com seu site, que descobri por acaso e de cara já gostei demais. Sou um pré-iniciante (se existe este termo) em fotografia e, como tal, tenho muitas dúvidas e muito conhecimento para adquirir. Gostei de tudo que li, principalmente pela forma clara, objetiva e de fácil compreensão que você coloca nos textos. Outro fato muito positivo é a maneira sempre cordial e atenciosa que você dispensa aos seus leitores. Com certeza vou aprender muito. Um grande abraço e que Deus te ilumine sempre.

    • Obrigada Sidney, tenho total convicção de que minha atenção com os leitores daqui é inversamente proporcional a energia gerada por essa paixão que nos une a todos: A Fotografia! É incrível a quantidade de gente boa, tanto de clique como de personalidade, aumenta diariamente! Obrigada por participar do nosso site!

      Abração,
      Simxer

  • Olá Simxer como vai tudo bem? Então por conta deste artigo, também como já falei antes, tenho tido uma busca constante em realizar boas fotos. Sabemos que isso não é nada fácil, diante de dezenas e dezenas de ruídos que nos circundam. Mas então, já realizei vários casamentos e até agora tem dado tudo certo. Claro, tenho um truque: não tenho pena de clicar. assim, quando alguma foto não fica como eu gostaria que ficasse, tenho outras opções de manter o registro daquele momento.
    Depois que li seu livro, uma força gigantesca aflorou em mim sobre o dom de fotografar. Tenho uma pergunta a te fazer: Já usastes um LED ao invés do flash para realizar um casamento? Como tenho duas máquinas, vou preparar uma com o LED e a outra com o FLASH. Gostaria de saber sua opinião. Julgo muito importante. Muito grato e mais uma vez parabéns por todos os artigos. Tenho lidos todos e estou achando sensacional. Grande abraço Celso Abreu – Fotografo – Belém.

    • Obrigada Celso, fico feliz que o site também é lido por fotógrafos profissionais e ainda consegue ajudar de alguma forma 🙂

      Quanto à sua pergunta, sim eu já usei na expectativa de conseguir mais luz e o MEU resultado foi pífio, a qualidade da luz não é legal justamente por ser contínua, não se compara aos flash que possuem tecnologia TTL. Eu particularmente não gostei, pode ser que você tenha uma experiência melhor que a minha. Dentro da minha experiência, e sei o quanto é difícil fotometrar casamentos, acredito que as lentes mais claras são os equipamentos que trazem mais qualidade final na tentativa de obter mais luz nas nossas fotos, principalmente de eventos.

      Espero ter ajudado.

      Abração,
      Simxer

  • Olá Simxer.
    Nossa achei incrível este post. Em outros sites este artigo teria sido dividido pelo menos em 4…..
    Você disponibilizou muita informação de qualidade em um único artigo evitando que os leitores percam alguma informação navegando…

    Parabéns, aprendi muito hoje…

    Gostei da questão do ISO… Acho que infelizmente acontece de esquecer de diminuir o ISO quando sai de algum local com falta de luz, (experiência própria,kkkk) pois muitos fazem isso, e é claro que sem querer, pois ninguém gosta de ver as fotos com ruídos exagerados….

    • Muito bem observado Mesaque! Eu tenho duas alternativas, ou trabalho pro Google e sua indexação, ou trabalho pras pessoas que seguem o site… Preferi pela segunda opção, pode ser bem mais demorado o resultado, mas é muito mais consistente. O tráfego e o resultado financeiro acaba sendo consequência, o maior prazer está em alcançar pessoas que como eu, gostam de aprender fotografia!

      E o lance do ISO é mais que fato!!! Também já aconteceu muito comigo! Hahahaha…. Faz parte do aprendizado!

      Quando quiser, escreva outro artigo, seu artigo sobre monitores fez muito sucesso!

      Abraços,
      Simxer

  • Olá simxer! estou lendo suas respostas e como iniciante fiquei espantado sobre a primeira pergunta de Shigeaki. Tenho uma camera Canon T3I e tenho 3 lentes . Duas com estabilizador de imagem e pelo que entendi lentes em um tripé devem ter o estabilizador desligado para não ter o efeito ao contrário. É isso?

  • Gostei muito.
    Fiquei impressionada,com suas explicações.muito fácil de entender.
    Simxer,amei tudo que li,me ajudou muito.
    estou realizando meu sonho.Amo fotografias desde muito nova.
    Mas somente agora com cinquenta anos,decidi realizar,meu sonho.
    E sei que só estou ainda engatinhando.
    Tem muito ainda mas o principal ja tenho amor por fotografia ,e uma boa câmera.
    Você tem me ajudado muito.descobri por acaso você.
    e isso faz toda diferença.que nosso DEUS te abençoe grandemente.
    Sou muito iniciante e hoje aprendi muito ,valeu muito mesmo.boa noite.Semana de vitorias a você.

    • Obrigada Marcia, fico muito feliz em participar da sua jornada fotográfica!!! Estude e tenho certeza que a fotografia vai sempre te trazer boas coisas!

      Grande abraço!

      Simxer

  • Belo artigo, simple e objetivo, parabéns!

  • gostei muito
    muito bom fiquei super interessado em tudo
    excelentes dicas parabéns

  • Gostei,valeu sou iniciante na fotografia e essas suas dicas foram valiosíssimas.Muito obrigado.

  • Olá Simxer, parabéns pelo site. Ótimo!

    Tenho uma Nikon D300 e duas lentes (18-105 e 70-300). Estou querendo investir numa lente 14-24mm com foco 2.8. Como terei um alto investimento, gostaria de saber se verei diferenças nas fotos e em quais ambientes haverá melhoria na qualidade da foto. Vale a pena uma lente dessa para fotografar aniversários pequenos casamentos?

    • Oi Luiz, provavelmente verá diferença na qualidade ótica e a 14-24mm será bem mais clara que a 18-105mm (você não disse a abertura da 70-300mm, existem algumas). Quanto ao ângulo em si, não acredito em uma ganho muito grande (14mm para 18mm). Não sei qual está sendo sua dificuldade porque você já possui duas lente que cobrem um aspecto bem grande, o ideal seria investir em algo específico para alguma técnica fotográfica, no caso de casamentos, a 24-70mm por ser mais versátil e não ter que ficar trocando de lente. Se a dificuldade é qualidade da foto, o problema pode estar na câmera (de entrada) ou na fotometria. Me passe mais informação, ok?

      Grande abraço,
      Simxer

  • Boa noite, parabéns pelo post muito interessante.
    Tenho uma D7100 e lente 18-105 percebo que minhas fotos não tem uma nitidez perfeita, claro que a lente tb não é das melhores mas gostaria de saber como poderia chegar na nitidez perfeita de uma pela por exemplo, sempre acho que minha imagem isso com um zoom de 100% não esta perfeita, tenho a impressão de uma leve camada sobre a pele…
    Obrigado

    • Oi Willian, a nitidez é um conjunto de coisas, e isso pode incluir a pós-produção. A D7100 é excelente e 18-105mm tem uma qualidade ótica aceitável (3 de 5), por isso é necessário verificar se há algum problema com as configurações que está fotografando ou a sua expectativa está acima do que o equipamento é capaz de fazer, o que posso dizer que em boas condições de luz você não deveria ter problema de nitidez. São muitas variáveis para analisar, ok?

      Espero ter ajudado.

      Abraços,
      Simxer

  • Olá,
    Sou amadora e tenho uma Nikon D3100 18-55mm.
    Gostaria de saber como faço para tirar uma foto nítica de uma paisagem com uma pessoa na frente com ambos os elementos nítidos. Pois na maioria das vezes a paisagem fica nítida e a pessoa embaça ou a pessoa fica embaçada e a paisagem nítida!
    Obrigada

Leave a Reply

— required *

— required *

Powered by Foto Dicas Brasil.